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O IDEALIZADO E O REALIZADO: AS SIGNIFICAÇÕES SOBRE GESTÃO ESCOLAR PRODUZIDAS PELO PEDAGOGO GESTOR

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dc.contributor.author MARTINS, Elizangela Fernandes.
dc.date.accessioned 2020-03-23T13:47:25Z
dc.date.available 2020-03-23T13:47:25Z
dc.date.issued 2020-03-23
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2084
dc.description Orientadora: Prof.ª. Dra. Maria Vilani Cosme de Carvalho.Examinador Externo: Prof.ª Dra. Raquel Antõnio Alfredo.(PUC-SP).Examinador Externo: Prof.ª Dra. Maria de Fátima Félix Rosar (CESC- UEMA).Examinadora Interna.Prof.ª. Dra. Cristiane de Sousa Moura Teixeira.Examinadora Interna. Profª Dra.Eliana Marques de Alencar. pt_BR
dc.description.abstract Esta tese tem como objeto de estudo os processos mediadores da gestão escolar desenvolvida pelo pedagogo gestor. O planejamento e a realização desta pesquisa estão fundamentados nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Sócio-Histórica, em especial, nas categorias Historicidade, Mediação e Significados e Sentidos. Essa opção se justifica basicamente por duas razões: a primeira, com esses pressupostos foi possível compreender que a gestão escolar é uma atividade tipicamente humana, pois, somente o ser humano é capaz de planejar, projetar e gerenciar a si e aos outros. Desta forma, o pedagogo gestor desenvolve a gestão escolar firmado sobre a formação e sobre as experiências e vivências produzidas no desenvolvimento da atividade gestora na escola; a segunda, essas são as categorias que podem mediar compreensões sobre o desenvolvimento humano, e, portanto, sobre as possibilidades de se compreenderem os múltiplos processos mediadores da gestão escolar, evidenciando o movimento da gestão escolar no Brasil e as produções das significações que foram gradativamente orientando a formação e as ações dos pedagogos no desenvolvimento da atividade gestora. Para isso, foi definido o objetivo geral, investigar os processos mediadores da gestão escolar desenvolvidos pelo pedagogo gestor, e, os específicos: analisar as determinações histórico-sociais que orientaram o ingresso e a identificação do pedagogo com a gestão escolar; analisar os processos formativos vivenciados pelo pedagogo gestor e; analisar as significações produzidas pelo pedagogo gestor sobre a gestão escolar. O processo de produção dos dados ocorreu por meio de entrevistas, organizadas em dois momentos distintos: o primeiro, realizado coletivamente, envolvendo os membros da equipe gestora, que chamamos de seção reflexiva coletiva; o segundo, realizado individualmente, que chamamos de seção reflexiva individual. O processo analítico foi orientado pela proposta dos Núcleos de Significação. Para discutir o objeto de estudo, foram produzidos quatro Núcleos de Significação. O primeiro núcleo trata dos Processos de inserção e identificação com a gestão escolar: realidade mediada por múltiplas e mútuas relações. Nele são discutidas as motivações para o ingresso do pedagogo na gestão escolar e, ainda, que situações sociais mediaram a identificação com a função gestora, revelando que o movimento de ingresso e identificação com a gestão escolar é dado pela dialética questões financeiras, status social da função e a possibilidade de melhorar as condições de trabalho. O segundo núcleo, ao abordar A formação em pedagogia e a formação contínua do gestor escolar: significações produzidas, expressa a compreensão de que a formação inicial em pedagogia é condição necessária, mas não suficiente, à realização da gestão escolar pelo pedagogo e, por isso, há necessidades formativas que podem ser desenvolvidas nos processos de formação contínua. No terceiro núcleo, intitulado Das contradições constitutivas das significações sobre gestão defendida e sobre a gestão gerencial que se diz realizar, estão aglutinadas as significações da equipe gestora sobre gestão escolar, evidenciando contradições na forma de compreender a gestão escolar. Essas significações expressam a gestão escolar ora firmada sobre as ideias de gerenciamento, ora sobre ideias da participação, pontuando a possibilidade de realização coletiva, a necessidade de liderança e os desafios postos cotidianamente como processos mediadores dessas significações. O quarto núcleo, ao discutir Planejamento escolar e organização da atividade humana: necessidades na realização da gestão escolar revela não apenas as ações realizadas pela equipe gestora e a relações interpessoais mantidas entre a comunidade escolar, mas também que ambos são processos mediadores na realização da atividade gestora. Em síntese, a discussão desta pesquisa está sustentada na tese de que, as significações constituídas pelo pedagogo gestor sobre a gestão escolar são produções sociais e históricas. A possibilidade de desenvolvimento de uma gestão escolar participativa, não estar na atividade gestora individualizada, mas numa atividade coletiva que