Abstract:
RESUMO:A relação entre educação escolarizada e os usos sociais que se fazem da leitura e da escrita tem suscitado novas perspectivas no ensino de língua materna, sendo que o letramento à medida que favorece a reestruturação das relações sociais amplia o contato que se estabelece entre os falantes nas diversas redes de interação social. O letramento como proposta de exercício da leitura e escrita no cotidiano escolar e extra escolar extrapola o já convencionado vínculo existente entre a educação escolarizada e seu ressoar na comunidade e na própria escola à proporção que esta não pode negar o poder que emana das palavras e da escrita nas situações comunicativas, incidindo no papel do professor, permeando o exercício da cidadania e reforçando a manifestação da cultura do aluno. Dessa maneira, este trabalho objetiva analisar os aspectos do letramento de pessoas da comunidade e também na escola e no cotidiano social dos alunos do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental, numa escola da rede pública municipal de Timon-MA. A pesquisa segue uma abordagem etnográfica, especialmente conforme orientação constante na Etnografia Escolar (BORTONI_RICARDO, 2008), e Erickson (1985) ainda na Sociolinguística Interacional, conforme Gumperz (2002). Os aspectos do letramento serão considerados de acordo com Bortoni-Ricardo (2004, 2008, 2013) e Street (1995 ), os aspectos culturais serão elencados baseados em Moreira e Caudau (2008) e Geertz (2008), as relações sociais serão analisadas à luz de Bourdieu (2001), e os aspectos sobre leitura, escrita e escolarização tem como base os escritos de Antunes (2009, 2010), Kleiman (2005, 2006, 2008) e Bagno (2002). A descrição e análise do material da pesquisa utiliza informações da abordagem etnográfica, seguindo os tópicos de etnografia sociolinguística pela perspectiva holística com vistas a descrever o significado das práticas múltiplas de letramento na escola e comunidade. Observaram-se eventos na escola com alunos e pessoas da comunidade, verificando como se estabelece a relação entre letramento escolar e letramento social, relacionando as atividades em sala de aula com a vida social dos alunos e das pessoas que convivem na escola. Depreendeu-se a influência da educação formal na tomada de decisões, constatou-se como a escola dá abertura para os aspectos culturais e como ainda há aspectos que necessitam de sistematização e de melhoria quanto à receptividade nas aulas de língua materna. Algumas atividades em sala de aula, apesar de não estarem alinhadas às propostas de letramento escolar nas bases teóricas da pesquisa, motivam o aluno à aprendizagem da educação formal e esta interfere no letramento social do participante da comunidade.
Palavras-Chave: Interação. Língua materna. Escolarização. Oralidade. Letramento
ABSTRACT:The relationship between schooling and the social uses of reading and writing has given rise to new perspectives in the teaching of mother tongue. Literacy, as it favors the restructuring of social relations, widens the contact between the speakers in the networks of social interaction. Literacy as a proposal for the exercise of reading and writing in school and extra-school daily life goes beyond the already existing link between school education and its resonance in the community and in the school itself, to the extent that it can not deny the power emanating from words in situations communicative, focusing on the role of the teacher and going through the exercise of citizenship and expression of the student's culture. In this way, this work aims to analyze the aspects of the literacy of people in the community and also in the school and in the social daily life of the students of the 6th and 9th grade of Elementary School, in a school of the municipal public network of Timon-MA. The research follows an ethnographic approach, especially according to a constant orientation in School Ethnography (BORTONI_RICARDO, 2008), and Erickson (1985) still in Sociolinguistic Interacional, according to Gumperz (2002). The aspects of literacy will be considered according to Bortoni-Ricardo (2008) and Street (1995), cultural aspects will elect based on Moreira and Caudau (2008) and Geertz (2008), social relations will be analyzed in the light of Bourdieu 2001), and the aspects on reading, writing and schooling are based on the writings of Antunes (2009, 2010), Kleiman (2005, 2006, 2008) and Bagno (2002). The description and analysis of the research material uses information from the ethnographic approach, following the topics of sociolinguistic ethnography through the holistic perspective to describe the meaning of multiple literacy practices in school and community. It was observed events in the school and in the community, verifying how the relationship between school literacy and the community is established, relating the activities in the classroom to the social life of the students and the people living in the community. the influence of formal education in decision making, it was verified how the school gives openness to cultural aspects and how there are still aspects that need systematization and improvement regarding receptivity in Portuguese language classes. Some classroom activities, despite of not being aligned with the proposal of school literacy in the theoretical bases of the research, motivates the student to the learning of the formal education and this interferes in the social literacy of the participant of the community.