Abstract:
RESUMO: A disciplina Geografia compõe o conjunto de disciplinas da estrutura 
curricular do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Nesse sentido, é de 
fundamental importância no desenvolvimento de habilidades e competências
como observar, analisar, interpretar e pensar criticamente as transformações 
cotidianas e a dinâmica do espaço geográfico.   O  Ensino  de Geografia na 
Escola de Tempo Integral contribui para a organização do currículo e 
articulação de conhecimentos a partir de abordagens interdisciplinares  como 
meio de  compreender  o conhecimento de forma ampla. O objetivo geral  foi 
analisar o  Ensino  de Geografia em escolas de Tempo Integral na cidade de 
Teresina, Piauí,  considerando  as  concepções de  docentes  das escolas 
escolhidas para a pesquisa. Os objetivos específicos foram: (a) identificar as 
práticas de  Ensino  de Geografia nas  escolas de  Ensino  em Tempo Integral;
(b)  discutir a concepção de  participantes envolvidos (docentes), no sentido 
de compreender como o Ensino  de Geografia é abordado na escola de tempo 
integral;  (c)  sugerir metodologias que despertem a aplicação de práticas 
interdisciplinares nas escolas de tempo integral com vista ao  Ensino  de 
Geografia. Os pressupostos teóricos fundamentam-se em Cavalcanti (2003), 
Callai (2006), Vesentini (2004),  Castrogiovanni  (2007),  Esquinsani  (2016), 
Gadotti (2009), Gonçalves (2006), Libâneo (2014), Moll (2012) ,  Cavaliere 
(2002), entre outros. A pesquisa empírica foi realizada  em uma  escola por 
Gerência Regional de Educação (GRE), totalizando 4 escolas , sigiladas com
letras do alfabeto: 4º  GRE Centro-Norte (Escola A); 19º GRE Sul (Escola B);
20º GRE Nordeste (Escola C) e 21º GRE Sudeste (Escola D), a partir de
aplicação de  entrevistas com  docentes. Na interpretação dos resultados, 
optou-se pelo uso de quadros para ressaltar  a fala dos entrevistados e figuras 
(Nuvens de Palavras). O  site  utilizado  para a criação da s figuras foi o 
wordclouds.com,  o qual  permite criar nuvens  de palavras,  o que resulta em
diversas formas e imagens para enriquecer  a  discussão das informações 
obtidas a partir das entrevistas. Concluiu-se que permanecer mais tempo na 
escola não  é  a solução para melhorar a qualidade  do Ensino de Geografia, 
pois a mesma carga horária planejada na escola de ensino médio regular 
também é pensada para a escola de tempo integral .  O  Ensino  de Geografia 
pode ser aperfeiçoado nas Escolas de Tempo Integral com a contribuição do 
Ensino  de Geografia, além de   explorar outros conteúdos e metodologias de 
Ensino.
ABSTRACT: The Geography discipline composes the set of disciplines of the curricular 
structure of Elementary School II and High School. In this sense, it’s  of 
fundamental importance in the development of skills and competences as 
observing, analyzing, interpreting and thinking critically the daily transformations 
and the dynamics of the geographical space. Teaching Geography in the Integral 
School contributes to the organization of curriculum and articulation of knowledge 
from interdisciplinary approaches as a means to comprehend knowledge in a 
broad way. The general objective was to analyze the teaching of Geography in 
full-time schools in the city of Teresina, Piauí, considering the conceptions of 
teachers of the schools chosen for the research. The specific objectives were: (a) 
identify the practices of Geography Teaching in the Schools of Integral Education; 
(b) discuss the conception of participants involved (teachers) in order to 
understand how Geography Teaching is approached in full-time school; (c) 
suggest methodologies that encourage the application of interdisciplinary 
practices in full-time schools with a view to Geography teaching. The theoretical 
assumptions are based on Cavalcanti (2003), Callai (2006), Vesentini (2004), 
Castrogiovanni (2007), Esquinsani (2016), Gadotti (2009), Gonçalves (2006), 
Libâneo ), Cavaliere (2002), among others. The empirical research was carried 
out in a school by Regional Education Management (GRE), totaling 4 schools, 
with letters of the alphabet: 4th GRE North-Center (School A); 19th GRE South
(School B); 20º GRE Northeast (School C) and 21st GRE Southeast (School D), 
considering  the application of interviews with teachers. In the interpretation of the 
results, we opted for the use of pictures to emphasize the speech of the 
interviewees and figures (Word Clouds). The site used for the creation of the 
figures was wordclouds.com, which allows to create clouds of words, which 
results in several forms and images to enrich the discussion of the information 
obtained from the interviews. It was concluded that staying longer in school is not 
the solution to improve the quality of Geography  teaching, because the same 
planned workload in regular high school is also designed for full-time school. The 
Geography teaching can be improved in the full-time schools  with the  contribution 
of the Geography teaching, in addition to exploring other  contents and 
methodologies of teaching.