Repositório Institucional da UFPI

PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADA PELO BRINCAR: de estratégia de ensino à atividade guia do desenvolvimento integral da criança.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MARTINS, Maria de Nazareth Fernandes.
dc.date.accessioned 2020-05-18T14:16:34Z
dc.date.available 2020-05-18T14:16:34Z
dc.date.issued 2020-05-18
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2160
dc.description Orientadora: Profª Dra. Maria Vilani Cosme de Carvalho. 1º Membro Interno: Profª Drª Hilda Maria Martins Bandeira. 2º Membro Interno: Profª Drª Cristiane de Sousa Moura Teixeira. 3º Membro Interno: Profª Drª Ana Valéria Marques Fortes Lustosa. Membro Externo: Profª Drª Ana Gabriela Marques Fortes Lustosa (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O brincar é a atividade da criança no mundo para apropriação e objetivação da cultura humana, por ser atividade guia para o desenvolvimento infantil. Na Educação Infantil esta atividade é normatizada em documentos oficiais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil - DCNEI (2010) e validada pelas pesquisas sobre infância, desenvolvimento infantil e Educação Infantil. Em face destes argumentos, emerge a seguinte questão: Quais possibilidades da prática pedagógica da Educação Infantil ser mediada pelo brincar como atividade guia do desenvolvimento da criança? Para discutir essa questão, a proposta de tese é: A prática pedagógica da Educação Infantil mediada pelo brincar tem possibilidade de desenvolvimento integral da criança quando as significações sobre o brincar, produzidas pelas professoras, são de atividade guia geradora de aprendizagem e desenvolvimento. O objetivo geral é: Investigar os processos constitutivos da prática pedagógica da Educação Infantil mediada pelo brincar. O Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Histórico-Cultural são as bases teóricas, que orientam este estudo, por serem teorias que consideram a realidade como movimento gerado por contradições, como o próprio processo de constituição da Educação Infantil, que gerou mudanças na forma de pensar a criança e o profissional que trabalha com sua formação; e pela possibilidade de estudar a consciência ligada, indissoluvelmente, ao meio material em que vive o ser humano. A pesquisa empírica foi da modalidade pesquisa formação, envolveu a pesquisadora e mais três professoras da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) do município de Teresina/PI e foi desenvolvida em três momentos: Entrevista Reflexiva Coletiva, Oficinas de Brincar e registro escrito reflexivo na forma de Memorial Reflexivo do Processo Formativo e de Cartas Pedagógicas. E como procedimento analítico foi utilizado os Núcleos de Significação. As sinalizações da pesquisa evidenciaram a atividade de brincar como estratégia de ensino/aprendizagem com objetivo de alfabetizar, mas um desejo de mudança da prática pedagógica mediada pelo brincar, expressas pelas professoras partícipes da pesquisa formação, por meio de novas significações de brincar como atividade guia geradora de aprendizagem, e de desenvolvimento infantil como processo produzido socialmente. Os conhecimentos produzidos por meio da pesquisa formação criaram condições de reflexão crítica sobre a prática e evidenciaram tomada de consciência sobre a necessidade das professoras de formação contínua e da mediação da atividade de brincar com objetivo de desenvolvimento integral da criança. Ao significarem à atividade do brincar como atividade guia do desenvolvimento infantil, ao conhecer o que significa desenvolvimento infantil para a Psicologia Histórico-Cultural, as professoras evidenciam que podem fazer diferente, que sabem como o brincar pode gerar o desenvolvimento infantil.----------------ABSTRACT Playing is an activity of the child in the world for appropriation and objetification of the human culture, for being a conducting activity for the child development. In Child Education this activity is regulated in official documents such as the National Curricular Guidelines for Child Education – (DCNEI, 2010) and validated by the researches on childhood, child development and Child Education. In view of these arguments, the following question is emerged: What possibilities from the pedagogic practices of Child Education are mediated by playing as a conducting activity for the child development? To discuss this issue, the thesis proposal is: The pedagogical Child Education practice mediated by playing has possibility of the integral development of the child when the significances of playing produced by the teachers belong to conducting generative activity of learning and development. The general objective is to investigate the constitutive processes of the pedagogical Child Education mediated by playing. The Dilectical Historical Materialism and the Cultural and Historical Psychology are the theoretical basis that guide this study for being theories that consider reality as a movement generated by contradictions just as the constitutive process of the Child Education itself that have generated changes of mindsets to the child and the professional who works with the formation; and for the possibility of studying the consciousness indissolubly linked to the material environment where