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RESUMO:A Física é uma ciência que faz parte do nosso cotidiano, portanto, é essencial que os
conhecimentos sobre essa ciência sejam abordados de forma a demonstrar sua real
importância para a formação dos estudantes, e assim despertar-lhes o interesse pelo
estudo da mesma. Os jogos didáticos por possuírem um caráter lúdico podem ser uma
boa ferramenta auxiliar, dentro do processo de ensino e aprendizagem, pois os
aspectos de diversão e prazer podem despertar o interesse dos alunos em aprender
os conteúdos propostos pelo jogo, bem como estimular sua criatividade e seu senso
crítico. Dessa forma destacamos como problema “Como o uso do jogo Baralho da
Termologia pode contribuir para melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos
conceitos de física relacionados à termologia”? Partindo deste princípio este trabalho
teve como objetivo principal desenvolver e aplicar o jogo “Baralho da Termologia” com
o intuito de proporcionar uma melhor compreensão dos conteúdos de Física que
fazem parte do currículo do segundo ano do ensino médio relacionados à termologia.
Para o desenvolvimento do trabalho buscamos aliar a teoria de aprendizagem
sociointeracionista de Vygotsky à teoria de Brougèr e Oliveira sobre jogos didáticos
dentro do processo de ensino e aprendizagem. Os participantes dessa pesquisa foram
alunos de uma turma da 2ª série do Ensino Médio da Escola Santo Afonso Rodriguez,
localizada na cidade de Teresina- PI. A pesquisa desenvolvida foi de abordagem
qualitativa, exploratória e de natureza aplicada. Para o desenvolvimento da pesquisa
utilizamos como instrumentos para coleta dos dados dois questionários, um pré-teste
e um pós-teste, além das observações registradas. Por meio do pré-teste foi possível
caracterizar o perfil dos alunos e verificar seus conhecimentos prévios sobre o
conteúdo abordado no jogo e por meio do pós-teste podemos avaliar o potencial do
jogo enquanto ferramenta didática. Tivemos um resultado positivo no que diz respeito
a aceitação do produto como recurso didático por parte dos alunos, pois 100%
consideraram que o jogo desenvolvido tem um potencial didático facilitador de
aprendizagem. Como complemento do resultado positivo para o jogo desenvolvido,
contamos com um percentual de 95,2% dos alunos que consideraram a aula com o
uso do jogo como boa ou excelente e 100% dos alunos afirmaram que o jogo
proporcionou uma melhor aprendizagem dos conteúdos.
ABSTRACT:Physics is a science that is part of our daily life, so it is essential that knowledge about
the same are approached in order to demonstrate its real importance for the formation
of students, and thus to arouse them the interest in the study of itself. The didactic
games, because of ludic character, can be a good auxiliary tool inside the teaching -
learning process, since the aspects of fun and pleasure can arouse the students'
interest in learning the contents proposed by the game, as well as stimulate its
creativity and its critical sense. So, we highlighted as a problem “How the use of the
game "Deck of Thermology" can contribute to improve the teaching – learning process
of the physics concepts related to thermology”? Starting from this principle, this work
aimed to develop and apply the game "Deck of Thermology" in order to provide a better
understanding of the contents of physics that are part of the curriculum of high school
related to thermology. For the work development we seek to combine the Vygotsky
socio-interactionist learning theory with the theory of Brougèr and Oliveira about
didactic games inside the teaching and learning process. The participants of this
research were students from the second year class of the Santo Afonso Rodriguez
High School, located in the city of Teresina-PI. The developed research was
qualitative, exploratory approach and of applied nature. For the development of the
research we used as instruments for data collection two questionnaires, one pre test
and one post test, besides the observations registered. Through the pre test it was
possible to characterize the students' profile and verify their previous knowledge about
the content addressed in the game and through the post test we can evaluate the
potential of the game as a didactic tool. We had a positive result regarding the
acceptance of the product as a didactic resource by the students, because 100%
considered that the developed game has a didactic potential that facilitates learning.
As a positive result complement for the developed game, we counted with a
percentage of 95.2% of the students who considered the class using the game as good
or excellent and 100% of the students said that the game provided a better learning of
the contents. |
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