Abstract:
RESUMO:As necessidades formativas de professores têm papel valoroso no processo de planificação
das ações voltadas para formação continuada de professores, bem como para a tomada de
decisões diante das mudanças que têm ocorrido de forma acelerada no seio da sociedade,
dificultando o acompanhamento de tal processo. Nesse sentido, apresentamos o seguinte
problema de pesquisa: Quais são as necessidades formativas de professores da prática docente
na Educação Profissional? Julgamos necessário para o processo de investigação termos como
norte as seguintes questões: Como os professores concebem suas necessidades formativas na
prática docente?; Quais necessidades formativas emergem no cotidiano de sua prática
docente?; Como a formação continuada tem contribuído para atender as necessidades
formativas que emergem no cotidiano da prática docente da Educação Profissional? O estudo
objetiva de forma geral analisar as necessidades formativas de professores da prática docente
na Educação Profissional. Especificamente: a) Descrever como os professores concebem suas
necessidades formativas; b) Identificar as necessidades formativas emergidas no cotidiano da
prática docente; c) Compreender como a formação continuada tem contribuído para atender as
necessidades formativas evidenciadas da prática docente na Educação Profissional. O
percurso metodológico firma-se numa abordagem qualitativa, com adoção do método
biográfico para trazer à tona os elementos para a discussão das narrativas dos professores. O
campo empírico é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPI), Campus
Piripiri. Os interlocutores são docentes da Educação Profissional dos curso de Vestuário,
Administração e Informática. Para o procedimento de produção de dados serão utilizados o
questionário e a técnica da entrevista narrativa. Para o tratamento dos dados coletados
faremos uso da análise de conteúdo defendida por Bardin (2011). Para o desenvolvermos
deste estudo buscamos nos fundamentar em autores que têm estudos direcionados para
formação inicial como: Garcia (1999), Giroux (1997), Pacheco e Flores (1999), Gatti (2009),
Contreras (2012), Pimenta, Almeida e Leite (2008), Cunha (2010), Pimenta (2005), Rodrigues
e Freitas ( 2016), Sousa e Moura (2019); sobre a formação continuada em: Nóvoa (1992),
Gatti (2008, 2016), Pimenta e Ghedin (2002), Imbernón (2009), Cunha e Mendes Sobrinho
(2018), Pimenta e Anastasiou (2014), Moura (2008), Mariconi (2017), Araújo e Rodrigues
(2018), Prada, Freitas e Freitas (2010), Resolução nº 02/2015 e quanto as necessidades
formativas à luz de Rodrigues e Esteves (1993), Princepe (2010), Ramalho e Nuñez (2011),
Carvalho (2017), Bandeira (2014), Oliveira (2016), Pena (2018) dentre outros. A pesquisa
permite explicitarmos que as necessidades formativas dos professores se concentram,
principalmente, no campo pedagógico e na formação de pós-graduação em nível de stricto
sensu. Além disso, o estudo aponta para a necessidade de sistematização na formação
continuada de professores que venha atender aos bacharéis docentes da Educação
Profissional, levando em consideração as necessidades formativas que emergem a partir da
prática docente. Logo, reafirmam a expressiva necessidade de uma formação pedagógica
mediante o ingresso para o exercício como docentes nessa modalidade.
ABSTRACT:The teacher's formative needs have a valorous roll in the planification process of the actions
headed to the continuous formation of teachers, just as in the decision making facing the
changes that have occurred in a fast way in the society, making the following of such process
harder. In this meaning, we present the following research problem: What are the teacher's
teaching practice formative needs in the professional education? We judged necessary to the
process of investigation to have as compass the following questions: How do teachers conceive their formative needs in the teaching practice? How do the the continuous formation
contribute to attend the formative needs that emerge in the teaching practice daily basis of the
Professional Education? This study aims, in general, to analyze the teacher's formative needs
of the teaching practice in the Professional Education. Specifically: a) Describe how teacher's
conceive their formative needs; b) Identify the formative needs that emerge in the teaching
practice's daily basis; c) Comprehend how the continuous formation has contributed to attend
the formative needs showed of the teaching practice in the Professional Education. The methodological path is based on a qualitative approach, with adoption of the biograffic method to
bring up the elements to the discussion of the teacher's narrative. The empirical field is Federal Institute of Education, Science and Technology (IFPI), campus Piripiri. The interlocutors
are Professional Education professors, in the majors of Clothing, Administration and Information Technology. To the procedure of data production, there will be utilized a questionnaire
and the technique of narrative interview. To the treatment of the collected data we will use the
content analysis defended by Bardin (2011). To the development of this study we searched for
authors that have studies directed to the initial formation, such as: Gracia (1999), Giroux
(1997), Pacheco and Flores (1999), Gatti (2009), Contreras (2012), Pimenta, Almeida and
Leite (2008), Cunha (2010), Pimenta (2005), Rodrigues and Freitas (2016), Sousa and Moura
(2019); about the continuous formation: Nóvoa (1992), Gatti (2008, 2016), Pimenta and Ghedin (2002), Imbernón (2009), Cunha and Mendes Sobrinho (2018), Pimenta and Anastasious
(2014), Moura (2008), Mariconi (2017), Araújo e Rodrigues (2018), Prada, Freitas and Freitas
(2010), Brasil (2015) and about the formative needs: Rodrigues and Esteves (1993), Princepe
(2010), Ramalho and Nuñez (2011), Carvalho (2017), Bandeira (2014), Oliveira (2016), Pena
(2018) among others. The research allow us to explicit that the teacher's formative needs concentrate, mostly, in the pedagogical field and in the formation of the post-graduation in stricto
sensus level. Besides that, the study points to the need of systematization in the continuous
formation of teachers, that comes to attend the teaching bachelors of the Professional Education, considering the formative needs that emerge from the teaching practice. Therefore, they
reaffirm the expressive need for a pedagogical formation by entering the exercise as teachers
in this modality.