Abstract:
RESUMO: A constituição da identidade tem origem nas múltiplas relações que cada indivíduo estabelece com a sua realidade, sobretudo, consigo e com as pessoas que compõem os grupos sociais dos quais participa, assemelhando-se, diferenciando-se e desenvolvendo sua individualidade e a consciência de si mesmo. Partindo dessa concepção, a pesquisa realizou-se com o objetivo geral de compreender as significações produzidas por uma professora da educação básica sobre a prática docente e suas relações com a constituição de sua identidade. Para seu desenvolvimento, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: analisar as significações, que articulam os significados e sentidos produzidos por uma professora da educação básica, sobre a prática docente; conhecer os principais processos que têm constituído a identidade docente; entender como os elementos da relação pedagógica medeiam a constituição da identidade docente. O referencial teórico-metodológico está assentando nos fundamentos do Materialismo Histórico Dialético e na Psicologia Sócio Histórica, precisamente nas obras de Marx (1983), Engels (1979), Vygotsky e Luria (1996), Vigotski (2007; 2009), Leontiev (1978) e, na concepção de identidade como metamorfose, proposta por Ciampa (1985; 2005). A investigação de natureza qualitativa conta com a participação de uma professora, que atua na educação básica, em escola da rede estadual de educação, localizada na cidade de Teresina, no estado do Piauí. A produção dos dados foi realizada através de entrevista narrativa, para a qual buscamos suporte em Bruner (1991) e em Bauer e Jovchelovich (2010). A análise e a interpretação dos dados foram desenvolvidas a partir dos Núcleos de Significação, procedimento metodológico proposto por Aguiar e Ozella (2006; 2013; 2015). Os resultados alcançados evidenciam que a identidade docente se constitui a partir de determinantes que se desenvolvem no decorrer da vida do professor, não somente no período de exercício profissional. Dentre os determinantes histórico-sociais da profissão, destacamos como constituintes da identidade docente, as contradições que se revelaram no processo de escolha profissional; no processo de formação inicial; no exercício inicial da profissão e, ainda, nos processos de desvalorização do professor e na sobrecarga de novas responsabilidades relacionadas a valores básicos essenciais ao processo formativo dos seres humanos. ABSTRACT: The constitution of identity which origin starts in the multiple relations that the individual establishes with reality, especially, with himself and the people who compose the social groups which he participates, resembling, differentiating and developing his individuality and self-awareness. From this conception, the research was carried out with the general objective of understanding the meanings produced by a teacher of basic education about the teaching practice and its relation with the constitution of its identity. For the development of this research the following specific objectives were established: analyzing the significances that articulate the meanings and senses produced by a teacher of basic education about the teaching practice; knowing the main processes that have constituted the teaching identity; understanding how the elements of the pedagogical relation mediate the constitution of the teaching identity. The theoretical-methodological point of reference is based on the foundations and principles of Dialectical Historical Materialism and Historical Social Psychology, precisely in the works of Marx (1983), Engels (1979), Vygotsky and Luria (1996), Leontiev (1978) and in the conception of identity as metamorphosis, proposed by Ciampa (1985, 2005). The investigation of a qualitative nature was attended by a teacher who works in basic education at a state education group, located in the city of Teresina, in the state of Piaui. The production of the data was done through a narrative interview, for which we sought support in Bruner (1991) and in Bauer and Jovchelovich (2010). The analysis and interpretation of the data were developed from the Nuclei of Significance, methodological procedure proposed by Aguiar and Ozella (2006; 2013). The reached results demostrated that the teacher identity is constituted from processes that develop during the life of the teacher, not only during the period of professional practice. Among the historical-social determinants of the profession, we highlight, as constituents of the teaching identity, the contradictions that are revealed in the process of professional choice; in the initial training process; in the initial exercise of the profession and also in the processes of devaluation of the teacher and in the overload of new responsibilities related to basic values essential to the formative process of human beings that were previously assigned to the family.