Repositório Institucional da UFPI

RESISTÊNCIAS DE MULHERES AFRODESCENDENTES ORGANIZADAS: O QUE ENSINAMOS E APRENDEMOS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES?

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author BATISTA, Ilanna Brenda Mendes
dc.date.accessioned 2019-11-04T19:42:14Z
dc.date.available 2019-11-04T19:42:14Z
dc.date.issued 2019-11-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1924
dc.description Orientador: Prof. Dr. Francis Musa Boakari Avaliadora interna: Profa. Dra, Jane Bezerra de Sousa Avaliadora externa: Profa. Dra. Iraneide Soares da Silva pt_BR
dc.description.abstract RESUMO No contexto do Brasil como sociedade com problemas de racismo, sexismo e tantas outras formas de discriminações, ser mulher afrodescendente força a pessoa para enfrentar desafios em relação aos seus pertencimentos de gênero, raça e condição social. Deste modo, a mulher brasileira afrodescendente continua sendo a pessoa mais discriminada no Brasil. Diante desta situação histórica, algumas destas mulheres conseguem se organizar em grupos e desenvolver atividades sociais e culturais que servem de fontes educativas onde elas ensinam e aprendem ao mesmo tempo. Nesse sentindo, sentiu-se necessidade de conhecer mais sobre esta realidade, através de respostas às questões acerca de como elas se organizam, quais as atividades desenvolvidas e quais as possíveis consequências destes esforços e interrelações. Com a pesquisa intitulada “Resistências de mulheres afrodescendentes organizadas: o que ensinamos e aprendemos em espaços não escolares?” investigou-se o que fazem alguns grupos organizados para viabilizar construção de saberes e aprendizagens em torno das identidades de gênero-raça e condição social, o que ensinam através das atividades, programas e engajamento destes grupos e quais as suas contribuições para as pessoas do grupo, em particular, participantes deste estudo. A metodologia compreendeu a abordagem qualitativa envolvendo inicialmente práticas descritivas. Estabeleceu-se os perfis das participantes deste estudo que são três mulheres brasileiras afrodescendentes autodeclaradas que participam de grupos organizados. Com elas, foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas, e também, foram realizadas observações livres, anotações em campo e descrições destas experiências. Elementos da pré-análise com base na análise de conteúdo de Bardin (2016) foram utilizados para uma primeira exploração do material de pesquisa acessado. Para análise e interpretação deste material, trabalhos foram desenvolvidos com inspiração na análise dialógica de Spink (2014). Este estudo revelou algumas possibilidades para pensar nas resistências de mulheres brasileiras afrodescendentes organizadas como fontes para experiências de aprendizagens sobre raça-gênero-condição social. ABSTRACT In the context of Brazil as a society with problems of racism, sexism and many other forms of discrimination, being an Afrodescendant woman forces the person to face challenges in relation to their gender, race and social status. Thus, Afrodescendant Brazilian women continue to be the most discriminated person in Brazil. Faced with this historical situation, some of these women are able to organize themselves in groups and develop social and cultural activities that serve as educational sources where they teach and learn at the same time. In this sense, there was a need to know more about this reality, through answers to the questions about how they are organized, what activities are developed and what are the possible consequences of these efforts and interrelationships. With the research titled "Resistances of Organized Afro-Descendant Women: What We Teach and Learn in Non-School Spaces?" We investigated what some organized groups do to make possible the construction of knowledge and learning around the identities of gender-race and social status, what they teach through the activities, programs and engagement of these groups and what their contributions to the people of the group, in particular, participants in this study. The methodology comprised the qualitative approach involving initially descriptive practices. The profiles of the participants of this study were established, which are three self-reported Brazilian women of African descent who participate in organized groups. With them, semi-structured interviews were developed, as well as free observations, field notes and descriptions of these experiences. Pre-analysis elements based on Bardin's content analysis (2016) were used for a first exploration of the accessed research material. For analysis and interpretation of this material, works were developed with inspiration in the dialogical analysis of Spink (2014). This study revealed some possibilities to think about the resistance of Afro-descendant Brazilian women organized as sources for learning experiences about race-gender-social status. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Movimentos sociais pt_BR
dc.subject Mulheres negras - educação pt_BR
dc.subject Mulheres negras - organização social pt_BR
dc.subject Social movements pt_BR
dc.subject Black women - education pt_BR
dc.subject Black women - social organization pt_BR
dc.title RESISTÊNCIAS DE MULHERES AFRODESCENDENTES ORGANIZADAS: O QUE ENSINAMOS E APRENDEMOS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES? pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account