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RESUMO:Devido às mudanças tecnológicas proporcionadas pelas TICs (Tecnologias da
Informação e Comunicação) no mundo atual e no ensino, estudantes de inglês
como língua estrangeira (ILE) têm acesso a diversas novas formas de
aprendizado. Para que haja sucesso na inserção de TICs em sala de aula –
incluindo websites e aplicativos como o Duolingo, objeto de estudos desta
pesquisa – é preciso identificar as percepções dos alunos acerca das tecnologias
escolhidas no processo de ensino e aprendizagem, além de identificar os
desafios e propor reflexões acerca de tal processo. Desse modo, este estudo
tem como objetivo identificar o perfil de um grupo de alunos do IFPI do 1º ano do
curso de Eletromecânica, Campus Floriano, quanto ao uso de TICs no
aprendizado de Língua Inglesa, verificar as percepções do impacto do uso da
ferramenta Duolingo no aprendizado de vocabulário em Língua Inglesa e apontar
as relações entre o perfil dos alunos e as percepções que eles têm sobre o
Duolingo. Foram utilizadas as contribuições teóricas de Kress & van Leeuwen
(2001, 2006), Jewitt (2011), Gibson (1986), Cornwell et al (2003), Deterding et
al. (2011), e Kapp (2012), entre outros. Esta pesquisa é de natureza qualitativa
(estudo de caso e observação participante) e os dados foram coletados através
de questionários, entrevistas de grupo (focus group) e diário de observação. Foi
feita a análise dos dados através da análise temática das informações
provenientes das diferentes fontes e concluímos que a) o grupo de alunos
participantes, em grande maioria, tem familiaridade com o uso da internet em
computador e smartphone, especialmente quanto ao uso de jogos; b) o contato
com a ferramenta Duolingo se deu de forma satisfatória, com o grupo de alunos
atingindo o nível Intermediário da ferramenta; c) os aprendizes participantes
tiveram percepções essencialmente positivas acerca do uso do Duolingo para o
aprendizado de vocabulário em Língua Inglesa, apontando desenvolvimento e
aumento da facilidade no aprendizado, do interesse e da motivação para
aprender novas palavras em Inglês; e d) ainda há dificuldades na inserção de
TICs como o Duolingo no processo de ensino-aprendizagem de ILE, apontando
a necessidade de mais estudos que apresentem mais possibilidades de seu uso
no cotidiano escolar.
ABSTRACT:Due to the technological changes provided by ICTs in today's world, students of
English as a Foreign Language (EFL) have access to several new forms of
learning. In order to succeed in the insertion of ICTs in the classroom - including
websites and applications such as Duolingo, this research object of study - it is
necessary to identify the perceptions of students about the technologies chosen
in the teaching and learning process, besides identifying the challenges and
proposing reflections about such process. Thus, this study aims of identifying the
profile of a group of students of the 1st year of the Electromechanical Course of
IFPI, Campus of Floriano, regarding the use of ICTs in English language learning,
in order to verify the perceptions of the impact of the use of Duolingo in learning
English vocabulary and pointing out the relationships between the profile of the
students and the perceptions they have about Duolingo. The theoretical
contributions of Kress & van Leeuwen (2001, 2006), Jewitt (2011), Gibson (1986),
Cornwell et al. (2003), Deterding et al. (2011) and Kapp (2012), among others,
were used. This research is of qualitative nature (case study and participant
observation) and the data were collected through questionnaires, focus group
interviews and observation diaries. We proceeded with the thematic analysis of
the data from different sources and we concluded that a) the group of students,
in its great majority, is familiar with the use of internet in computers and
smartphones, especially with regard to the use of games; b) the contact with
Duolingo was satisfactory, with the group of students reaching the Intermediate
level of the tool; c) participating learners had essentially positive perceptions
about using Duolingo to learn English vocabulary, pointing to development and
increased ease of learning, interest, and motivation to learn new words in English
and d) there are still difficulties in the insertion of ICTs such as Duolingo in the
teaching-learning process of EFL, pointing out the need for more studies that
present more possibilities of its use in school. |
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