Repositório Institucional da UFPI

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuições para reelaboração das práticas pedagógicas em ciências naturais

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Maria Oneide Lino da
dc.date.accessioned 2019-03-28T18:13:11Z
dc.date.available 2019-03-28T18:13:11Z
dc.date.issued 2019-03-28
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1741
dc.description Orientador: Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho. Examinadora interna: Prof.ª Dr.ª Antônia Edna Brito. Examinadora interna: Prof.ª Dr.ª Maria da Glória Soares Barbosa Lima. Examinador externo: Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI). Examinador externo: Prof. Dr. José Ribamar Torres Rodrigues (CET). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta pesquisa de doutorado tem como objeto de estudo a ―articulação entre a formação continuada e a prática pedagógica dos professores para o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O problema tem como enunciado: quais as contribuições da formação continuada para a reelaboração das práticas pedagógicas dos professores no ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral do estudo é investigar as contribuições da formação continuada para a reelaboração das práticas pedagógicas dos professores no ensino de Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: a) analisar a formação continuada e a prática pedagógica de professores para o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental; b) caracterizar as articulações entre a formação continuada e a prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no ensino de Ciências Naturais; c) identificar as necessidades formativas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no ensino de Ciências Naturais, e d) desenvolver uma proposta de formação continuada em Ciências Naturais, a fim de contribuir para reelaboração das práticas pedagógicas dos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os pressupostos teóricos da pesquisa centra-se na afirmação de que: A formação continuada contribui para a reelaboração das práticas pedagógicas dos professores no ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos aspectos teóricos e metodológicos por meio da ação e reflexão crítica de suas necessidades formativas. Trata-se de uma pesquisa-ação em diálogo com autores como: André (2008); Barbier (2007); Bardin (1995), Carr e Kemmis (1986), Dick (2003), Franco (2005, 2008, 2012), Kemmis e Wilkinson (2002); Thiollent (1986, 2006); Tripp (2005), e outros. A pesquisa-ação participativa foi desenvolvida com um grupo de 05 (cinco) professoras de uma escola pública municipal de Teresina-PI, em torno de 01 (um) ano, com encontros sistemáticos por meio de ciclos de conversas e oficinas, de acordo com as necessidades formativas apontadas pelos parceiros denominados de Lírio do campo, Rosa, Girassol, Margarida e Violeta, buscando uma relação dialógica entre a formação continuada, ensino de Ciências Naturais e práticas pedagógicas no interior da escola. O corpus de análise teve como suporte a análise do conteúdo proposto por Bardin (1995). O referencial teórico que fundamentou o estudo foi: Brasil (1996, 2000, 2006, 2010, 2015, 2017), a partir dos Decretos, Leis e Diretrizes para a Educação, Carvalho e Gil Pérez (2011) e Delizoicov e Angotti (2008) – sobre o ensino de Ciências Naturais; Gatti (2010), Imbernón (2010, 2011); Mendes Sobrinho (2002, 2006, 2008, 2017), Nigro e Azevedo (2011) Nóvoa (1992, 1995); Sasseron (2008), Salles e Kovaliczn (2007), Schön (1992) - relativo à formação continuada e Libâneo (2006) e Freire (2011) – referente às práticas pedagógicas. Com base na análise percebemos que a formação continuada contribui para reelaboração das práticas pedagógicas dos professores dos anos iniciais no ensino de Ciências Naturais, por meio de reflexões críticas sobre suas práticas e de reconhecimento de suas necessidades formativas, constituindo uma atividade desafiadora, na qual requer rompimento de paradigmas tradicionais nas formas de ensinar e aprender, e adesão de práticas pedagógicas inovadoras. Entretanto, para o alcance desses desafios faz-se necessário existência de políticas públicas para a formação continuada em Ciências Naturais, além das existentes, e compreender que o ensino de Ciências Naturais além de ser um direito, contribui para o desenvolvimento integral do aluno como sujeito