dc.description.abstract |
RESUMO
O estágio supervisionado representa um profícuo ambiente de iniciação profissional por
possibilitar a vivência de situações reais no contexto educacional que colaboram com a
construção e solidificação de conhecimentos necessários ao desempenho profissional. É,
portanto, uma ferramenta essencial para ampliar laços com a futura profissão, permitindo
construções significativas durante a formação inicial de professores. Isto posto, é apresentado
o seguinte problema de pesquisa: Quais as contribuições do estágio supervisionado para a
aquisição e mobilização de saberes na formação inicial em Física no IFPI Campus Picos?
Assim, este estudo tem como objetivo geral analisar as contribuições do estágio
supervisionado para a aquisição e mobilização de saberes na formação inicial de professores
de Física no IFPI Campus Picos. Especificamente, tenciona, descrever as concepções de
estágio supervisionado das supervisoras e licenciandos em Física, caracterizar o estágio
supervisionado na Licenciatura em Física do IFPI – Campus Picos, identificar os saberes
adquiridos e mobilizados pelos licenciandos em Física no estágio supervisionado e
compreender a função do estágio supervisionado na formação inicial do professor de Física.
Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo utilizado o método
autobiográfico e tendo como suportes para produção de dados o questionário misto e a
entrevista narrativa. Como técnica para análise dos dados, foi empregada a análise de
conteúdo fundamentada na perspectiva de Bardin (2011). Os interlocutores e o contexto do
estudo compreenderam as supervisoras de estágio e licenciandos de Física do Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) - Campus Picos, e a estruturação teórica
está alicerçada em autores e legislações que discutem sobre formação inicial, entre eles,
Charlot (2008), Contreras (2002), Pérez Gomes (1995), Pimenta e Ghedin (2006), Gatti
(2013), Scalcon (2008), Schön (1983), Zeichner (1992) e Brasil (2015). Quanto ao estágio
supervisionado, as reflexões estão fundamentadas em Barreiro e Gebran (2006), Gonçalves
(2015), Maciel (2012), Pimenta e Lima (2004), Piconez (1998), Zabalza (2014), bem como
em marcos legais que orientam esta prática tanto em âmbito nacional como no contexto do
IFPI - Campus Picos e as discussões acerca dos saberes docentes, partem das categorizações
apresentadas por Gauthier et al.(1998), Pimenta (1999) e Tardif (2002). As compreensões
construídas confirmaram a hipótese inicial de que o estágio supervisionado contribui
sobremaneira para a aquisição e mobilização de saberes docentes, com destaque no contexto
investigado, àqueles relacionados às dimensões pedagógica e disciplinar. Houve também o
entendimento de que, parcerias mais efetivas entre as instituições formadoras são necessárias
para ampliar o leque de saberes apropriados no estágio supervisionado. Assim, a expectativa é
de que as reflexões provocadas por este estudo contribuam para o aprimoramento dos cursos
de formação de professores em Física, essencialmente no que tange a novas formas de
conceber e realizar o estágio supervisionado.ABSTRACT
The supervised internship represents a fruitful environment of professional initiation by
allowing the experience of real situations in the educational context that collaborate with the
construction and solidification of knowledge necessary for professional performance. It is
therefore an essential tool for broadening ties with the future profession, allowing for
meaningful construction during initial teacher education. Thus, the following research
problem is presented: What are the contributions of the supervised internship for the
acquisition and mobilization of knowledge in the initial formation in Physics at IFPI Campus
Picos? Thus, this study aims to analyze the contributions of supervised internship for the
acquisition and mobilization of knowledge in the initial training of physics teachers at IFPI
Campus Picos. Specifically, it intends to describe the supervised internship concepts of
physics supervisors and undergraduates, to characterize the supervised internship in the
Physics Degree of IFPI - Campus Picos, to identify the knowledge acquired and mobilized by
physics graduates in the supervised internship and to understand the function of the
internship. supervised in the initial formation of the Physics teacher. For this, a qualitative
research was carried out, using the autobiographical method and having as support for data
production the mixed questionnaire and the narrative interview. As a technique for data
analysis, content analysis based on the perspective of Bardin (2011) was employed. The
interlocutors and the context of the study comprised the internship supervisors and physics
graduates of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Piauí (IFPI) -
Picos Campus, and the theoretical structure is based on authors and legislations that discuss
initial training, among them Charlot (2008), Contreras (2002), Pérez Gomes (1995), Pimenta
and Ghedin (2006), Gatti (2013), Scalcon (2008), Schön (1983), Zeichner (1992) and Brazil
(2015). Regarding the supervised internship, the reflections are based on Barreiro and Gebran
(2006), Gonçalves (2015), Maciel (2012), Pimenta and Lima (2004), Piconez (1998), Zabalza
(2014), as well as legal frameworks that guide this practice both nationally and in the context
of IFPI - Campus Picos and the discussions about teaching knowledge, depart from the
categorizations presented by Gauthier et al. (1998), Pimenta (1999) and Tardif (2002). The
built understandings confirmed the initial hypothesis that the supervised internship contributes
greatly to the acquisition and mobilization of teaching knowledge, especially in the
investigated context, those related to the pedagogical and disciplinary dimensions. There was
also the understanding that more effective partnerships between training institutions are
needed to broaden the range of appropriate knowledge at the supervised stage. Thus, it is
expected that the reflections provoked by this study contribute to the improvement of teacher
training courses in Physics, essentially with regard to new ways of designing and conducting
the supervised internship. |
pt_BR |