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A LITERATURA NO ENEM (2013-2017): REFLEXÕES SOBRE ENSINO E FORMAÇÃO DE LEITORES

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dc.contributor.author VENÇÃO, Paulo Victor Cardoso.
dc.date.accessioned 2020-06-04T13:56:17Z
dc.date.available 2020-06-04T13:56:17Z
dc.date.issued 2020-06-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2203
dc.description Orientador: Prof. Dr. Sebastião Alves Teixeira Lopes. Examinadora Externa: Profª. Dra. Stela Maria Viana Lima Brito (UESPI). Examinadora Interna: Profª. Dra. Margareth Torres de Alencar Costa. Suplente: Prof. Dr. Luizir de Oliveira pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o aluno ao final da escolaridade básica, no entanto, em 2009 esse exame passou por uma reformulação, sendo utilizado a partir desse momento como vestibular seletivo para o ingresso em Instituições de Ensino Superior (IES), parcialmente ou integralmente. Com essa adesão, mudanças ocorreram em relação à abordagem da Literatura, pois não é mais exigida a leitura de obras literárias como nos vestibulares tradicionais, e sim, a leitura de trechos com foco em capacidades interpretativas. A partir de 2010, o ENEM torna-se a forma comum de ingresso de candidatos na maioria das Instituições de Ensino Superior, inclusive na UFPI. Considera-se, portanto, a seguinte problematização: de que modo a Literatura é abordada no ENEM, levando-se em conta o recorte temporal de 2013 a 2017, e qual o impacto dessa abordagem para o ensino literário e a formação de leitores a partir de alunos/candidatos? Dessa forma, este trabalho tem por objetivo geral analisar a abordagem da Literatura em questões do ENEM nos anos de 2013 a 2017 e possíveis implicações desse exame para o ensino de Literatura, bem como, especificamente, observar como a Literatura aparece nos documentos oficiais; analisar as questões de Literatura com base em critérios como dados quantitativos e exigência de interpretação; e ainda verificar os impactos que essa forma de abordagem pode provocar no ensino de Literatura. Para tanto, fizemos uso dos aportes teóricos considerando Assumção (2013), que nos traz as definições de leitura funcional e cultural; Paulino (2001), que aponta a definição de letramento literário e sua relevância; Rouxel (2013) e Barone (2007), que refletem sobre a definição de identidade leitora; Silva (2009), que nos mostra a relevância da leitura literária; Medeiros (2012), Luft & Fischer (2014) e Fischer et al (2012), que fazem uma reflexão sobre a Literatura no ENEM e o ensino de Literatura; Zilberman (2008, 2009, 2012), que nos ajuda a refletir sobre as relações entre a Literatura e a escola; Perrone-Moisés (2016), Todorov (2009), Compagnon (2009) e Jouve (2012), que apontam a relevância de se ensinar e estudar Literatura; e Tiuman (2017), Luft 8 (2014), Vitoriano, Tatagiba e Mata (2016), que trazem considerações sobre a Literatura nos documentos oficiais. Pela análise, pode-se notar que há uma falta de enfoque na Literatura nessa avaliação, pois restringem a abordagem do texto literário a fragmentos, principalmente, destacando capacidades interpretativas, deixando de proporcionar aos candidatos reflexões críticas que seriam possíveis por meio de análises de obras literárias integralmente lidas. A forma como a maioria dos documentos oficiais aborda a Literatura não é suficiente para que se tenha uma formação literária significativa, ao passo que na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta-se uma forma de trabalho com a Literatura capaz de preencher essa lacuna. Além disso, a forma de abordagem da Literatura no ENEM é insuficiente com relação ao ensino literário, uma vez que não faz uma abordagem integral e sim trabalha fragmentos passiveis de interpretações superficiais. ABSTRACT:The National High School Examination (ENEM, in Portuguese) was created in 1998 with the objective of evaluating the student at the end of basic schooling, however, in 2009 this examination went through a reformulation, being used from that moment on as a selective entrance exam in Higher Education Institutions (HEIs), partially or fully. Since this, changes occurred in relation to how Literature is approached in the exam, as it is no longer required to read literary works as in traditional university entrance tests, but rather to read segments of literary texts with a focus on interpretative capacities Since 2010 the ENEM has become the common form of entry of candidates in most HEIs, including in the Federal University of Piauí. It is taken into consideration, therefore, the following research questions: in what way Literature is approached in the ENEM, considering the period from 2013 to 2017, and what is the impact of this approach on the teaching of Literature, and on the formation of readers, taking into account the students/candidates? Thus, this work has as general objective to analyze the approach of Literature in questions of ENEM in the years of 2013 to 2017 and possible implications of this exam for the teaching of Literature, as well as, specifically, to observe how Literature appears in the official documents; to analyze questions of Literature based on criteria such as quantitative data and interpretation requirement; and also to verify the impacts that this form of approach can provoke in the teaching of Literature. For that, I made use of the theoretical contributions from Assumption (2013), Paulino (2001), Rouxel (2013), Barone (2007), Silva (2009), Medeiros (2012), Luft and Fischer (2014), Fischer et al (2012), Zilberman (2008, 2009, 2012), Perrone-Moses (2016), Todorov (2009), Compagnon (2009), Jouve (2012), Tyanan (2017), Luft (2014), and Vitoriano, Tatagiba and Mata (2016). By the analysis, it is possible to noticed that Literature is not properly approached in this evaluation, since they restrict the questions to fragments of literary texts, emphasizing mainly on interpretative capacities, failing to provide to the candidates critical reflections that would be possible through the analyzes of literary works completely read. The way most official documents deal with Literature is not enough for having a significant literary formation, whereas the National Common Curricular Base (BNCC, in Portuguese) presents a way of working with Literature capable of filling this gap. Moreover, the approach of Lliterature in the ENEM is insufficient to the teaching of Literature, since it does not consider the integral text, but rather works with fragments, which are interpreted superficially. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Literatura pt_BR
dc.subject ENEM pt_BR
dc.subject Formação de leitores pt_BR
dc.subject Teaching of Literature pt_BR
dc.subject Formation of readers pt_BR
dc.title A LITERATURA NO ENEM (2013-2017): REFLEXÕES SOBRE ENSINO E FORMAÇÃO DE LEITORES pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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