Abstract:
RESUMO: O diagnóstico de autismo apresenta duas faces igualmente importantes, pois por um lado, determina o que se deve fazer frente a uma realidade vivenciada e, por outro, constitui fator de impacto sobre a subjetividade das pessoas que o recebem. Diante disso, esta pesquisa teve por objetivo investigar os sentidos subjetivos constituídos pelas mães de crianças com autismo acerca do diagnóstico e como impactam no processo de escolarização dessas crianças. Participaram desse estudo três mães de alunos diagnosticados com autismo que estão matriculados e frequentando o ensino regular na cidade de Teresina-PI. O desenvolvimento desta pesquisa teve como base teórica e metodológica a Epistemologia Qualitativa de González Rey (1997; 1998; 2005b). Os instrumentos utilizados para a construção das informações foram o completamento de frases, as entrevistas em processo, as dinâmicas conversacionais, as conversas informais, a composição e o conflito de diálogo. As informações obtidas foram analisadas a partir da análise construtivo-interpretativa, conforme proposta por González Rey. No que se refere aos principais resultados foi possível identificar que as mães produziram diversos sentidos subjetivos acerca do diagnóstico, como a valorização do filho como sujeito, o autismo como doença e o diagnóstico como instrumento de personificação do sintoma, contribuindo também para a produção de inúmeros impactos na subjetividade dessas mães, como a reflexividade, o desejo que o filho aprenda, o estado de conflito, a autodefesa, o estado de fragilidade, a impotência, o medo do rótulo, o sofrimento pela discriminação, a subestimação da criança, como também tentativas de posicionar o filho como sujeito. Sobre as implicações do diagnóstico de autismo para a escolarização das crianças, foi possível perceber que este legaliza no ambiente escolar as condições para o preconceito, a medicalização, a culpabilização da criança e a desresponsabilização pedagógica, corroborando com a produção de sentimentos de baixa autoestima nas crianças em questão. A escolarização dessas crianças acaba, na perspectiva das mães, se limitando às dimensões do cuidado e da sociabilidade, em detrimento das habilidades cognitivas. Além disso, os sentidos subjetivos produzidos por cada mãe são diversos e singulares, dependem da articulação entre os sentidos subjetivos constituídos na sua história de vida e os momentos atuais relacionais de sua ação como sujeito. Posto isso, é importante destacar que esta pesquisa não trouxe respostas prontas, pelo contrário, abriu novas zonas de inteligibilidade sobre essa temática, tão importante nas discussões sobre a inclusão das pessoas com autismo. ABSTRACT: The autism‘ diagnostic represents two faces equally important, the first one is determined by fighting the reality itself, and the second one, by the people‘s subjectivity that reacts to it. In front of that, this research was made to Investigate subjectives sense constituted by mothers with children that suffer the autism disease, and how it impacts the process to these children attend school (Schooling). Attending in this study, three students mothers with diagnosed autism, that are registered and attending the regular education in Teresina-PI.The development of this research had as theoretical and methodological base the González Rey‘s Epistemology Qualitative (1997; 1998; 2005b).The instruments utilized for the construction of the information was filling out questionnaires (sentences), running interviews, some dynamic conversations, informal conversations, composition and the dialogue conflict. The information obtained was analyzed from the analysis constructive-interpretative, in Accordance with the Gonzalez Rey proposal. Referring to the main results, was possible to identify that the mothers produced many subjective sense about the diagnosis, as the appreciation of the child as a subject, the autism as disease and the diagnosis as an instrument of personified symptom, contributing also to the production of countless impacts in subjectivity of these mothers, as the reflexivity, the desire that the child learns, the conflict stage, the self-defense, fragile state, the impotence, fear of being labeled, the suffering of being discriminated, the child's underestimation, as the attempts to place the child as a subject. About the autism diagnosis implications in the education of children, was possible to recognize that this, legalizes in the school environment the conditions for prejudice, medicalization and then blame the child and taking out the responsibility from the teaching staff, corroborating with the rise of the low self esteem in the pointed children. The education of children ends, from the mothers‘ perspective, limited to dimensions of care and sociability, to the detriment of cognitive abilities. Beyond That, the subjective sense produced for every mother are diverse and singular, depending on the articulation between the subjective feelings constituted in the life's history and the current moment related of her action as subject. Its important to highlight that this research did not brought ready answers, on the contrary, it opened new intelligibility zones on this topic, so important in discussions about the inclusion of people with autism.