Abstract:
RESUMO: Introdução: O adolescente experimenta comportamentos que podem gerar quadros depressivos e resultar em ideações suicidas, a qual se refere a pensamentos de como acabar com a própria vida, considerada um importante fator de risco para o suicídio. Objetivo: Analisar a prevalência da ideação suicida e fatores associados entre escolares do ensino médio. Métodos: Estudo transversal com 674 adolescentes de escolas públicas e privadas em Teresina, Piauí, em 2016, selecionados por amostragem probabilística estratificada proporcional. O estudo faz parte de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), intitulada “Saúde na escola: diagnóstico situacional no ensino médio”. Foi utilizado questionário semi-estruturado, baseado no questionário da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE-2012) e no Inquérito de vitimização utilizado por Lecoque (2003). Realizou-se análise bivariada com o teste do Qui-quadrado e análise múltipla pelo modelo de regressão de Poisson para estimar as razões de prevalência (RP) e intervalos de 95% de confiança (IC95%). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPI (parecer nº 1.495.975). Resultado: Os participantes do estudo foram em sua maioria do sexo feminino (56,7%), negros (77,4%), que moravam com os pais (85%), cujas mães apresentavam escolaridade ≥ 8 anos de estudo (68,8%), com renda familiar maior que um salário mínimo (58,3%), praticantes de alguma religião (86,8%) e procedentes de escola pública (64,7%). A prevalência de ideação suicida foi de 7,9%. Maior frequência de ideação suicida foi relatada entre estudantes do sexo feminino (10,2%), com p-valor de 0,052, se encontrando no limite da significância estatística. Ideação suicida foi associada estatisticamente aos alunos que referiram não residir com os pais (RP ajustada: 2,27; IC95%: 1,26-4,10; p<0,05) e àqueles que informaram ter sofrido violência sexual por outros alunos, professores ou funcionários da escola (RP ajustada: RP: 3,40; IC95%: 1,80-6,44; p<0,05), com uma prevalência de ideação suicida três vezes maior que a observada entre aqueles que não referiram esse tipo de violência. Conclusão: A ideação suicida entre adolescentes escolares de Teresina estava associada ao sexo feminino, a não residir com os pais e a ter sido vítima de violência sexual na escola. ABSTRACT: Introduction: The adolescent experiences behaviors that can trigger depressive moods and result in suicidal ideation, which refers to thoughts of how to end life itself, considered to be an important risk factor for suicide. Objective: To analyze the prevalence of suicidal ideation and associated factors among high school students. Methods: Cross-sectional study with 674 adolescents from public and private schools in Teresina, Piauí, Brazil, in 2016, selected by proportional stratified probabilistic sampling. The study is part of a research carried out by the Federal University of Piauí (UFPI), entitled "Health in school: situational diagnosis in high school". A semi-structured questionnaire was used, based on the questionnaire of the National School Health Survey (PeNSE-2012) and the Victimization Survey used by Lecoque (2003). A bivariate analysis was performed using the Chi-square test and multiple analysis using the Poisson regression model to estimate the prevalence ratios (PR) and 95% confidence intervals (95% CI). The study was approved by the Research Ethics Committee of UFPI (opinion no. 1,495,975). Results: The study participants were female (56.7%), black (77.4%), parents (85%) whose mothers had schooling ≥ 8 years of schooling (68.8% ), with a family income greater than a minimum wage (58.3%), practicing some religion (86.8%) and coming from a public school (64.7%). The prevalence of suicidal ideation was 7.9%. Higher frequency of suicidal ideation was reported among female students (10.2%), with p-value of 0.052, being within the limit of statistical significance. Suicidal ideation was statistically associated with students who reported not living with their parents (adjusted PR: 2.27, 95% CI: 1.26-4.10, p <0.05) and those who reported having suffered sexual violence by other students, teachers or school employees (adjusted RP: 3.40, 95% CI: 1.80-6.44, p <0.05), with a prevalence of suicidal ideation three times higher than that observed among those who did not reported this type of violence. Conclusion: The suicidal ideation among Teresina's schoolchildren was associated with females, not living with parents and having been sexually assaulted at school.