Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa teve como objeto de estudo as contribuições da Licenciatura em Educação do
Campo (LEdoC) para a mudança da prática educativa de professores. O processo de
investigação foi desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação da Universidade
Federal do Piauí, especificamente no interior do Núcleo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar
de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP). De modo geral
objetivou analisar as mudanças da prática educativa de professores que trabalham em escolas
do campo após a participação dos mesmos na Licenciatura em Educação do Campo da UFPI
de Teresina. Especificamente, envidou esforços para delinear a trajetória de constituição da
educação do campo nos contextos nacional e piauiense, com ênfase no histórico do Programa
de Apoio à Licenciatura em Educação do Campo (PROCAMPO); caracterizar o Projeto
Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo e suas interfaces com
a prática educativa; identificar as concepções, conhecimentos, saberes e princípios que
orientam a formação no Curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade
Federal do Piauí, Campus de Teresina e conhecer aspectos da prática educativa que
constituem mudanças decorrentes da participação dos professores na LEdoC. O cenário da
pesquisa foi o Curso de Licenciatura em Educação do Campo, vinculado ao Centro de
Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Participaram da pesquisa 05
(cinco) professores do 8º período do curso, residentes no município de Timon (MA). As
discussões teóricas fundamentaram-se em autores como: Veiga (1995), Garcia (1999), Pérez
Gómez (2000), Pistrak (2003), Caldart (2005, 2011, 2012), Carvalho (2007), Formosinho
(2009), Freitas (2011), Molina e Freitas (2011), Shiroma et al (2011), Libâneo (2012), Freire
(2013, 2014), Molina (2015), dentre outros. O direcionamento metodológico foi a pesquisa
qualitativa crítica com abordagem etnometodológica, tendo como referencial teórico Coulon
(1995), Kincheloe e MacLaren (2006), Minayo (2007), Carspecken, (2011), dentre outros. A
produção dos dados empregou como técnicas: o questionário, a observação simples, a análise
documental e as rodas de conversas, cujos instrumentos tiveram a orientação de Gil (2011),
Richardson (2012), Freire (2002) e Warschauer (2004). Os dados foram organizados em eixos
categoriais e analisados com o apoio da técnica de análise de conteúdo sugerida por Bardin
(1979). Os resultados apontam que a inserção na LEdoC provoca mudanças em aspectos em
aspectos da prática educativa, entre os quais se destacam: a politização da docência, o
desenvolvimento de metodologias que respeitam, valorizam e integram os saberes culturais
dos estudantes aos conhecimentos escolares e a realização de procedimentos de avaliação
numa perspectiva formativa. Estas evidências asseguram a tese de que o referido curso
desenvolve processos educativos que contemplam conhecimentos específicos da formação de
professores articulados com os saberes da cultura camponesa, promovendo reflexões críticas e
ações práticas e teóricas que favorecem mudanças na prática educativa de professores do
campo. O estudo, portanto, ao reconstituir a trajetória da educação do campo no Brasil,
adentra no lócus deste processo para promover uma reflexão sobre a LEdoC, contribuindo
simultaneamente para preencher uma lacuna no campo do conhecimento científico nessa área. ABSTRACT: This research had as object of study the contributions of the Degree in Field Education
(LEdoC) to change the educational practice of teachers. The research process was developed
within the scope of the Post-Graduate Program of the Federal University of Piauí, specifically
within the Center for Research Interdisciplinary Nucleus of Research in Education and
Epistemology of Professional Practice (NIPEEPP). In general, the objective was to analyze
the changes in the educational practice of teachers who work in rural schools after their
participation in the Field Education Degree at UFPI in Teresina. Specifically, it made efforts
to delineate the path of constitution of the education of the field in the national and Piauiense
contexts, with emphasis on the history of the Program of Support to the Degree in Education
of the Field (PROCAMPO); to characterize the Pedagogical Project of the Course of Degree
in Education of the Field and its interfaces with the educational practice; to identify the
conceptions, knowledge, , to know and principles that orient the training in the Course of
Degree in Education of the Field of the Federal University of Piauí, Campus of Teresina and
to know aspects of the educational practice that constitute changes resulting from the
participation of the teachers in the LEdoC. The research scenario was the Licentiate Course in
Field Education, linked to the Education Sciences Center, Federal University of Piauí - UFPI.
A total of 05 (five) teachers from the 8th semester of the course, residing in the municipality
of Timon (MA), participated in the study. The theoretical discussions were based on authors
such as Veiga (1995), Garcia (1999), Pérez Gómez (2000), Pistrak (2003), Caldart (2005,
2011, 2012), Carvalho (2007), Formosinho Freitas (2011), Molina and Freitas (2011),
Shiroma et al (2011), Libâneo (2012), Freire (2013, 2014), Molina (2015), among others. The
methodological orientation was the critical qualitative research with ethnomethodological
approach, having as theoretical reference Coulon (1995), Kincheloe and MacLaren (2006),
Minayo (2007), Carspecken, (2011), among others. The production of the data used as
techniques: the questionnaire, simple observation, documentary analysis and the wheels of
conversations, whose instruments were guided by Gil (2011), Richardson (2012), Freire
(2002) and Warschauer (2004). The data were organized into categorical axes and analyzed
with the support of the content analysis technique suggested by Bardin (1979). The results
point out that the insertion in the LEdoC provokes changes in the educational practice of
teachers in some aspects such as: the politicization of teaching, the development of
methodologies that respect, value and integrate students' cultural knowledge to school
knowledge and the performance of evaluation procedures from a formative perspective. These
evidences assure the thesis that this course develops educational processes that include
specific knowledge of the formation of teachers articulated with the knowledge of the peasant
culture, promoting critical reflections and practical and theoretical actions that favor changes
in the educational practice of teachers of the field. The study, therefore, in reconstituting the
path of rural education in Brazil, enters the locus of this process to promote a reflection on the
LEdoC, simultaneously contributing to fill a gap in the field of scientific knowledge in this
area.