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RELAÇÕES DE GÊNERO EM CIRANDA DE PEDRA, DE LYGIA FAGUNDES TELLES

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dc.contributor.author MELO, Leylanne da Silva Lima.
dc.date.accessioned 2020-03-16T18:27:54Z
dc.date.available 2020-03-16T18:27:54Z
dc.date.issued 2020-03-16
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2056
dc.description Orientador: Prof.º. Dr. Sebastião Alves Teixeira Lopes. Examinadora Interna: Profª. Dra. Margareth Torres de Alencar Costa. Examinador Externo: Prof.ª Dra. Raimunda Celestina Mendes da Silva (UESPI) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Lygia Fagundes Telles, em Ciranda de pedra (1954), elabora uma trama que rompe com os padrões de masculinidades e feminilidades dos anos 1950. Em razão disso, tem-se como objetivo geral desta dissertação a análise das relações de gênero em Ciranda de pedra. Com isso, são compreendidas as transgressões das identidades de gênero, ao se repensar o que é ser mulher e homem durante os anos 50. Em seguida, são investigadas as inversões dos papéis sociais masculinos e femininos por meio da desconstrução da concepção de família. E por fim, observa-se como as relações de gênero teceram a figura da mulher insana. Visto isso, ressalta-se que as identidades masculinas e femininas dos Anos Dourados, consoante Rocha-Coutinho (1994), tinham seus papéis sociais naturalizados e bem delimitados, uma vez que homens e mulheres deveriam desempenhar suas funções de acordo com cada esfera de atuação pré-estabelecida, isto é, a eles reservava-se o espaço público e a elas, o privado. Com isso, definiam-se funções, exclusivamente, femininas, como ser mãe, e deveres propriamente masculinos, como o provimento do lar. Em consequência disso, pôde-se perceber um esfacelamento das individualidades tanto masculinas quanto femininas por meio da imposição desses papéis sociais, que, especificamente em relação às mulheres, contribuiu para enclausurá-las à imagem da mulher louca. Diante disso, por meio de uma pesquisa bibliográfica de natureza interpretativa, foram recorridas às contribuições teóricas de Badinter (1993), Rocha-Coutinho (1994), Saffioti (1987), Engel (2017), Pinsky (2014), Foucault (2014; 2017), Navarro-Swain (2010), Zanello (2014) dentre outros. Portanto, além de transgredir com as identidades de gênero dos Anos Dourados, por meio de rupturas das masculinidades e feminilidades com personagens como Afonso e Letícia, Lygia Fagundes Telles desconstruiu também em Ciranda de pedra (1954) a padronização das relações familiares, questionando a naturalização de processo socioculturais, como a maternidade, assim como problematizando a construção da figura da mulher insana por meio das relações de gênero.ABSTRACT:Lygia Fagundes Telles, in Ciranda de pedra (1954), elaborates a plot that breaks with the patterns of masculinity and femininity of the 1950s. For this reason, the general objective of this dissertation is to analyse gender relations in Ciranda de pedra. With this, the transgressions of gender identities are understood by rethinking what it is to be a woman and a man during the 1950s. Inversions of male and female social roles are investigated through the deconstruction of a clear conception of family. And finally it is observed how gender relations help producing the figure of the insane woman. Given this, it is emphasized that masculine and feminine identities of the so called Golden Years, according to Rocha-Coutinho (1994), had their social roles naturalized and well delimited, since men and women should perform their functions according to each pre-established sphere of action, that is, to men was reserved the public space and to women, the private one. Exclusively feminine functions were then defined, as being mother, as well as properly masculine duties, like the provision of the family. As a consequence of this, one can perceive a breakdown of individualities, both male and female, through the imposition of these social roles, which, specifically in relation to women, also contributed to their closure in the image of the insane subject. Through a bibliographic and interpretative research, I made use of theoretical contributions of Badinter (1980), Rocha-Coutinho (1994), Saffioti (1987), Engel (2017), Pinsky (2014), Foucault (2014; 2017), Navarro-Swain (2010), and Zanello (2014), among others. Therefore, besides transgressing gender identities of the so called Golden Years, through ruptures of masculinities and femininities with characters such as Afonso and Letícia, Lygia Fagundes Telles also deconstructs in Ciranda de pedra (1954) standard family relations, questioning the naturalization of sociocultural processes, such as motherhood, as well as problematizing the construction of the figure of the insane woman through gender relations. pt_BR
dc.description.sponsorship Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ciranda de Pedra pt_BR
dc.subject Gênero pt_BR
dc.subject Transgressões pt_BR
dc.subject Genre pt_BR
dc.subject Transgressions pt_BR
dc.title RELAÇÕES DE GÊNERO EM CIRANDA DE PEDRA, DE LYGIA FAGUNDES TELLES pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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