Abstract:
RESUMO: Os aspectos da Internacionalização de uma Instituição de Ensino Superior podem ser evidenciados através do processo decisório e dos fatores que atraem (pull) os estudantes a determinada Instituição Federal de Ensino Superior e os fatores que compelem (push) estudantes a deixar seus países natais (ou de proveniência) em função de aspirações educacionais. Este estudo, nesse sentido, buscou analisar processo decisório e perspectivas de alunos internacionais da Universidade Federal do Piauí (UFPI) que vivenciaram a institucionalização do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Os dados foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas individuais e interpretados através da análise de conteúdo e análise documental. O estudo elucidou a evolução da política de internacionalização da universidade no tocante ao PEC-G, além de críticas e elogios às iniciativas institucionalizadas no âmbito do UFPI e ainda cinco categorias de análise: Efeito País de Proveniência, Efeito País Anfitrião, Efeito Instituição de Destino, Imagem da Cidade e Razões Pessoais. O trabalho, nesse sentido, contribuiu teoricamente ao indagar acerca do processo decisório de estudantes estrangeiros, contribuiu metodologicamente ao tentar entender em profundidade as opiniões dos entrevistados (perspectiva qualitativa e descritiva) e trouxe também informações úteis a stakeholders da instituição em análise. ABSTRACT: Students’ decision-making process involve factors that attract students to a certain Institution of Higher Education and factors that push students to leave their home countries in function of educational aspirations. Those are aspects of the internationalization of every Higher Education Institution and this study sought to analyze this decision-making process of international students from the Federal University of Piauí (UFPI) that participate on the Undergraduate Program of Students (PEC-G). Data was collected through bibliographical research and individual interviews and interpreted through content analysis and document analysis. The study elucidated criticisms and compliments to the internationalization carried out under PEC-G and five categories of analysis: Country of Origin Effect, Host Country Effect, Host Institution Effect, City Image and Personal Reasons. The work, in this sense, inquired about the decision process of foreign students, contributed to understanding the opinions of the interviewees and brought useful information to stakeholders of the institution under analysis.