Abstract:
RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade apresentar o material didático Sinuca das Cônicas como recurso didático para favorecer o ensino-aprendizagem de definições e propriedades das cônicas no ensino médio, em especial a propriedade refletora. Acredita-se que o uso de materiais concretos para ensinar matemática é um recurso facilitador para o desenvolvimento didático do professor e a aprendizagem do aluno. A priori, faz-se um levantamento histórico das cônicas e é apresentado o método de aplicação de áreas da geometria grega. Em seguida, justificam-se os nomes das cônicas dados por Apolônio de Perga e é apresentada a caracterização dessas curvas pelos teoremas de Dandelin-Quetelet e Pierce Morton. Dando continuidade, dá-se uma abordagem geométrica e analítica das cônicas no plano, onde se verifica: a definição do lugar geométrico, a construção com régua e compasso, os elementos e algumas propriedades. Por m, propõe-se a confecção dos materiais concretos Sinucas das Cônicas e se discute a utilização de materiais concretos para o ensino de matemática. ABSTRACT: This study aims to present the courseware Pool of Conical as a teaching resource to support education and learning de nitions and conical properties in high school, especially the re ective property. It is believed that the use of concrete materials for teaching mathematics is a facilitator resource for teaching desevolvimento teacher and student learning. Initially, it is a historical survey of conical and presents the method of application areas of Greek geometry. Then justi ed the names of conical given by Apollonius of Perga and shows the characteristics of these curves by theorems Dandelin-Quetelet and Morton Pierce. Continuing, gives yourself a geometric and analytical approach to the conic in the plane, where there is: the de nition of the locus, the construction with ruler and compass, the elements and some properties. Finally, propose to manufacture of concrete materials Sinucas of Conical and discusses the use of concrete materials for teaching athematics.