Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa trata sobre a resiliência e a afrodescendência, fundamentada nos estudos
realizados por Nadal (2007) e Carvalho (2008), e subsidiada pelos trabalhos sobre resiliência
produzidos por Yunes e Szymanski (2001), Yunes (2003), Barlach (2005), Melillo e Ojeda
(2005), Barbosa (2006, 2010a, 2010b, 2010c), Coimbra (2008). E para embasar a s questões
raciais, educacionais e de gênero, coaduna-se com Fernandes (1978), Giacomini (1988),
Moura (1988), Valente (1994), Cunha Junior (1996), Gomes (2000, 2001), Carone (2003),
Carvalho (2004), Santos e Maio (2004), Carneiro (2006), Lopes (2007), e Risério (2007),
Schumacher (2007), Fanon (2008), Bento (2009) e Boakari (1994, 1999, 2003, 2007, 2008,
2010, 2011). Tem como objetivo geral investigar os modelos de resiliência em um gru po de
mulheres afrodescendentes, em especial no que concerne à descrição do perfil do grupo de
mulheres afrodescendentes participantes da pesquisa; ao entender a resiliência, seus modelos
e suas características; identificar os modelos de resiliência apresentados por esse grupo de
acordo com o instrumento Quest_Resiliência, uma ferramenta desenvolvida em 2006 e
validada em 2009, que permite mapear comportament os resilientes (BARBOSA, 2010b),
aplicado a um grupo de 60 mulheres que se autodeclaram afrodescendentes, com curso
superior e em atividade profissional na cidade de Teresina-PI. Emprega a abordagem
metodológica de cunho quantitativo e de natureza exploratória e descritiva. Os dados
acessados e analisados propiciaram mapear, no grupo das mulheres participantes do estudo,
oito características constitutivas da resiliência, sendo elas: autocontrole; autoconfiança; leitura
corporal; análise do contexto; otimismo para com a vida; empatia; conquistar e manter
pessoas; e sentido de vida. O estudo, além de fornecer subsídios para melhor problematizar a
temática em questão, sugere algumas prospectivas para futuras investigações sobre educação,
gênero e afrodescendência. ABSTRACT: This research deals with the resilience and afrodescendência, based on studies conducted by
Nadal (2007) and Carvalho (2008), and subsidized by the work on resilience produced by
Yunes and Szymanski (2001), Yunes (2003), Barlach (2005), Melillo and Ojeda (2005),
Barbosa (2006, 2010a, 2010b, 2010c), Coimbra (2008). And to support racial issues,
education and gender, is consistent with Fernandes (1978), Giacomini (1988), Moura (1988),
Valente (1994), Cunha Junior (1996), Gomes (2000, 2001), Carone (2003), Carvalho (2004),
Santos and May (2004), Carneiro (2006), Lopes (2007), and Risério (2007), Schumacher
(2007), Fanon (2008), Benedict (2009) and Boakari (1994 , 1999, 2003, 2007, 2008, 2010,
2011). It aims at investigating models of resilience in a group of women of African descent, in
particular as regards the description of the profile of the group of women of African descent
research participants; understand the resilience, their models and their characteristics; identify
models of resilience presented by this group according to Quest_Resiliência instrument, a tool
developed in 2006 and validated in 2009, which allows mapping resilient behaviors
(BARBOSA, 2010b), applied to a group of 60 women who declare themselves African
descent, with higher education and activity professional in the city of Teresina -PI. Employs a
methodological approach to a quantitative and exploratory and descriptive nature. The data
accessed and analyzed favored map, the group of women participating in the study, eight
constitutive characteristics of resilience, namely: self-control, self-confidence, reading body;
context analysis; optimism towards life; empathy; getting and keeping people, and meaning of
life. The study, in addition to providing grants to better discuss the topic in question, suggests
some prospects for future research on education, gender and afrodescendência.