exige transformação social.ABSTRACT:The work in question has as object of study the processes of mediators school management developed by the educator Manager. The preparation and realization of this research are based on theoretical-methodological assumptions of Dialectical and historical materialism and socio-Historical Psychology, in particular in Historicity, mediation and meanings and meanings. The choice is justified for two reasons. First, with these assumptions it was possible to understand that school management is an activity of the human being, since only he is capable of planning, designing and managing himself and others. In this way, the pedagogical manager develops the school management established on the training and on the experiences and experiences produced in the development of the management activity in the school. Second, these are the categories that can mediate understandings about human development, and therefore about the possibilities of understanding the multiple and mutual mediating processes of school management, evidencing the movement of school management in Brazil and the productions of the meanings that were gradually guiding the formation and actions of pedagogues in the development of management activity. For this, the general objective of investigating the mediating processes of the school management developed by the pedagogical manager was defined; and specifically: to analyse the social-historical determinations that guided the entry and identification of the pedagogue with the school management; analyse the formative processes experienced by the pedagogical manager; analyse the meanings produced by the pedagogical manager on school management. The process of data production occurred through interviews, organized in two distinct moments: the first one done collectively, involving the members of the management team, which we call a collective reflexive section; the second individually performed, which we call the individual reflective section. The analytical process was guided by the proposal of the Nuclei of Meaning. To discuss the object of study was produced four Nuclei of Significance. The first nucleus addresses the processes of insertion and identification with school management: reality mediated by multiple and mutual relations. It discusses the motivations for joining the pedagogue in school management, and social situations have mediated identification with the management function, revealing that the financial issues dialectics, social status of the function and the possibility of improving working conditions give the movement of entry and identification with school management. The second nucleus, when addressing pedagogical training and the continuous training of the school manager: the need and possibility of conducting school management, expresses the understanding that the initial formation in pedagogy is a necessary but not sufficient condition for the school management by the pedagogue and therefore there are training needs that can be developed in the processes of continuous training. In the third nucleus, titled The constitutional contradictions of the meanings about management defended and about the managerial management that is said to be carried out, the significations of the management team on school management are combined, evidencing contradictions in the way of understanding school management. These meanings express the school management now established on management ideas, on ideas of participation, punctuating the possibility of collective achievement, the need for leadership and the challenges posed daily as processes mediating these meanings. The fourth nucleus, when discussing school planning and organization of human activity: needs in the accomplishment of the school management reveals not only the actions carried out by the management team and interpersonal relations maintained between the school community, but also that they are mediating processes in the accomplishment of the activity manager. In summary, the discussion of this research is supported by the thesis that the meanings constituted by the managing pedagogue about school management are social and historical productions. The possibility of developing a participative school management, not being in the individualized managerial activity, but in a collective activity that requires social transformation. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gestão Escolar pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject Pedagogo Gestor pt_BR
dc.subject Psicologia Sócio-Histórica pt_BR
dc.subject School Management pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject Pedagogical Manager pt_BR
dc.subject Socio-Historical Psychology pt_BR
dc.title O IDEALIZADO E O REALIZADO: AS SIGNIFICAÇÕES SOBRE GESTÃO ESCOLAR PRODUZIDAS PELO PEDAGOGO GESTOR pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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