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AFRORRESILIENTES: a resiliência de mulheres afrodescendentes de sucesso educaciona

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dc.contributor.author MARTINS, Lucienia Libania Pinheiro
dc.date.accessioned 2019-09-13T13:41:49Z
dc.date.available 2019-09-13T13:41:49Z
dc.date.issued 2019-09-13
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1880
dc.description Orientador: Prof. Dr. Francis Musa Boakari. Examinadora interna: Prof.ª Dr.ª Antonia Dalva França Carvalho. Examinadora externa: Prof. Dr. Feliciano José Bezerra Filho (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta pesquisa trata sobre a resiliência e a afrodescendência, fundamentada nos estudos realizados por Nadal (2007) e Carvalho (2008), e subsidiada pelos trabalhos sobre resiliência produzidos por Yunes e Szymanski (2001), Yunes (2003), Barlach (2005), Melillo e Ojeda (2005), Barbosa (2006, 2010a, 2010b, 2010c), Coimbra (2008). E para embasar a s questões raciais, educacionais e de gênero, coaduna-se com Fernandes (1978), Giacomini (1988), Moura (1988), Valente (1994), Cunha Junior (1996), Gomes (2000, 2001), Carone (2003), Carvalho (2004), Santos e Maio (2004), Carneiro (2006), Lopes (2007), e Risério (2007), Schumacher (2007), Fanon (2008), Bento (2009) e Boakari (1994, 1999, 2003, 2007, 2008, 2010, 2011). Tem como objetivo geral investigar os modelos de resiliência em um gru po de mulheres afrodescendentes, em especial no que concerne à descrição do perfil do grupo de mulheres afrodescendentes participantes da pesquisa; ao entender a resiliência, seus modelos e suas características; identificar os modelos de resiliência apresentados por esse grupo de acordo com o instrumento Quest_Resiliência, uma ferramenta desenvolvida em 2006 e validada em 2009, que permite mapear comportament os resilientes (BARBOSA, 2010b), aplicado a um grupo de 60 mulheres que se autodeclaram afrodescendentes, com curso superior e em atividade profissional na cidade de Teresina-PI. Emprega a abordagem metodológica de cunho quantitativo e de natureza exploratória e descritiva. Os dados acessados e analisados propiciaram mapear, no grupo das mulheres participantes do estudo, oito características constitutivas da resiliência, sendo elas: autocontrole; autoconfiança; leitura corporal; análise do contexto; otimismo para com a vida; empatia; conquistar e manter pessoas; e sentido de vida. O estudo, além de fornecer subsídios para melhor problematizar a temática em questão, sugere algumas prospectivas para futuras investigações sobre educação, gênero e afrodescendência. ABSTRACT: This research deals with the resilience and afrodescendência, based on studies conducted by Nadal (2007) and Carvalho (2008), and subsidized by the work on resilience produced by Yunes and Szymanski (2001), Yunes (2003), Barlach (2005), Melillo and Ojeda (2005), Barbosa (2006, 2010a, 2010b, 2010c), Coimbra (2008). And to support racial issues, education and gender, is consistent with Fernandes (1978), Giacomini (1988), Moura (1988), Valente (1994), Cunha Junior (1996), Gomes (2000, 2001), Carone (2003), Carvalho (2004), Santos and May (2004), Carneiro (2006), Lopes (2007), and Risério (2007), Schumacher (2007), Fanon (2008), Benedict (2009) and Boakari (1994 , 1999, 2003, 2007, 2008, 2010, 2011). It aims at investigating models of resilience in a group of women of African descent, in particular as regards the description of the profile of the group of women of African descent research participants; understand the resilience, their models and their characteristics; identify models of resilience presented by this group according to Quest_Resiliência instrument, a tool developed in 2006 and validated in 2009, which allows mapping resilient behaviors (BARBOSA, 2010b), applied to a group of 60 women who declare themselves African descent, with higher education and activity professional in the city of Teresina -PI. Employs a methodological approach to a quantitative and exploratory and descriptive nature. The data accessed and analyzed favored map, the group of women participating in the study, eight constitutive characteristics of resilience, namely: self-control, self-confidence, reading body; context analysis; optimism towards life; empathy; getting and keeping people, and meaning of life. The study, in addition to providing grants to better discuss the topic in question, suggests some prospects for future research on education, gender and afrodescendência. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Afrodescendentes - Mulheres pt_BR
dc.subject Relações etnicorraciais pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Afrodescendentes - Mulheres brasileiras pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject African descent - Brazilian women pt_BR
dc.subject African descent - Women pt_BR
dc.title AFRORRESILIENTES: a resiliência de mulheres afrodescendentes de sucesso educaciona pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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