ativo e participativo do meio social permeado pelas intensas relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA). ABSTRACT: This doctoral research has as object of study the "articulation between the continuous formation and the pedagogical practice of the teachers for the teaching of Natural Sciences in the initial years of Elementary Education. The problem is: what are the contributions of continuing education to the re-elaboration of teachers' pedagogical practices in the teaching of Natural Sciences in the initial years of Elementary School? The general objective of the study is to investigate the contributions of continuing education to the re-elaboration of teachers' pedagogical practices in the teaching of Natural Sciences in the initial years of Elementary School. The specific objectives are: a) to analyze the continuing education and pedagogical practice of teachers for the teaching of Natural Sciences in the initial years of Elementary Education; b) to characterize the articulations between the continuous formation and the pedagogical practice of the teachers of the initial years of Elementary Education in the teaching of Natural Sciences; c) to identify the training needs of the teachers of the initial years of Elementary Education in the teaching of Natural Sciences, and d) to develop a proposal for continuing education in Natural Sciences, in order to contribute to the re-elaboration of the pedagogical practices of teachers in the initial years of Elementary School. The theoretical presuppositions of the research center on the affirmation that:Continuing education contributes to the re-elaboration of teachers' pedagogical practices in the teaching of Natural Sciences in the initial years of Elementary Education, in the theoretical and methodological aspects through the critical action and reflection of training needs. It is an action research in dialogue with authors such as: André (2008); Barbier (2007); Bardin (1995), Carr and Kemmis (1986), Dick (2003), Franco (2005, 2008, 2012), Kemmis and Wilkinson (2002); Thiollent (1986, 2006); Tripp (2005) and others. Participatory action research was developed with a group of 05 (five) teachers from a municipal public school in Teresina-PI, around 01 (one) year, with systematic meetings through cycles of conversations and workshops, according to the training needs pointed out by the partners, called Field Lily, Rosa, Girassol, Margarida and Violeta, seeking a dialogical relationship between continuing education, teaching of Natural Sciences and pedagogical practices within the school. The corpus of analysis was supported by the content analysis proposed by Bardin (1995). The theoretical framework that bases the study is the following: Brazil (1996, 2000, 2006, 2010, 2015, 2017), based on the Decrees, Laws and Guidelines for Education; Carvalho and Gil Pérez (2011) and Delizoicov and Angotti (2008) -on the teaching of Natural Sciences: Gatti (2010); Imbernón (2010, 2011); Mendes Sobrinho (2002, 2006, 2008, 2017); Nigro and Azevedo (2011); Nóvoa (1992, 1995); Sasseron (2008); Salles and Kovaliczn (2007); Schön (1992) -on continuing education; Libâneo (2006) and Freire (2011) -referring to pedagogical practices. On the basis of the entrepreneurial analysis, it is revealed that continuing education contributes to the re-elaboration of the pedagogical practices of the teachers of the initial years in the teaching of Natural Sciences, by means of critical reflections on their practices and recognition of their training needs, constituting a challenging activity that requires disruption of traditional paradigms in teaching and learning, as well as adherence to innovative pedagogical practices. However, in order to reach these challenges, it is necessary to expand the public policies for continuing education in Natural Sciences and the understanding that the teaching of Natural Sciences, besides being a right, contributes to the integral development of the student as an active subject and of its social environment permeated by the intense relations between science, technology, society and the environment (CTSA). RESUMEN: Esta investigaciónde doctorado tienecomoobjeto de estudiola “articulaciónentre la formación continuada y la práctica pedagógica de los profesores para laenseñanzade Ciencias Naturales en los años iniciales de laEnseñanza Básica. El problema tienecomo enunciado: ¿cuáles las