Abstract:
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar os discursos sobre o autismo veiculados pela revista Superinteressante nas últimas duas décadas. Nosso foco foi sobre o dispositivo de encenação da linguagem, as estratégias de persuasão e os modos de organização do discurso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa que teve como corpus inicial quinze matérias publicadas pela revista supracitada no período de 2000 a 2017. Para efeito de análise, selecionamos três delas: “Em que planeta você mora?”, “Autismo – ilhados em seu próprio mundo” e “6 autistas contam como é ter autismo – usando o Reddit”, publicadas nos anos de 2000, 2012 e 2017, respectivamente. Nossa principal base teórica foi a Teoria Semiolinguística de Charaudeau (2001; 2014; 2015). Também recorremos a teóricos contemporâneos, tais como: Maingueneau (2008; 2015), Emediato (2007) e Machado (2006; 2013), dentre outros. No decorrer da nossa análise, identificamos os sujeitos que compõem o dispositivo de encenação da linguagem midiática da Superinteressante, os modos de organização do discurso enunciativo, descritivo e narrativo, mais as estratégias de legitimidade, de credibilidade e de captação das matérias supracitadas. Concluímos que a revista Superinteressante faz uso das estratégias de legitimidade e de captação para garantir o consumo dos seus produtos (por meio da compra das edições impressas, do acesso ao site e da leitura das suas matérias) em meio a um mercado jornalístico amplo e concorrido. ABSTRACT: This Master's Thesis aims to analyze discourses about autism published by Superinteressante magazine in the last two decades. Our focus was on the language staging device, the persuasion strategies and the discourse organization modes. It is a qualitative and interpretative research that had as initial corpus fifteen articles published by the magazine mentioned above, in the period from 2000 to 2017. For the purpose of analysis, we selected three of them: “Em que planeta você mora?”, “Autismo – ilhados em seu próprio mundo”, and “6 autistas contam como é ter autismo – usando o Reddit”, published in 2000, 2012, and 2017, respectively. Our main theoretical basis was the Semiolinguistic Theory by Charaudeau (2001, 2014, 2015). We also resorted to studies by Maingueneau (2008, 2015), Emediato (2007) and Machado (2006, 2013), among others. In the course of our analysis, we identified the subjects that compose the staging device of mediatic language of the Superinteressante magazine, the organization modes of enunciative, descriptive and narrative discourse, as well as the legitimacy, credibility and capture strategies of the above mentioned subjects. We conclude that the Superinteressante magazine use the legitimacy and credibility strategies to guarantee the consumption of its products (through the purchase of printed editions, the access to the site and the reading of its subjects) in the midst of a broad and competitive journalistic market .