Abstract:
RESUMO: Este estudo objetivou investigar como ocorre a relação, através das práticas de letramentos, de uma escola família agrícola com uma das comunidades atendidas por esta escola no município de São João do Arraial-PI. A finalidade foi a compreensão das práticas relacionadas à leitura e à escrita dos alunos de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio e de um grupo de seis alunos do terceiro ano, tanto na escola como na comunidade onde moram esses alunos. Na escola, observamos as práticas de letramento nas aulas da disciplina língua portuguesa do primeiro ano e em atividades de leitura e escrita nas atividades “serões” e do “caderno da realidade”, o qual é escrito pelo aluno baseado em uma temática relacionada com o seu meio social. Em relação à turma do terceiro ano, observamos um grupo de seis alunos de turmas de cursos diversos, no que concerne à realização do PPJ (projeto profissional do jovem), uma atividade de leitura e escrita que deve ser realizada pelos alunos no último ano de formação. Na comunidade, analisamos práticas de letramento no contexto familiar de cinco alunos, que estão dispersos nas turmas do primeiro ano e na igreja de Santa Luzia, bem como em atividades que envolvem o preenchimento de formulários e fichas para participação em programas do Governo Federal. A pesquisa teve uma orientação metodológica baseada na etnografia, que, segundo Bortoni-Ricardo (2005), permite ao pesquisador conhecer de perto os sujeitos da pesquisa e conviver com eles, com a intenção de conhecer o papel social de cada informante. Como instrumentos de coletas de dados, utilizamos questionários, entrevistas e gravações em áudio e vídeo, além das observações em sala de aula e nas residências dos alunos. O aporte teórico contempla autores que discutem a escrita em uma perspectiva social, entre os quais, Kleiman (1995, 2005), Mollica (2014), Street (2014), Lopes (2006), entre outros. O resultado de nossa investigação demonstrou a forte ligação da escola com a comunidade dos alunos, através das práticas de letramento presentes nas pesquisas dos estudantes realizadas na comunidade e das discussões sobre as mesmas com a família nas atividades de PPJ e dos serões, a despeito da prática tradicional de ensino de Língua Portuguesa na escola restringir-se apenas ao modelo de letramento autônomo, contemplando quase sempre as atividades do livro didático e de cópias. O sucesso das práticas de letramento da escola com a comunidade resulta da preocupação com o êxodo rural, cujo objetivo é preparar os alunos para trabalhar na sua terra. ABSTRACT: This study aimed to investigate how the relationship, through the literacy practices, of an agricultural family school with one of the communities served by this school in the municipality of São João do Arraial-PI occurs. The purpose aimed to understand the reading and writing practices of the students in a first year high school class and a group of six third year students, both in the school and in the community where these students live. At school, we observed the literacy practices in the first year Portuguese language classes and in reading and writing activities in the activities "serões" (extra works) and the "notebook of reality", which is written by the student based on a theme related to their social environment. In relation to the third year class, we observed a group of six students from different classes, in what concerns the realization of the PPJ (professional project of the young person), a reading and writing activity that should be carried out by the students in the last year of formation. In the community, we analyzed literacy practices in the family context of five students, who are dispersed in the first year classes and in the church of Santa Luzia, as well as in activities that involve filling out forms and application forms for participation in Federal Government programs. The research had a methodological orientation based on ethnography, which, according to Bortoni-Ricardo (2005), allows the researcher to know closely the subjects of the research and to live with them, with the intention of knowing the social role of each informant. As data collection instruments, we used questionnaires, interviews and audio and video recordings, as well as remarks in the classroom and in the students' homes. The theoretical contribution includes authors who discuss writing from a social perspective, among them, Kleiman (1995, 2005), Mollica (2014), Street (2014), Lopes (2006), among others. The results of our research demonstrated the strong link between the school and the students 'community, through the literacy practices present in the students' research carried out in the community and the discussions about them with the family in PPJ activities and evenings, despite a traditional practice of Portuguese language teaching at school is restricted to the autonomous literacy model, almost always contemplating the activities of textbooks and copies. The success of the school's literacy practices with the community results from concern about the rural exodus, which aims to prepare students to work on their land.