the human being lives. The empirical research was by means of formation research involved the researcher and three more teachers from the Secretariat of Education and Culture (SEMEC) in the city of Teresina/PI and it was developed in three moments: Reflective and Collective Interview, Playing workshops and reflective written record in the form of Reflective Memorial of the Formation Process and Pedagogical Letters. As an analytical procedure the Signification Nuclei were used. The signals of the research have highlighted the playing activity as a teaching and learning strategy aiming to literate, but a desire of change from the pedagogical practice mediated by playing expressed by the teachers who have participated in the formation research by means of new significations of playing as a conducting activity and learning generator, and child development as a process socially produced. The knowledge produced through the formation research have created conditions of a critical reflection on the practice and have emphasized awareness of the teachers‟ need for continuous training and the mediation of the playing activity with the objective of integral development of the child. Assigning meaning to the playing activity as a conducting activity for the child development, knowing what child development means for the Cultural and Historical Psychology, the teachers show they can do different and know how playing can generate the child development.-----------------RESUMEN El jugar es una actividad del niño em el mundo para apropriación y objetivación de la cultura humana, por ser actividad guia para el desarrollo infantil. En la Educación Infantil esta actividad es normatizada en documentos oficiales como las Directrices Curriculares Nacionales para la Educación Infantil- DCNEI (2010) y validada por las investigaciones sobre infancia, desarrollo infantil y Educación Infantil. En base a estos argumentos, emerge la siguiente pregunta: ¿ Cuáles son las posibilidades de la práctica pedagógica de la Educación Infantil a ser mediada por el jugar como actividad guia del desarrollo del niño? Para discutir esa pregunta, la propuesta de la tesis es: La práctica pedagógica de la Educación Infantil mediada por el jugar tiene posibilidad de desarrollo integral del niño cuando las significaciones sobre el jugar, producidas por las profesoras, son de actividad guía generadora de aprendizaje y desarrollo. El objetivo general es Investigar los procesos constitutivos de la práctica pedagógica de la Educación Infantil mediada por el jugar. El Materialismo Histórico Dialéctico y la Psicología Histórico-Cultural son las bases teóricas que orientan este estudio por ser teorías que consideran la realidad como movimiento generado por contradicciones, como el propio proceso de constitución de la Educación Infantil, que generó cambios en la forma de pensar del niño y el profesional que trabaja con su formación; y por la posibilidad de estudiar la conciencia ligada indisolublemente al medio material en el que vive el ser humano. La investigación empírica fue de la modalidad investigación formación, envolvió a la investigadora y más tres profesoras de la Secretaria de Educación y Cultura- SEMEC del Municipio de Teresina/PI y fue desarrollada en tres momentos: Entrevista Reflexiva Colectiva, Taller de Jugar y registro escrito reflexivo en la forma de Memorial Reflexivo del Proceso Formativo y de Cartas Pedagógicas. Y como procedimiento analítico fue utilizado los Núcleos de Significación. Las señalizaciones de la investigación evidenciaron la actividad de jugar como estrategia de enseñanza aprendizaje con el objetivo de alfabetizar, pero un deseo de cambio de la práctica pedagógica mediada por el jugar, expresas por las profesoras participantes de la investigación formación, por medio de nuevas significaciones de jugar como actividad guía generadora de aprendizaje, y de desarrollo infantil como proceso producido socialmente. Los conocimientos producidos por medio de la investigación formación crearon condiciones de reflexión crítica sobre la práctica y evidenciaron tomada de conciencia sobre la necesidad de las profesoras de formación continua y de mediación de la actividad de jugar con el objetivo de desarrollo integral del niño. Al significar la actividad de jugar como actividad guía del desarrollo infantil, al conocer lo que significa desarrollo infantil para la Psicología Histórico-Cultural, las profesoras evidenciaron que pueden hacer diferente, que saben como el jugar puede generar el desarrollo infantil. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.subject Atividade de Brincar pt_BR
dc.subject Desenvolvimento Infantil pt_BR
dc.subject Pesquisa Formação pt_BR
dc.subject Child Education pt_BR
dc.subject Pedagogical Practice pt_BR
dc.subject Playing activity pt_BR
dc.subject Child Development pt_BR
dc.subject Formation Research pt_BR
dc.subject Educación Infantil pt_BR
dc.subject Práctica Pedagógica pt_BR
dc.subject Actividad de Jugar pt_BR
dc.subject Desarrollo infantil pt_BR
dc.subject Investigación Formación pt_BR
dc.title PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADA PELO BRINCAR: de estratégia de ensino à atividade guia do desenvolvimento integral da criança. pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account