Abstract:
RESUMO:O estudo intitulado “Os saberes docentes construídos no Estágio Curricular Supervisionado: narrativas de licenciandos em ciências biológicas”, associado à linha de pesquisa Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí - PPGEd/UFPI apresenta a seguinte questão problema: Como os saberes docentes são construídos no estágio curricular supervisionado no contexto da formação de licenciandos no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas? Desta forma, teve como objetivo geral: Compreender como o estágio curricular supervisionado contribui para a construção de saberes docentes no contexto da formação de licenciandos no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI, Campus Floriano. E como objetivos específicos: Analisar a importância das atividades desenvolvidas no Estágio Supervisionado e sua contribuição na formação de licenciandos em Ciências Biológicas; Descrever a organização e o desenvolvimento do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI, Campus Floriano; Compreender os saberes docentes construídos no Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI, Campus Floriano. Para tanto, foram utilizadas as contribuições de Pimenta (2002, 2005), Pimenta e Lima (2011), Tardif (2002), Piconez (2015), Gauthier et al. (1998), entre outros. O desenvolvimento metodológico se constituiu de abordagem qualitativa de base etnometodológica em Garfinkel (2018), Coulon (1995ª, 1995b, 2005), Giddens e Turner (1999), teve como instrumentos a Observação Participante e a Entrevista Narrativa e como metodologia a Análise do Discurso Crítica (ADC) alicerçada nos estudos de Resende e Ramalho (2006), Magalhães, Martins e Resende (2017), Batista Júnior, Sato e Melo (20018) e Fairclough (2001), levando em consideração o conceito de hegemonia em Gramsci (1978a, 1978b, 1978c), poder em Foucault (1979, 1999, 2002) e ideologia em Thompson (2011). As interlocutoras do estudo foram duas acadêmicas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI, campus Floriano, que desenvolveram seus referidos Estágios Supervisionados na Unidade Escolar Bucar Neto no município de Floriano - PI. O estudo evidenciou que o Estágio pode se configurar como um fértil espaço formativo, possibilitando às interlocutoras importantes momentos de investigação, reflexão e criticidade. As interlocutoras apontaram que os saberes docentes são importantes ferramentas de sustentação à prática docente, dando ênfase à relação entre os saberes pedagógicos e disciplinares e revelando a importância dos saberes experienciais.
ABSTRACT:This Master Thesis is entitled "Teaching knowledge developed in the supervised curricular internship: narratives of undergraduates in biological sciences" and associated with the research line on Teaching, Teacher Training and Pedagogical Practices of the Graduate Program in Education of the Universidade Federal do Piauí - PPGEd / UFPI. It presents the following problem question: How is teaching knowledge constructed in the supervised curricular internship in the context of undergraduate education in the degree of Biological Sciences? The present study's main objective is to understand how the practice of supervised internship contributes to the construction of teaching knowledge. This work analyses explicitly the context of undergraduate education in the course of Biological Sciences at the Instituto Federal de Educação Tecnológica do Piauí (IFPI), Floriano Campus. It has the following specific objectives of analyzing the importance of the activities developed in the Supervised Internship and its contribution to the formation of graduates in Biological Sciences. Also, it deals with describing the organization and development of the Supervised Internship of the Biological Sciences Degree Course at IFPI, Floriano Campus and Understanding the teaching knowledge built in the Supervised Internship in the course of Biological Sciences at IFPI, Floriano Campus. To do so, the contributions of Pimenta (2002, 2005), Pimenta and Lima (2011), Tardif (2002), Piconez (2015), Gauthier et al. (1998), among others. The methodological development consisted of a qualitative ethnomethodological approach as proposed by Garfinkel (2018), Coulon (1995a, 1995b, 2005), Giddens and Turner (1999), using Participant Observation and Narrative Interviews as instruments and Critical Discourse Analysis (CDA) as methodology. The CDA is applied considering the studies of Resende and Ramalho (2006), Magalhães, Martins, and Resende (2017), Batista Junior, Sato and Melo (2018) and Fairclough (2001), taking into account the concept of hegemony in Gramsci (1978a, 1978b, 1978c), power in Foucault (1979, 1999, 2002) and ideology in Thompson (2011). The subjects of the study were two students of the Degree in Biological Sciences at IFPI, Floriano campus, who developed their referred Supervised Internships at the Bucar Neto School Unit in the municipality of Floriano, Piauí, Brazil. The study showed that the internship is a fertile formative space that allows subjects to have important moments of investigation, reflection, and criticality. The subjects of the research pointed out that these pieces of knowledge related to teaching are essential tools to support teaching practices, emphasizing the relationship between pedagogical and disciplinary knowledge, and revealing the importance of experiential education.