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RESUMO:O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 com o objetivo de
avaliar o aluno ao final da escolaridade básica, no entanto, em 2009 esse exame
passou por uma reformulação, sendo utilizado a partir desse momento como
vestibular seletivo para o ingresso em Instituições de Ensino Superior (IES),
parcialmente ou integralmente. Com essa adesão, mudanças ocorreram em relação
à abordagem da Literatura, pois não é mais exigida a leitura de obras literárias como
nos vestibulares tradicionais, e sim, a leitura de trechos com foco em capacidades
interpretativas. A partir de 2010, o ENEM torna-se a forma comum de ingresso de
candidatos na maioria das Instituições de Ensino Superior, inclusive na UFPI.
Considera-se, portanto, a seguinte problematização: de que modo a Literatura é
abordada no ENEM, levando-se em conta o recorte temporal de 2013 a 2017, e qual
o impacto dessa abordagem para o ensino literário e a formação de leitores a partir
de alunos/candidatos? Dessa forma, este trabalho tem por objetivo geral analisar a
abordagem da Literatura em questões do ENEM nos anos de 2013 a 2017 e
possíveis implicações desse exame para o ensino de Literatura, bem como,
especificamente, observar como a Literatura aparece nos documentos oficiais;
analisar as questões de Literatura com base em critérios como dados quantitativos e
exigência de interpretação; e ainda verificar os impactos que essa forma de
abordagem pode provocar no ensino de Literatura. Para tanto, fizemos uso dos
aportes teóricos considerando Assumção (2013), que nos traz as definições de
leitura funcional e cultural; Paulino (2001), que aponta a definição de letramento
literário e sua relevância; Rouxel (2013) e Barone (2007), que refletem sobre a
definição de identidade leitora; Silva (2009), que nos mostra a relevância da leitura
literária; Medeiros (2012), Luft & Fischer (2014) e Fischer et al (2012), que fazem
uma reflexão sobre a Literatura no ENEM e o ensino de Literatura; Zilberman (2008,
2009, 2012), que nos ajuda a refletir sobre as relações entre a Literatura e a escola;
Perrone-Moisés (2016), Todorov (2009), Compagnon (2009) e Jouve (2012), que
apontam a relevância de se ensinar e estudar Literatura; e Tiuman (2017), Luft
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(2014), Vitoriano, Tatagiba e Mata (2016), que trazem considerações sobre a
Literatura nos documentos oficiais. Pela análise, pode-se notar que há uma falta de
enfoque na Literatura nessa avaliação, pois restringem a abordagem do texto
literário a fragmentos, principalmente, destacando capacidades interpretativas,
deixando de proporcionar aos candidatos reflexões críticas que seriam possíveis por
meio de análises de obras literárias integralmente lidas. A forma como a maioria dos
documentos oficiais aborda a Literatura não é suficiente para que se tenha uma
formação literária significativa, ao passo que na Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) apresenta-se uma forma de trabalho com a Literatura capaz de preencher
essa lacuna. Além disso, a forma de abordagem da Literatura no ENEM é
insuficiente com relação ao ensino literário, uma vez que não faz uma abordagem
integral e sim trabalha fragmentos passiveis de interpretações superficiais.
ABSTRACT:The National High School Examination (ENEM, in Portuguese) was created in 1998
with the objective of evaluating the student at the end of basic schooling, however, in
2009 this examination went through a reformulation, being used from that moment on
as a selective entrance exam in Higher Education Institutions (HEIs), partially or fully.
Since this, changes occurred in relation to how Literature is approached in the exam,
as it is no longer required to read literary works as in traditional university entrance
tests, but rather to read segments of literary texts with a focus on interpretative
capacities Since 2010 the ENEM has become the common form of entry of
candidates in most HEIs, including in the Federal University of Piauí. It is taken into
consideration, therefore, the following research questions: in what way Literature is
approached in the ENEM, considering the period from 2013 to 2017, and what is the
impact of this approach on the teaching of Literature, and on the formation of
readers, taking into account the students/candidates? Thus, this work has as general
objective to analyze the approach of Literature in questions of ENEM in the years of
2013 to 2017 and possible implications of this exam for the teaching of Literature, as
well as, specifically, to observe how Literature appears in the official documents; to
analyze questions of Literature based on criteria such as quantitative data and
interpretation requirement; and also to verify the impacts that this form of approach
can provoke in the teaching of Literature. For that, I made use of the theoretical
contributions from Assumption (2013), Paulino (2001), Rouxel (2013), Barone (2007),
Silva (2009), Medeiros (2012), Luft and Fischer (2014), Fischer et al (2012),
Zilberman (2008, 2009, 2012), Perrone-Moses (2016), Todorov (2009), Compagnon
(2009), Jouve (2012), Tyanan (2017), Luft (2014), and Vitoriano, Tatagiba and Mata
(2016). By the analysis, it is possible to noticed that Literature is not properly
approached in this evaluation, since they restrict the questions to fragments of
literary texts, emphasizing mainly on interpretative capacities, failing to provide to the
candidates critical reflections that would be possible through the analyzes of literary
works completely read. The way most official documents deal with Literature is not
enough for having a significant literary formation, whereas the National Common
Curricular Base (BNCC, in Portuguese) presents a way of working with Literature
capable of filling this gap. Moreover, the approach of Lliterature in the ENEM is
insufficient to the teaching of Literature, since it does not consider the integral text,
but rather works with fragments, which are interpreted superficially. |
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