Repositório Institucional da UFPI

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SOUZA, Sara Cavalcanti
dc.date.accessioned 2020-03-11T13:50:19Z
dc.date.available 2020-03-11T13:50:19Z
dc.date.issued 2020-03-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2015
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura.. Examinadora Interna: Profa. Dra. Neide Cavalcante Guedes. Examinador Externo: Prof. Dr. Domingos Leite Lima Filho (UTFPR). Examinadora Externa (Suplente): Profª. Drª. Francisca das Chagas da Silva Lima (UFMA). Examinadora Interna (Suplente): Profª. Drª.Ana Valéria Fortes Lustosa. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:A pesquisa investigou a Transposição Didática no contexto da Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional, nosso objeto de estudo. Vincula-se à Linha de Pesquisa: Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-Graduação emEducação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação deProfissionais da Educação (NIPPC) da Universidade Federal do Piauí. O interesse pela problemática partiu de inquietações vivenciadas como psicóloga no processo de avaliação psicológica junto a profissionais da segurança privada. Objetiva de modo geral analisar a contribuição da transposição didática para o ensino e a aprendizagem de pessoas jovens e adultas na educação profissional. Para ser desenvolvida contou com a colaboração de professores e estudantes jovens e adultos, do Curso Técnico Profissionalizante em Cozinha de um dos Institutos Federal do Piauí (IFPI). Em termos metodológicos, configura-se como uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa do tipo descritiva. No plano teórico e metodológico, fundamenta-se em: Bandura (2005); Barcelos (2006); Chevallard (1982, 1991, 1996, 1998,2005; 2007, 2010); De Aquino (2007); Dewey (1901; 1976); Jardilino (2014); Knowles(2009); Moura (2003; 2015); Nascimento (2007); e, Regattieri; Castro (2010); dentre outros.O estudo tem como instrumento de coleta de dados o questionário baseado em Gatti (2004), Malheiros (2011) e Oliveira (2007). Os dados empíricos foram organizados em categorias conforme Bardin (2016) e interpretados a luz da análise do discurso, segundo Maingueneau (1997); Pêcheux (2012) e Feijoo (1996). Os resultados indicam a necessidade de professores e estudantes conhecerem a lógica da construção do processo de ensino e aprendizagem de pessoas jovens e adultas, tendo como suporte básico os princípios inerentes à transposição didática. Fica evidente na pesquisa a percepção da relação teoria-prática como fator indispensável para a construção de domínios cognitivos, assim como, a responsabilidade de professores e estudantes pela aprendizagem com vistas a melhoria da qualidade das relações estabelecidas para a educação ao longo da vida.ABSTRACT: The research investigates the Didactic Transposition in the context of the Education of Young and Adults, integrated to Professional Education, our object of study. It is linked to the Research Line: Teaching, Teacher Training and Pedagogical Practices, the Post-Graduate Program in Education and the Interdisciplinary Center for Research in Curricular Practices and Training of Education Professionals (NIPPC) of the Federal University of Piauí. The interest in the problem arose from anxieties experienced as a psychologist in the process of psychological evaluation with private security professionals. It aims in general to analyze the contribution of didactic transposition to teaching and learning of young people and adults in professional education. In order to be developed it counted with the collaboration of professors and young and adult students, of the Professional Technician Course in Kitchen of one of the Federal Institutes of Piauí (IFPI). The empirical data were organized into categories according to Bardin (2016) and interpreted in the light of discourse analysis, according to Maingueneau (1997); Pêcheux (2012) and Feijoo (1996). The results indicate the need for teachers and students to know the logic of the construction of the process of teaching and learning of young people and adults, having as basic support the principles inherent to didactic transposition. It is evident in the research the perception of the theory-practice relationship as an indispensable factor for the construction of cognitive domains. In methodological terms, it is configured as a quantitative-qualitative research of the descriptive type. On the theoretical and methodological level, it is based on: Bandura (2005); Chevallard (1982, 1991, 1996, 1998, 2005; 2007, 2010); DeAquino (2007); Dewey (1901, 1976); Jardilino (2014); Knowles (2009); Moura (2003; 2015); Nascimento (2007); e, Regattieri; Castro (2010); among others. The study has as a data collection tool the questionnaire based on Gatti (2004), Malheiros (2011) and Oliveira (2007), as well as the responsibility of teachers and students for learning to improve the quality of relations established for the lifelong learning. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Educação Profissional pt_BR
dc.subject Transposição Didática pt_BR
dc.subject Ensino e Aprendizagem. pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Professional education pt_BR
dc.subject Didactic Transposition pt_BR
dc.subject Teaching and learning pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account