Abstract:
RESUMO: A socialização organizacional, como principal instrumento de integração da pessoa à organização, é um processo múltiplo de aprendizagem que envolve diferentes variáveis do trabalho. As pesquisas sobre o tema têm buscado uma maior compreensão sobre os métodos (táticas de socialização) e os domínios (conteúdo) de ajustamento. Uma socialização bem-sucedida resulta, principalmente, na redução de incerteza e ambiguidade das funções, enquanto orienta o novo empregado sobre seu papel funcional, bem como níveis mais elevados de desempenho, satisfação e comprometimento com o trabalho. A pesquisa analisou a influência dos aspectos tempo de serviço, categoria funcional, lotação e das táticas sobre a socialização organizacional dos novos servidores da UFPI utilizando o método quantitativo, com alcance descritivo, transversal e analítico, com uma população de 453 servidores e amostra probabilística de 193 participantes estratificada pelo cargo e lotação de exercício. Para coleta de dados foram utilizadas escalas de Chao et al. (1994) e Jones (1986), reduzida por Cable e Parson (2003), para medir o nível de socialização e as táticas empregadas pela UFPI e posteriormente analisados através de estatística descritiva inferencial com auxílio do SPSS 20.0. A pesquisa seguiu padrões éticos em todas as suas fases. Os resultados apontaram uma relação significante dos aspectos tempo de serviço e categoria funcional sobre o ajustamento, em fatores específicos, e as táticas demonstraram influência positiva sobre o nível de socialização. O aspecto lotação não apresentou uma influência significativa sobre o resultado do ajustamento. Os desafios do processo de socialização fazem com que o tema continue a ter sua importância para aprofundamento em futuras pesquisas. ABSTRACT: Organizational socialization, as the main instrument of integration of the person into the organization, is a multiple learning process that involves different variables of the work. Research on the subject has sought greater understanding of methods (socialization tactics) and adjustment domains (content). A successful socialization results mainly in the reduction of uncertainty and ambiguity of functions, while guiding the new employee over his functional role, as well as higher levels of performance, satisfaction and commitment to work. The research analyzed the influence of the time service, functional category, stocking and tactics aspects on the organizational socialization of the new UFPI servers using the quantitative method, with descriptive, transversal and analytical reach, with a population of 453 servers and probabilistic sample of 193 participants stratified by the position and exercise capacity. For data collection, scales were used by Chao et al. (1994) and Jones (1986), reduced by Cable and Parson (2003), to measure the level of socialization and the tactics employed by the UFPI and later analyzed through descriptive inferential statistics with the aid of SPSS 20.0. The research followed ethical standards in all its phases. The results pointed out a significant relationship between the length of service and the functional category on adjustment in specific factors, and the tactics showed a positive influence on the level of socialization. The stocking aspect did not have a significant influence on the result of the adjustment. The challenges of the socialization process make the theme continue to have its importance for further research in the future.