Abstract:
RESUMO:A presente dissertação tem como objeto de estudo: Usos do livro didático na prática docente alfabetizadora, demarcando como esses usos são elaborados/reelaborados. Seu delineamento e desenvolvimento partiram do seguinte problema: Que usos do livro didático são elaborados/reelaborados na prática docente alfabetizadora? A definição deste problema fundamenta-se na perspectiva de que a utilização do livro didático na escola o demarca como artefato, instrumento de ação, aparentemente pronto e acabado e, na perspectiva desse estudo, é entendido como produto social afetado pela ação dos sujeitos, sobretudo de professores e de alunos, que podem torná-lo vivo e dinâmico no processo de alfabetização. Compreende livro didático como um gênero discursivo que comporta outros gêneros usados no processo de alfabetização e letramento de crianças na escola. Tem como objetivo geral analisar os usos do livro didático elaborados/reelaborados na prática docente alfabetizadora. Estabelece como objetivos específicos: compreender como os professores se apropriam do livro didático na prática docente; descrever a mediação didática desenvolvida pelo alfabetizador no uso do livro didático e identificar os usos e funções do livro didático no processo de alfabetização. Fundamenta-se nos seguintes autores: sobre concepções e funções do livro didático de alfabetização: Lajolo e Zilbermam (1996), Freitag e Motta (1989), D’Ávila (2008), Nosella (1979), Silva (2000), Bittencourt (1993), Goulart (2015), Choppin (2004), Batista (2000); sobre o livro didático de alfabetização e o PNLD, avaliação e processos de escolha: Batista (2003), Apple (1995) Garcia (2007), Munakata (2001), D’Àvila (2008); sobre prática docente alfabetizadora e o livro didático no trabalho com alfabetização e letramento: Gontijo (2008), Frade (2005), Araújo (2011), Sousa (2014), Lajolo (1996), Silva (1996), De Pietri (2009), Brito; Soares (2011, 2013), Kleimam (1998); Antunes (2003) e outros. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa (Richardson, 2012) cuja metodologia fundamenta-se no método narrativo (Cladinin; Conelli, 2015), utilizando como instrumentos de produção de dados o memorial de formação com base nas ideias de Brito (2010), Prado e Soligo (2007), e também as rodas de conversas, a partir das ideias de Brito e Santana (2014), Moura e Lima (2014). A análise de dados fundamenta-se em Bardin (1979), utilizando a análise de conteúdo. Participaram da pesquisa cinco professoras que trabalham com alfabetização de crianças, há pelo menos cinco anos, no município piauiense de Buriti dos Montes, região semiárida brasileira, a 250 km da capital Teresina. O estudo evidenciou que o livro didático é o principal material utilizado na alfabetização de crianças, constituindo-se norte na prática docente em relação ao planejamento, aos conteúdos ensinados e às atividades. Evidencia que a mediação didática desenvolvida pelos professores no uso do livro didático caracteriza-se como uma mediação didática mecânica, sem que os professores atentem para a intencionalidade de suas práticas docentes alfabetizadoras.
ABSTRACT:The present dissertation has as object of study: Uses of the didactic book in the teaching practice literacy, dem arcating how these uses are elaborated / reelaborados. Its design and development started with the following problem: What uses of the textbook are elaborated / reworked in the teaching practice literacy? The definition of this problem is based on the perspective that the use of the textbook in school demarcates it as an artifact, an instrument of action, apparently ready and finished and, in the perspective of this study, is understood as a social product affected by the action of the subjects, above all teachers and students, who can make it lively and dynamic in the literacy process. It includes a textbook as a discursive genre that includes other genres used in the process of literacy and literacy of children in school. Its general objective is to analyze the uses of the textbook elaborated / reworked in the teaching practice literacy. It establishes as specific objectives: to understand how the teachers appropriates the didactic book in the teaching practice; to describe the didactic mediation developed by the literacy teacher in the use of the textbook and to identify the uses and functions of the textbook in the literacy process. It is based on the following authors: on the conceptions and functions of the literacy textbook: Lajolo and Zilbermam (1996), Freitag and Motta (1989), D'Ávila (2008), Nosella (1979), Silva (2000), Bittencourt 1993), Goulart (2015), Choppin (2004), Batista (2000); on the literacy textbook and the PNLD, evaluation and selection processes: Batista (2003), Apple (1995) Garcia (2007), Munakata (2001), D'Àvila (2008); on literacy teaching practice and the textbook on literacy and literacy work: Gonçalo (2008), Frade (2005), Araújo (2011), Sousa (2014), Lajolo (1996), Silva (1996), De Pietri , Brito; Soares (2011, 2013), Kleimam (1998); Antunes (2003) and others. It is a research with a qualitative approach (Richardson, 2012), whose methodology is based on the narrative method (Cladinin; Conelli, 2015), using as tools of data production the training memorial based on the ideas of Brito (2010) , Prado and Soligo (2007), and also the wheels of conversations, based on the ideas of Brito and Santana (2014), Moura e Lima (2014). Data analysis is based on Bardin (1979), using content analysis. Five women teachers who worked with children's literacy for at least five years participated in the study in the Piauí municipality of Buriti dos Montes, a semi-arid region of Brazil, 250 km from the capital Teresina. The study evidenced that the textbook is the main material used in children's literacy, constituting the north in teaching practice in relation to planning, taught content and activities. Evidence that the didactic mediation developed by teachers in the use of textbooks is characterized as a didactic mediation mechanics, without the teachers attentive to the intentionality of their literacy teaching practices.