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RESUMO:O presente trabalho se propõe a investigar a dimensão problematizadora do Plano de Estudo, instrumento Pedagógico da Pedagogia da Alternância, mediador de uma formação significativa no Campo. A Pedagogia da Alternância, a fim de materializar-se, utiliza o Plano de Estudo (PE) como um dos instrumentos pedagógicos da Alternância, que articula os processos formativos fundamentados na prática educativa à prática pedagógica. A pesquisa se desenvolveu na Escola Família Agrícola dos Cocais – EFA Cocais. O problema suscitado para consubstanciar a investigação desse trabalho remeteu à seguinte questão: Como a dimensão problematizadora do Plano de Estudo, instrumento pedagógico da Pedagogia da Alternância, se efetiva enquanto mediadora de uma formação significativa no campo? Esta pesquisa se justifica pela relevância da dimensão problematizadora do PE na orientação dos processos formativos que se efetivam na EFA, propostos pelo projeto político pedagógico participativo, significativo, contextualizado e crítico. No que se refere às discussões sobre prática educativa, o estudo fundamenta-se na concepção de Franco (2001, 2012), Freire (1987 - 1996). No que tange à discussão teórica sobre a Pedagogia da Alternância, o aporte teórico centra-se em Gimonet (2017), García-Marirrodriga (2010), Silva (2012) e Jesus (2011). A metodologia desenvolvida na investigação segue as orientações do Estudo de Caso de Caráter Etnográfico em conformidade com abordagem qualitativa, em especial na etnografia da educação segundo os estudos de André (1995). Como dispositivos de contato com a realidade e com os participantes da pesquisa utilizou- se a observação participante sistematizada através do diário de campo, entrevista etnográfica e os diários de prática educativa. Os participantes da pesquisa foram 2 professores, 2 membros da associação de pais, 2 professores responsáveis pela gestão administrativa, 3 estudantes do terceiro ano do curso técnico em Agropecuária. Para a análise e compreensão da realidade, in loco, foi utilizada a análise do discurso na perspectiva de Bakhtin referenciado nas obras de Brait (2005) bem como na análise do discurso crítica proposto por Fairclough (2006). Essa investigação possibilitou a compreensão do Plano de Estudo da Pedagogia da Alternância como mediação formativa, intensa, construída bem como, a dimensão da visibilidade do seu caráter problematizador nos processos formativos na escola no sentido de sua intencionalidade de inserir a realidade na ação formativa na EFA. Ressalta-se que a pluralidade de sentidos e nuances que constituí essa mediação pedagógica, o PE, apresenta-se efetivamente na articulação entre tempos/espaços e saberes na escola e na comunidade.
ABSTRACT:The present work intends to investigate the problematizing dimension of the Study Plan, a pedagogical instrument of the Pedagogyof Alternation, enabler of a relevant formation in the Field. The Pedagogy of Alternation, in order to materialize, uses the Study Plan (PE) as one of its pedagogical instruments of Alternation, which articulates the formative processes based on the educational practice to the pedagogical practice. The research was developed at the Cocais Agricultural Family School - EFA Cocais. This work is guided by the following research question: How does the problematizing dimension of the Study Plan, pedagogical instrument of the Alternation Pedagogy, become effective as mediator of a significant formation in the field? This research is justified by the relevance of the problematizing dimension of the PE in the orientation of the formative processes that take place in the EFA. Regarding the argument on educational practices, the study is based on Franco (2001, 2012) and Freire (1987 - 1996). As for the theoretical discussion on the Pedagogy of Alternation, this contribution focuses on Gimonet (2017), García-Marirrodriga (2010), Silva (2012) and Jesus (2011). Methodologically, this research follows the guidelines of the Ethnographic Case Study in accordance with a qualitative approach, especially in the ethnography of education according to the studies of André (1995). Participant observation, ethnographic interview and the Field Diary were used as instruments in the research. The participants were 2 teachers, 2 members of the parents' association, 2 teachers responsible involved with administrative management, 3 students of the third year of the technical course in Agriculture and Livestock Management. For the analysis and understanding of reality produced locally, we used the discourse analysis from Bakhtin's perspective referenced in Brait's work (2005) as well as in the critical discourse analysis proposed by Fairclough (2006). This research made possible the understanding of the Study Plan of the Pedagogy of Alternation as a tool for a formative, intense, constructed mediation as well as the dimension of the visibility of its problematizing character in the formative processes in the school in the sense of its intentionality to insert reality in the formative action in the EFA. It should be emphasized that the plurality of meanings and nuances that constitute the pedagogical mediation that is the EP is effectively present in the articulation between time and space, and knowledge in the school and in the community. |
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