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RESUMO:Tendo em vista a análise da postura do escritor piauiense Assis Brasil ante o mercado editorial e suas complexidades durante os anos de 1960 e 1970 no Brasil, essa dissertação apresenta como base os impasses gerados a partir da busca deste escritor pela edição de suas obras em um lugar literário permeado por leis específicas. A publicação da obra de Assis Brasil e o mercado editorial dessa mesma época, dentre outros aspectos, comungam dos mesmos entraves para a disseminação de uma produção cultural literária em consequência de estar inserida no momento em que se estabelece o período ditatorial no contexto social brasileiro. Considerando que tal questão é de fundamental relevância para uma melhor compreensão dessa dissertação, os estudos de alguns teóricos, incluindo-se aí a teoria de Roger Chartier sobre a história do livro, na qual ele afirma que, antes e depois de Gutenberg, as estruturas fundamentais do livro eram as mesmas, porém sempre sujeitas às revoluções, além das técnicas de impressão e publicação. Para tanto, vale ressaltar também a importância de se discutir, nesse trabalho, o campo cultural literário brasileiro daquela época, bem como os agentes literários que nele atuavam, os escritores, os editores e os leitores numa abordagem defendida por Pierre Bourdieu ao apresentar sua concepção acerca do conceito de ‘campo de produção cultural’ e as estratégias de entrada e permanência nesse cenário. Por fim, foram abordadas, com mais detalhes, as estratégias de Assis Brasil e a luta pela inserção em um mercado editorial e um cenário cultural literário fortemente regidos por especificidades nem tão claras num período de fechamento político ferrenho.
ABSTRACT:Given the analysis of Assis Brasil’s posture as a writer from Piauí in the editorial market and its complexities during the 1960s and 1970s in Brazil, this dissertation presents as its basis the impasse generated from this writer’s search for publishing his works in a literary place permeated by specific laws. The publication of Assis Brasil’s works and the editorial market of this same period, among other things, share the same barriers for the spread of a literary and cultural production – as consequence of being their insertion at the same time the dictatorship period establishes itself in the Brazilian social context. Considering that such issues are of fundamental importance for a better understanding of this dissertation, the studies of some theorists, including therein Roger Chartier’s theories on the history of the book. In his theories, Chartier proclaims that before and after Gutenberg, the fundamental structures of book publishing were the same, but they were always subject to the revolutions beyond printing and publication techniques. Because of this, it is also valid to note the importance of discussing the Brazilian literary and cultural field during the dictatorship, as well as its literary agents, such as writers, editors, and readers. It is thus that Pierre Bourdieu’s approach finds its way to present considerations on the concept of ‘field of cultural production’ and the strategies to enter it – as a writer – and to remain there, within this scenario. Finally, there are, in more detail, Assis Brasil’s strategies and struggle for his own insertion into the cultural scenario of the literary and editorial market strongly governed by specificities not so clear in a period of staunch political closure.