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GAMIFICAÇÃO: UMA PROPOSTA CONTEMPORÂNEA PARA AUXILIAR O ENSINO DA ELETROSTÁTICA NO ENSINO MÉDIO Dissertação

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dc.contributor.author OLIVEIRA, Claudete Lopes da Silva de.
dc.date.accessioned 2020-03-26T12:10:57Z
dc.date.available 2020-03-26T12:10:57Z
dc.date.issued 2020-03-26
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2104
dc.description Orientadora: Profª Dra. Janete Batista de Brito.Examinador Interno: Prof[ Dra.Claudia Adrian de Sousa Melo. Examinador Interno: Prof. Dr. Neuton Alves de Araújo..Examinador Externo: Antonio de Macedo Filho (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Diante das dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão dos conceitos e aplicações dos conteúdos da Eletrostática, observou-se uma sala monótona com necessidades de inovação, associando o ensino de Física ao cotidiano. Diante dessa problemática, o contexto deste estudo, tem como objetivo investigar as contribuições da gamificação para auxiliar na aprendizagem dos conteúdos de Eletrostática. A gamificação, um fenômeno emergente, que consiste no uso de elementos, estratégias e pensamentos dos games fora do seu contexto, desenvolvendo capacidades intrínsecas de motivar a ação, resolver problemas e potencializar aprendizagens nas mais diversas áreas do conhecimento. Com vista nestas estratégias o presente estudo objetivou de forma geral desenvolver e aplicar um jogo de tabuleiro que recebeu o nome de “Eletricidade Secreta”. Composto por cartas, esse foi construído no Photoshop cc baseando-se em modelos de tabuleiros já existentes e também no Magic que é um game de cartas para auxiliar na construção, este jogo demostra de maneira lúdica e agradável, os conteúdos estimulando, assim o cognitivo do aluno. Esta pesquisa fundamentou-se na Teoria Sócio Cultural de Vygotsky na qual este acredita que o desenvolvimento do ser está diretamente ligado a um contexto com signos e significados que irão se complementando num contexto social. Os participantes dessa pesquisa fazem parte de uma turma de 3º ano do Ensino Médio matutino do Centro de Ensino Dr. João Lula localizado na cidade de Timon – Ma. Como instrumentos, foi utilizado questionários para avaliar o conteúdo e também o jogo, observando-se uma melhora entre o número de acertos do antes e depois da sua aplicação. Já na avaliação do jogo os participantes demonstraram em suas respostas, grande estimo e envolvimento. Os resultados apresentados na utilização da gamificação no ensino de Eletroestática. ABSTRACT:Faced with the difficulties encountered by students in the comprehension of the concepts and applications of electrostatic contents, was observed a monotonous room with the need to innovate by associating the teaching of physics with everyday life. Given this problem the context of this study aims to investigate the contributions of gamification to assist in the learning of electrostatic contents. Gamification is an emerging phenomenon that consists of the use of elements, strategies and thoughts of games out of context, developing intrinsic skills to motivate action, solve problems and enhance learnings in various areas of knowledge. Aiming at these strategies the present study aimed in general to develop and apply a board game which received the name of "Secret Electricity" composed by cards, which was built in Photoshop cc based on existing board models and also the Magic which is a card game to help in the construction, this game demonstrates in a ludic and pleasant way the contents stimulating the student's cognitive. This research was based on Vygotsky's Socio-Cultural Theory upon which he believes the being development is directly linked to a context with signs and meanings that will be complemented each other in a social context. The participants of this research are part of a 3rd grade class morning High School in the Dr. João Lula Teaching Center located in the city of Timon - Ma. As instruments were used questionnaires to evaluate the content and also the game, observing an improvement between the number of right answers before and after its application already in the game evaluation the participants showed in their responses, great esteem and involvement. The results presented in the use of gamification in the electrostatic teaching proved to be successful and motivating. It is hoped that this study can contribute by providing evidences of its use. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Ensino Física pt_BR
dc.subject Ensino da Eletrostática pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Gamification. Games pt_BR
dc.subject Teaching Physics pt_BR
dc.subject Teaching Electrostatic pt_BR
dc.subject Teaching School pt_BR
dc.title GAMIFICAÇÃO: UMA PROPOSTA CONTEMPORÂNEA PARA AUXILIAR O ENSINO DA ELETROSTÁTICA NO ENSINO MÉDIO Dissertação pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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