Repositório Institucional da UFPI

ENTRE A FORMAÇÃO PRÁTICA E IMEDIATA E A FORMAÇÃO TÉCNICA INTEGRAL:SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES DO IFPI ACERCA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author COSTA, Dirno VilaNova.
dc.date.accessioned 2020-03-18T18:40:10Z
dc.date.available 2020-03-18T18:40:10Z
dc.date.issued 2020-03-18
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2066
dc.description Orientadora: Profa. Dra: Cristiane de Sousa Moura Teixeira.Examinador Externo: Profa. Dra: Silvia Maria Costa Barbosa (UERN)..Examinador Externo (suplente) : Prof. Dr: Neuton Alves de Araújo.Examinador Interno : Profa. Dra: Maria Vilani Cosme de Carvalho.Examinadora Interno : Profa. Dra: Eliana de Sousa Alencar. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO Esta dissertação tem como objetivo geral analisar as significações que os professores do Instituto Federal do Piauí (IFPI) vêm produzindo acerca da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), evidenciando a sua relação com essa modalidade de ensino. O Materialismo Histórico Dialético e a Psicologia Histórico-Cultural consistiram nas bases teóricas que orientaram a investigação, em razão de serem teorias que consideram a realidade como processo histórico dialético, assim como é o processo de produção das significações. Assim, analisa as seguintes categorias: trabalho, historicidade, mediação, significados e sentidos para explicar o objeto de estudo. A pesquisa empírica foi realizada com dois professores efetivos do IFPI. Os procedimentos para a produção dos dados foram: a) questionário eletrônico, para mapear os participantes; b) entrevistas reflexivas individuais. Os dados foram analisados conforme o procedimento denominado Núcleos de Significação. Os resultados foram sintetizados em dois Núcleos: a) “Eu fui professor por necessidade”: os motivos de ingresso e permanência na docência; b) “A Educação Profissional tem de ser prática e imediatista, mas aqui no IFPI, a formação técnica deve ser integral”. A análise revelou as mediações que constituem os motivos de ingresso e a permanência na docência que se deu por necessidade de sobrevivência. No IFPI, os professores encontraram melhores condições objetivas de trabalho que geraram sentimentos de bem-estar mediados pelas relações afetivas com seus pares. A análise evidenciou também que o IFPI possibilita o desenvolvimento dos professores na profissão. As significações com maior ênfase indicam formação tecnicista e imediata no IFPI, direcionada para o mercado de trabalho, mas também apresentam indicativos de que a EPT deve ser ampla e, nesse sentido, a formação técnica deve ser integral.ABSTRACT This dissertation has the objective of generally analysing the significations Piauí Federal Institute (IFPI) professors have been producing with regards to Professional and Technological Education (PTE), evidencing their relations with such a teaching modality. The Dialectic Historical Materialism and Cultural Historical Psychology consisted of theoretical grounds that guided the investigation because they comprise theories that take reality into account as dialectic record process, the same way as in the process of significations production. Thus, the following categories are analysed: work, historicity, mediation, meanings and senses to explain the study object. The empirical research was conducted with two IFPI permanent professors. The procedures for data production were: a) digital questionnaire meant to assess participants; b) individual reflective interviews. Data were analysed in conformity with the procedure known as Signification Nucleus. The results were synthesised in two Nuclei: a) “I became a teacher out of necessity”: reasons for becoming and continuing to be a teacher; b) “Professional Education must be practical and immediatist, but at IFPI, technical education must be integral”. The analysis revealed the mediations that constitute the reasons for becoming and continuing to be a teacher, which occurred for survival needs. At IFPI, professors found better objective working conditions that generated sentiments of welfare mediated by peer affective relationships. The analysis has also evidenced that IFPI propitiated professors’ career development. The significations that received more emphasis indicate a technical and immediatist education at IFPI, one that is directed to the market, but also present indications that PTE must be broad, and therefore, technical education must be integral. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Psicologia Histórico-Cultural pt_BR
dc.subject Ensino Profissionalizante pt_BR
dc.subject Significado e Sentido pt_BR
dc.subject Professional and Technological Education pt_BR
dc.subject Cultural Historical Psychology pt_BR
dc.subject Professional Education pt_BR
dc.subject Meaning and sense pt_BR
dc.title ENTRE A FORMAÇÃO PRÁTICA E IMEDIATA E A FORMAÇÃO TÉCNICA INTEGRAL:SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES DO IFPI ACERCA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account