Abstract:
RESUMO:A oferta da escola de tempo integral ocorreu em diferentes épocas na história do
ensino brasileiro, embora de forma descontínua. No entanto, essa modalidade
alcançou maior destaque no Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado em 2014,
que definiu como meta oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das
escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da
educação básica. No processo de elaboração dos planos estaduais e municipais de
educação, os entes federativos estabeleceram suas próprias metas, como ocorreu no
Piauí, motivando a realização desta pesquisa que tem por objetivo analisar a meta de
ETI nos planos estadual e municipais de educação do Estado do Piauí. Quanto aos
objetivos específicos, pretende-se analisar a coerência entre as metas e as
estratégias estabelecidas para a escola em tempo integral nos planos estadual e
municipal de educação do Piauí em relação ao previsto no PNE; identificar a
quantidade de escolas em tempo integral no Estado do Piauí, nos anos posteriores à
aprovação do PNE; e investigar as condições de oferta, no que tange à infraestrutura
das escolas em tempo integral do Piauí. A abordagem adotada é quali-quantitativa,
mediante pesquisa documental, tendo como base a legislação e documentos de
âmbito nacional sobre a política de educação em tempo integral, bem como os planos
nacional, estadual e municipais de educação e microdados do Censo Escolar dos
anos de 2014 a 2017. A pesquisa tem como referencial teórico produções
bibliográficas que tratam sobre o tema, especialmente as de autores, como Gramsci
(1982, 2010), Queiroz (2015), Cavaliere (2002, 2010, 2014), Esquinsani (2008), Cella
(2010), Cantuário (2017), e Castro e Lopes (2010). Os resultados informam que o
Plano Estadual de Educação tem a mesma meta do PNE para a escola em tempo
integral, situação também observada na maior parte dos planos municipais, embora
percentual considerável tenha estabelecido metas diferenciadas em relação ao
número de escolas e/ou matrículas na referida modalidade, assim como incluído
novas estratégias. No que tange ao quantitativo de escolas e de matrículas em tempo
integral, a oferta no Estado do Piauí está aquém das metas estabelecidas, pois, em
2017, os respectivos percentuais foram 15,9% e 7,4%. Embora venha ocorrendo
aumento significativo no atendimento após a aprovação do PNE, o ritmo de
crescimento não indica que será garantido o alcance da meta até o final do decênio.
Quanto às estruturas das escolas de ETI, os microdados do Censo Escolar informam
insuficiência para o atendimento dos alunos, devido à ausência de espaços
considerados indispensáveis para a adequada realização da educação em tempo
integral na maior parte das unidades. Conclui-se que são grandes os desafios, tanto
para o cumprimento das metas de ETI quanto para que se assegure a oferta da
educação em tempo integral com adequado padrão de qualidade nas escolas públicas
piauienses.
ABSTRACT:The full-time school offer occurred at different times in the history of Brazilian
education, albeit in a discontinuous fashion. However, this modality became more
prominent in the National Education Plan (PNE) approved in 2014, which defined as a
goal to provide full-time education in at least 50% of public schools, in order to serve
at least 25% of the basic education students. In the process of elaborating the state
and municipal education plans, federal entities established their own goals, as
occurred in Piauí, motivating the accomplishment of this research that aims to analyze
the goal of TSI in the state and municipal education plans of the State of Piauí. As to
the specific objectives, it is intended to analyze the coherence between the goals and
the strategies established for the full-time school in the state and municipal plans of
education of Piauí in relation to that predicted in the PNE; to identify the number of fulltime
schools in the State of Piauí, in the years after the approval of the PNE, and to
investigate the supply conditions, regarding the infrastructure of full-time schools in
Piauí. The approach adopted is qualitative-quantitative, through documentary
research, based on legislation and national documents on the policy of full-time
education; the national, state and municipal plans of education and microdata of the
School Census for the years 2014 to 2017. The research has as theoretical reference
bibliographic productions that deal with the subject, especially those of authors like
Gramsci 1982, 2010), Queiroz (2015), Cavaliere (2002, 2010, 2014), Esquinsani
(2008), Cella (2010), Cantuário (2017), and Castro and Lopes (2010). The results
indicate that the State Education Plan has the same goal as the PNE for full-time
school, a situation that is also observed in most municipal plans, although a
considerable percentage has set differentiated targets in relation to the number of
schools and / or enrollment in the school. modality, as well as the inclusion of new
strategies. Regarding the number of schools and full-time enrollment, although the
supply in the State of Piauí is below the established targets, since in 2017 the
respective percentages are 15.9% and 7.4%, there has been a significant increase.
However, the pace of growth does not indicate that the target will be guaranteed until
the end of the decade. Regarding the structures of the TSI schools, the School Census
microdata report insufficient student care, due to the lack of spaces considered
indispensable for the proper realization of full-time education in most units. It is
concluded that the challenges are great, both for the fulfillment of the TSI goals and
for ensuring the provision of full-time education with adequate quality standard in Piauí
public schools.