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RESUMO As políticas de remuneração meritocrática na educação vêm ganhando cada vez mais destaque, ao longo dos anos, nos sistemas de ensino brasileiros. Este cenário tem gerado intensas discussões que se portam de formas divergentes, demonstrando argumentos favoráveis e contrários à sua efetivação. Em se tratando da educação infantil, o município de Teresina – PI implementou, em 2014, o Programa Valorização do Mérito que, com base nos resultados demonstrados, baseia-se em testes realizados em turmas do segundo período. De maneira específica, esta pesquisa buscou contextualizar a educação infantil no Brasil, considerando também a realidade de Teresina – PI e abordar a meritocracia no contexto das políticas de remuneração meritocrática, lançando mão de questionamentos que ratificam seu caráter complexo e polêmico e da realidade do Programa Valorização do Mérito. Para isso, apoiou-se em autores como Kuhlmann Jr (1998), Barbosa (2003), Pontual (2008), Stemmer (2007), dentre outros. Neste contexto, esta pesquisa objetiva analisar os efeitos do Programa Valorização do Mérito na atuação em sala de aula dos professores da educação infantil da SEMEC. Optou-se por realizar uma pesquisa aplicada, de levantamento de campo e de natureza quali-quantitativa. Para o processamento de dados, foram utilizados o questionário e entrevista como instrumentos. Quanto ao tratamento dos dados produzidos por meio questionário, os mesmos foram submetidos ao software Statistical Package for the Social Siences (SPSS), tabulados e analisados estatisticamente. Já os gerados pelas entrevistas, foram condicionados à análise de conteúdo, conforme Bardin (1977). Os resultados das análises demonstraram que há divergências em torno de diversos aspectos do Programa Valorização do Mérito, não existindo consenso por parte dos professores; que há predominância em rejeição quanto aos seus critérios; que há divergências quanto à sua análise geral por parte dos professores, com aprovações e ressalvas, e que o Programa necessita da participação maior dos próprios professores para fins de avaliação. Por outro lado, apontaram, também, que existe uma tendência para que a atuação em sala de aula seja modificada em razão do Programa, interferindo positivamente em fatores como responsabilidade, envolvimento, empolgação, parceria, aprendizagem, dentre outros.ABSTRACT The policies of meritocratic remuneration in education have been gaining more and more prominence over the years in Brazilian education systems. This scenario has generated intense discussions that are carried out in divergent ways, demonstrating arguments favorable and contrary to its effectiveness. In the case of early childhood education, the municipality of Teresina - PI implemented in 2014 the Merit Valuation Program which, based on the results shown, is based on tests carried out in the second period classes. Specifically, this research sought to contextualize children 's education in Brazil, also considering the reality of Teresina - PI and to approach meritocracy in the context of meritocratic remuneration policies, launching questions that ratify its complex and controversial character and the reality of the Program Valorization of Merit. For this, it was supported by authors such as Kuhlmann Jr (1998), Barbosa (2003), Pontual (2008), Stemmer (2007), among others. In this context, this research aims to analyze the effects of the Merit Valuation Program on the classroom performance of the SEMEC teachers. It was decided to perform an applied research, field survey and qualitative-quantitative nature. For data processing, the questionnaire and interview were used as instruments. Regarding the treatment of the data produced by means of a questionnaire, they were submitted to the Statistical Package for Social Sciences (SPSS) software, tabulated and analyzed statistically. Already those generated by the interviews, were conditioned to the content analysis, according to Bardin (1977). The results of the analyzes showed that there are differences around several aspects of the Merit Valuation Program, and there is no consensus on the part of the teachers; that there is predominance in rejection as to its criteria; that there are disagreements regarding their general analysis by teachers, with approvals and qualifications, and that the Program requires the greater participation of the teachers themselves for evaluation purposes. On the other hand, they also pointed out that there is a tendency for classroom action to be modified due to the Program, positively interfering with factors such as responsibility, involvement, excitement, partnership, learning, among others. |
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