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RESUMO:Diante das dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão dos conceitos e aplicações
dos conteúdos da Eletrostática, observou-se uma sala monótona com necessidades de
inovação, associando o ensino de Física ao cotidiano. Diante dessa problemática, o contexto
deste estudo, tem como objetivo investigar as contribuições da gamificação para auxiliar na
aprendizagem dos conteúdos de Eletrostática. A gamificação, um fenômeno emergente, que
consiste no uso de elementos, estratégias e pensamentos dos games fora do seu contexto,
desenvolvendo capacidades intrínsecas de motivar a ação, resolver problemas e potencializar
aprendizagens nas mais diversas áreas do conhecimento. Com vista nestas estratégias o
presente estudo objetivou de forma geral desenvolver e aplicar um jogo de tabuleiro que
recebeu o nome de “Eletricidade Secreta”. Composto por cartas, esse foi construído no
Photoshop cc baseando-se em modelos de tabuleiros já existentes e também no Magic que é
um game de cartas para auxiliar na construção, este jogo demostra de maneira lúdica e
agradável, os conteúdos estimulando, assim o cognitivo do aluno. Esta pesquisa
fundamentou-se na Teoria Sócio Cultural de Vygotsky na qual este acredita que o
desenvolvimento do ser está diretamente ligado a um contexto com signos e significados que
irão se complementando num contexto social. Os participantes dessa pesquisa fazem parte de
uma turma de 3º ano do Ensino Médio matutino do Centro de Ensino Dr. João Lula localizado
na cidade de Timon – Ma. Como instrumentos, foi utilizado questionários para avaliar o
conteúdo e também o jogo, observando-se uma melhora entre o número de acertos do antes e
depois da sua aplicação. Já na avaliação do jogo os participantes demonstraram em suas
respostas, grande estimo e envolvimento. Os resultados apresentados na utilização da
gamificação no ensino de Eletroestática.
ABSTRACT:Faced with the difficulties encountered by students in the comprehension of the concepts and
applications of electrostatic contents, was observed a monotonous room with the need to
innovate by associating the teaching of physics with everyday life. Given this problem the
context of this study aims to investigate the contributions of gamification to assist in the
learning of electrostatic contents. Gamification is an emerging phenomenon that consists of
the use of elements, strategies and thoughts of games out of context, developing intrinsic
skills to motivate action, solve problems and enhance learnings in various areas of knowledge.
Aiming at these strategies the present study aimed in general to develop and apply a board
game which received the name of "Secret Electricity" composed by cards, which was built in
Photoshop cc based on existing board models and also the Magic which is a card game to help
in the construction, this game demonstrates in a ludic and pleasant way the contents
stimulating the student's cognitive. This research was based on Vygotsky's Socio-Cultural
Theory upon which he believes the being development is directly linked to a context with
signs and meanings that will be complemented each other in a social context. The participants
of this research are part of a 3rd grade class morning High School in the Dr. João Lula
Teaching Center located in the city of Timon - Ma. As instruments were used questionnaires
to evaluate the content and also the game, observing an improvement between the number of
right answers before and after its application already in the game evaluation the participants
showed in their responses, great esteem and involvement. The results presented in the use of
gamification in the electrostatic teaching proved to be successful and motivating. It is hoped
that this study can contribute by providing evidences of its use. |
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