contribucionesde la formacióncontinuada a lareelaboraciónde las prácticas pedagógicas de los profesores en laenseñanzade Ciencias Naturales en los años iniciales de laEnseñanza Básica? Elobjetivo generaldelestudio esinvestigar las contribucionesde la formacióncontinuada a lareelaboraciónde las prácticas pedagógicas de los profesores en laenseñanzade Ciencias Naturales en los años iniciales de laEnseñanza Básica. Losobjetivos específicos son: a)analizar la formación continuada y la práctica pedagógica de profesores a laenseñanzade Ciencias Naturales en los años iniciales de laEnseñanza Básica; b) caracterizar las articulacionesentre la formacióncontinuada y lapráctica pedagógica de los profesores de los años iniciales de laEnseñanza Básica en la enseñanza de Ciencias Naturales; c) identificar las necesidades formativas de los profesores de los años iniciales de laEnseñanza Básica en laenseñanzade Ciencias Naturales, yd) desarrollar una propuesta de formacióncontinuada enCiencias Naturales, a fin de contribuir a lareelaboraciónde las prácticas pedagógicas de los profesores en los años iniciales de laEnseñanzaBásica. Los presupuestos teóricos de la investigación centraseem la afirmaciónde que: laformación continuada contribui a lareelaboraciónde las prácticas pedagógicas de los profesores en laenseñanza de Ciencias Naturales en los años iniciales de laEnseñanza Básica, en los aspectos teóricos ymetodológicos por medio de laacción yreflexión crítica de sus necesidades formativas. Tratase de una investigación-acciónendiálogo conautores como:André (2008); Barbier (2007); Bardin (1995), Carr yKemmis (1986), Dick (2003), Franco (2005, 2007, 2012), Kemmis yWilkinson (2002); Thiollent (1986, 2006); Tripp (2005) yotros. La investigación acción participativa há sidodesarrollada conum grupode 05 (cinco) profesoras de una escuela pública municipal de Teresina-PI, hacia01 (un) año, conencuentros sistemáticos por medio de ciclos de charlas y talles, de acuerdo conlas necesidades formativas apuntadas por los compañeros, denominados de Lírio delCampo, Rosa, Girasol, Margarida yVioleta, buscando una relacióndialógica entre la formacióncontinuada, enseñanzade Ciencias Naturalesyprácticas pedagógicas en elinterior de la escuela. Elcorpusde análisistuvocomo suporte elanálisisde contenido propuesta porBardin (1995). Elreferencial teórico que fundamenta elestudio es lo seguiete: Brasil (1996, 2000, 2006, 2010, 2015, 2017), a partir de los Decretos, Leis e Diretrizes para a Educação; Carvalho y Gil Pérez (2011) yDelizoicov yAngotti (2008) –sobre la enseñanzade Ciencias Naturales: Gatti (2010); Imbernón (2010, 2011);Mendes Sobrinho (2002, 2006, 2008, 2017); Nigro yAzevedo(2011); Nóvoa (1992, 1995); Sasseron (2008); Salles yKovaliczn (2007); Schön (1992) -relativo a laformacióncontinuada; Libâneo (2006) yFreire (2011) –referente a las prácticas pedagógicas.Conbase en elanálisis emprendedora revela que la formacióncontinuada contribuyea la reelaboraciónde las prácticas pedagógicas de los profesores de los años iniciales en laenseñanzade Ciencias Naturales, por mediode reflexiones críticas sobre sus prácticas yde reconocimiento de sus necesidades formativas, constituyendo una actividaddesafiadora, que requiererompimiento de paradigmas tradicionales en las formas de enseñar y aprender, biencomo adhesión de prácticas pedagógicas innovadoras. Entretanto, para elalcance deesos desafíos se hacenecesario la ampliaciónde las políticas públicas a laformacióncontinuada en Ciencias Naturales y la comprensiónde que laenseñanzade Ciencias Naturales además de ser underecho, contribuiraldesarrollointegral delalumno como sujeto activo yparticipativo de su medio social permeado por las intensas relacionesentre ciencia, tecnología, sociedadyambiente (CTSA). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Necessidades formativas pt_BR
dc.subject Ensino de ciências naturais pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Continuing education pt_BR
dc.subject Training needs pt_BR
dc.subject Teaching of natural sciences pt_BR
dc.subject Formación continuada pt_BR
dc.subject Necesidades formativas pt_BR
dc.subject Enseñanzade ciencias naturales pt_BR
dc.subject Prácticas pedagógicas pt_BR
dc.title FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: contribuições para reelaboração das práticas pedagógicas em ciências naturais pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account