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PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

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dc.contributor.author MAIA, Sayonnara Ferreira
dc.date.accessioned 2016-06-09T19:42:19Z
dc.date.available 2016-06-09T19:42:19Z
dc.date.issued 2016-06-09
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/175
dc.description Orientadora: Profª Drª. Benevina Maria Vilar Teixeira Nunes. 1ª Examinadora: Profª. Drª. Elizabeth Teixeira (UEPA). 2ª Examinadora: Profª. Drª. Elaine Maria Leite Rangel Andrade (UFPI). Suplente: Profª. Drª. Ana Maria Ribeiro dos Santos (UFPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O levantamento de informações sobre a realidade dos egressos proporciona reflexão sobre o processo de formação em enfermagem e contribui para aperfeiçoar estratégias pedagógicas de formação profissional. Este estudo, realizado com 104 egressos de enfermagem do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (CGE/UFPI), formados de 2009 a 2011, trata-se de pesquisa descritiva, transversal, com objetivo de caracterizar o perfil dos egressos em relação aos aspectos socioeconômicos, demográficos, formação, atuação e realização profissional. Coletaram-se os dados de maio a setembro de 2013, por meio da aplicação de questionário. Para a análise estatística utilizou-se o aplicativo Statistical Package for the Social Science, versão 18.0. Para verificar diferenças entre duas médias foi utilizado o teste de Mann-Whitney, e para correlacionar as variáveis, usou-se a correlação de Spearman. Para verificar associação entre as variáveis qualitativas foi utilizado o qui-quadrado de Pearson (²). Em todas as análises foi utilizado o nível de significância de 5%. A amostra compôs-se de maioria jovem, feminina, solteira, sem filhos, residentes em Teresina, com renda média mensal de R$ 3.409,80. A maioria realizou atividades complementares durante a graduação, fez ou estava fazendo cursos de pós-graduação e estava trabalhando como enfermeiro. Dentre esses, 62% possuíam apenas um emprego, 57% já haviam passado por dois a quatro empregos desde a formação, e 46,4% dos vínculos empregatícios foram na área hospitalar. Grande parte atuava predominantemente na assistência e 65,8% afirmaram executar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), porém não realizavam todas as etapas. As atividades em equipe multiprofissional eram realizadas por 65,8% dos egressos, e 60,8% não participavam de nenhuma entidade de classe. As maiores contribuições do CGE/UFPI foram atribuídas às competências “Aprender por iniciativa própria” e “Respeitar os princípios éticos e legais”. As menores contribuições foram apontadas nas habilidades “Atuar na gerência de enfermagem” e “Participar de entidades de classe”. Houve associação estatisticamente significativa entre as variáveis ‘área de atuação hospitalar’ e ‘realização da SAE’, ‘participação em programas de iniciação científica’ e ‘realização de trabalho científico’, e ‘contribuição do curso para atuar utilizando o processo de enfermagem/SAE’ e ‘realização da SAE’. O perfil caracterizado mostrou a maioria de enfermeiros jovens, do sexo feminino, em início de carreira. A maioria realizou educação continuada em cursos de especialização e menor quantidade em mestrado. Atuavam predominantemente na assistência, nas áreas hospitalar e de saúde pública. Grande parte realizava a sistematização da assistência de enfermagem, porém de forma incompleta. A participação em entidades de classe foi pouco expressiva, e alguns demonstraram sentimento de insatisfação com a profissão. Quanto às contribuições do Curso, não foram satisfatórias quanto às competências ‘atuar na gerência de enfermagem’ e ‘participar de entidades de classe’. Desta forma, propõem-se modificações no Projeto Pedagógico do CGE/UFPI, no tocante às competências relacionadas à consciência crítica e política do egresso e administração e gerência em enfermagem. Concluiuse que a realização de estudos com os egressos deve ser feita periodicamente, para que seus resultados possibilitem reflexões, mudanças e/ou aperfeiçoamentos do currículo do Curso. ABSTRACT: The gathered information about the reality of graduates provides reflection on the process of nursing education and contributes to improving teaching training strategies. This study, conducted with 104 nursing graduates of the Undergraduate inNursing, from Federal University of Piauí (CGE/UFPI), trained from 2009 to 2011, is a descriptive and cross-sectional research, in order to characterize the profile of graduates in relation to socioeconomic, demographic, education, experience and professional achievement. We collected data from May to September 2013, through a questionnaire. For statistical analysis, we used the application Statistical Package for the Social Sciences, version 18.0. To see differences between two means, the Mann-Whitney test was used, and to correlate the variables used to de Spearman correlation. To assess the association between qualitative variables the chi-square test was used. In all analyzes, the significance level of 5% was used. The sample was composed of mostly young, female, single, no kids, living in Teresina, with an average monthly income of R$ 3,409.80. Most complementary activities held during graduation did or was doing postgraduate degree and was working as a nurse. Among these, 62% had only one job, 57% had undergone two to four jobs since the formation and 46.4% of employment relationships were in the hospital area. Much acted predominantly on the tour, and 65.8% said they perform Nursing Care System (NCS), but did not perform all the steps. The multidisciplinary team activities were performed by 65.8% of the graduates, and 60.8% did not participate in any class entity. The major contributions of the course competencies were attributed to "learn on their own initiative" and "Respect the ethical and legal principles." Smaller contributions were highlighted in skills "Acting in nursing management" and "Attend class entities". There was a statistically significant association between the variables' area of hospital operations' and 'realization of NCS', 'participation in undergraduate research programs' and' conducting scientific work ', and' contribution of the course to act using the nursing process/NCS’ and ‘completion of NCS'. The featured profile showed predominance of young nurses, female and early career. Most of them held in continuing education courses and lower amount of expertise in master. They worked predominantly in care, the hospital and public health areas. Most of them accomplished the systematization of nursing care, however incompletely. The participation in professional associations was not significant, and showed some feeling of dissatisfaction with the profession. In relation to the contributions of Nursing graduation Course, were not satisfactory as regards the powers 'work in nursing management' and 'participate in associations'. Thus, we propose modifications to the pedagogical project of CGE/UFPI, related to the egress’ critical concerns and administration and nursing management policy awareness skills. It was concluded that the studies with the graduates should be done periodically, so that their results allow reflections, changes and/or improvements of the Course curriculum. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação em Enfermagem pt_BR
dc.subject Enfermagem - Graduação pt_BR
dc.subject Enfermagem - Pesquisa pt_BR
dc.subject Nursing Education pt_BR
dc.subject Nursing - Graduation pt_BR
dc.subject Nursing - Research pt_BR
dc.title PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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  • Mestrado em Enfermagem
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

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