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A CONSTRUÇÃO DO FEMININO NAS CAPAS DA REVISTA TRIP PARA MULHER (TPM)

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dc.contributor.author LIMA, Samanta Petersen da Rocha
dc.date.accessioned 2020-06-29T12:09:50Z
dc.date.available 2020-06-29T12:09:50Z
dc.date.issued 2020-06-29
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2245
dc.description Orientador: Prof. Dr. Gustavo Fortes Said. Examinadora Externa: Profª. Dra. Clarissa Sousa de Carvalho (UESPI). Examinadora Interna: Profª . Dra. Nilsângela Cardoso Lima pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Desde suas primeiras publicações no início do século XX, as revistas femininas brasileiras ajudam a legitimar e a disseminar representações sociais, estereótipos, padrões culturais e de comportamento sobre o feminino e reforçam crenças de como deve ser a relação entre a mulher e seu corpo, com o relacionamento amoroso, com os filhos e até mesmo com o trabalho. As revistas femininas também têm acompanhado as mudanças socioculturais e políticas que influenciaram e modificaram o estilo de vida das mulheres e o que se entende como feminino. Neste sentido, o objetivo principal dessa dissertação é analisar como as capas da Trip Para Mulher (TPM) reproduzem perfis identitários sobre o feminino, uma vez que, desde que foi lançado em 2001, o periódico tem a proposta de ir na contramão das demais publicações do gênero e apresentar as diversas representações identitárias femininas, sobretudo fora dos padrões já padronizados e normatizados. Como estratégia metodológica, foi feito o uso da Análise de Conteúdo Categorial (BARDIN, 2016) de 58 capas da revista, referentes aos meses de maio e setembro dos anos de 2001 a 2016, e de todas as edições lançadas nos anos de 2017 e 2018, tendo como base o fato de a publicação ter passado por uma mudança editorial em 2017, que modificou tanto a sua periodicidade quanto o seu conteúdo editorial. Para perceber como a construção social do feminino vai se alterando ao longo dos tempos, esta dissertação se vale dos estudos sobre os conceitos relativos a identidade de gênero e também das ações e lutas dos movimentos feministas, tendo em vista as mudanças e conquistas que estes possibilitaram para a vida das mulheres e em relação às concepções das identidades femininas e da ampliação de seu estilo de vida. Realizamos também um breve panorama histórico das principais publicações destinadas para mulheres no Brasil para compreender como estas revistas difundiram e reafirmaram os conceitos relativos ao feminino em suas páginas para, então, entender como a TPM se diferencia ou não destes periódicos no que concerne às representações das identidades femininas. Para isso, foram analisadas as chamadas de capa da referida revista, assim como as imagens (fotografias ou ilustrações), que nos possibilitaram a identificação de categorias relacionadas diretamente aos papéis sociais e estilos de vida das mulheres. Com isso, pudemos constatar que a TPM cumpre apenas em parte sua proposta editorial de representar em suas páginas uma maior diversidade identitária feminina, em comparação às outras revistas femininas disponíveis no mercado brasileiro. Visto que mesmo abrindo novas possibilidades de debate para temáticas como sexo e sexualidade, maternidade e relacionamento amoroso, por exemplo, a revista continua a apresentar em suas capas imagens de mulheres que pouco fogem dos padrões normatizados de beleza estética e corporal e ainda traz modelos prêt-à-porter que reforçam estas características físicas, condutas e estilos de vida. Temáticas relacionadas a uma orientação sexual fora do binarismo homem x mulher, as questões específicas das mulheres de raça, etnia e classe social diversas das brancas e de classe média e alta também continuam a não serem destaque na TPM. ABSTRACT:Since their first publications in the early twentieth century, Brazilian women's magazines have helped legitimize and disseminate social representations, stereotypes, cultural and behavioral patterns about the feminine, and reinforce beliefs about how the relationship between a woman and her body, love relationship, children and even with work should be. Women's magazines have also been following the sociocultural and political changes that have influenced and changed women's lifestyles and what is meant to be feminine. In this sense, the main objective of this dissertation is to analyze how the covers of Trip Para Mulher (TPM) reproduce identity profiles about the female, considering that, since it was launched in 2001, the journal has the proposal to go against the other publications of the genre and present the various representations of female identities, above all, outside the established standards. As a methodological strategy, it was used the Categorical Content Analysis (BARDIN, 2016) of 58 magazine covers, referring to the months of May and September from 2001 to 2016, and all editions released in 2017 and 2018, based on the fact that the publication underwent an editorial change in 2017, which changed both its periodicity and its editorial content. To understand how the social construction of the feminine has changed over time, this dissertation draws on studies on the concepts related to gender identity and also on the actions and struggles of feminist movements, in view of the changes and achievements they made possible for women's lives and in relation to the conceptions of female identities and the widening of their lifestyle. We also provide a brief historical overview of the main publications for women in Brazil to understand how these magazines disseminated and reaffirmed the concepts related to the feminine in their pages, and then to understand how TPM differs or not from these journals regarding the representations of female identities. To this, we analyzed the magazine's cover pages, as well as the images (photographs or illustrations), which allowed us to identify categories related directly to women's social roles and lifestyles. With this, we found that TPM only partially complies with its editorial proposal to represent in its pages a greater female identity diversity compared to other women’s magazines available in the Brazilian market. Even opening new possibilities for debate on issues such as sex and gender, sexuality, motherhood, and love relationships, for example, the magazine continues to feature in its covers images of women who scarcely escape the established standards of aesthetic and bodily beauty, and also features prêt-à-porter models that reinforce these physical characteristics, behaviors, and life styles. Issues related to sexual orientation outside of male-female binary, the specific issues of women of race, ethnicity and social class other than white and middle and upper classes also remain not highlighted in TPM. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Identidades pt_BR
dc.subject Feminino pt_BR
dc.subject TPM pt_BR
dc.subject Revistas Femininas pt_BR
dc.subject Identities pt_BR
dc.subject Female pt_BR
dc.subject Women's Magazines pt_BR
dc.title A CONSTRUÇÃO DO FEMININO NAS CAPAS DA REVISTA TRIP PARA MULHER (TPM) pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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