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RESUMO:Nas últimas décadas, tornou-se notória a crescente nos estudos, no âmbito literário e cinematográfico, sobre a análise do espaço nas narrativas, assim como a legitimidade da linguagem cinematográfica enquanto narrativa de representação. Nessa vertente, este trabalho objetiva analisar como a constituição do espaço é relevante para a produção de sentido de uma obra. A análise será feita pelo viés da mise en scène, termo que se refere àquilo que é levado para a cena. Sendo o filme Dois córregos (1999) o objeto de estudo para esta pesquisa, o conceito de espaço aqui será apreciado considerando o cenário, como também o espaço físico e simbólico que permeiam a obra de Carlos Reichenbach. O intuito é de evidenciar o processo de constituição da mise en scène e da espacialidade no cinema como elemento responsável pela funcionalidade de uma obra. Para isso, este trabalho se fundamentará em teóricos relacionados à linguagem cinematográfica, como Martin (2005); aos estudos sobre a mise en scène, como Bordwell (2008) e Oliveira Jr (2013), além de teorias sobre o espaço literário, a exemplo de Borges Filho (2016).
ABSTRACT:In the last few decades, the emphasis on studies of the literary and cinematographic field has increased significantly, both in the analysis of the space into the narratives, and in the legitimacy of the cinematographic language as narrative of representation. In this aspect this research aims to analyse how the constitution of space is important for the production of meaning of a work. The study will be done through the mise en scène, expression which refers to what is brought to the scene. Since the film Dois Corregos (1999) is the object of study of this research, the concept of space here will be investigated taking into account the scenario, as well as the physical and symbolic space that permeates Carlos Reichenbach`s work. The purpose of this study is to emphasize the process of creation of the mise en scéne and the spatiality in the cinema as the element responsible for the functionality of a work. To do so, this research will be based on studies of theorists related to the cinematographic language, such as Martin (2005) – on mise en scène - Borrwell (2008) and Oliveira Jr ( 2013), in addition to theories on literary space – Borges Filho ( 2016).