Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa, inscrita na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso formulada inicialmente por Michel Pêcheux e desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi, busca compreender, a partir de um gesto de leitura que põe em jogo o histórico, o linguístico e o ideológico, a forma como um acontecimento discursivo como a inclusão educacional de surdos piauienses foi posto em funcionamento pelo discurso jornalístico. O corpus discursivo constitui-se de 15 notícias sobre a inclusão educacional de surdos publicadas naquele que se considera, o maior jornal do Estado do Piauí, o Jornal Meio Norte, sendo 08 veiculadas em 2015 e 07 em 2016. Foram utilizados conceitos de autores que se inscrevem nesta perspectiva de trabalho, tais como Pêcheux (1995/2014/2015), Orlandi (2012/2015/2017) e Authier-Revuz (1998), além de Lage (2003) e Mariani (1996/1999) para pensarmos as questões próprias ao discurso jornalístico. Pautado pela busca de uma ‘pretensa objetividade e imparcialidade’, o discurso jornalístico procura trazer à baila diferentes vozes para legitimá-lo. Nas análises, foram trabalhados discursivamente os conceitos de Formações Discursivas, Posições-sujeito, Discurso Relatado, Funcionamento Discursivo da Negação, Palavra-Discurso, Silêncio e Resistência, sempre considerando a interferência da memória, que é constitutiva do discurso e que se faz presente em sua formulação, no intradiscurso, reorganizando as filiações de sentido. Constatamos que o discurso do Jornal Meio Norte é constituído a partir de duas formações discursivas e, por conseguinte, produz distintos sentidos sobre inclusão educacional e o sujeito surdo, uma pautada na concepção de surdez como anormalidade, limitação, nela, a grande barreira que o surdo deve superar é interna, sua deficiência, o descrédito que ele próprio atribui a si, e outra, que não atribui à surdez a causa das barreiras educacionais, mas compreende que a existência dela somente se torna um fator determinante para o fracasso escolar quando não são criadas condições para que estes sujeitos surdos sejam inclusos, quando por fatores externos, alheios a eles, não têm acesso ao conhecimento em sala de aula. Deste modo, foi possível compreender como o discurso produzido pelo jornal Meio Norte, representando um lugar de autoridade, um polo de resposta às demandas sociais, participa da constituição do imaginário social acerca da inclusão educacional de surdos na sociedade piauiense. ABSTRACT: This research, subscribed in Discourse Analysis theoretical-methodological view, formulated initially by Michel Pêcheux and developed in Brazil by Eni Orlandi, seeks to understand, through a reading exercise that puts into scrutiny the historical, the linguistic and the ideological aspects of how a discursive event such as the educational inclusion of deaf people in Piaui was put into operation by the journalistic discourse. The discursive corpus consists of 15 pieces of news on the educational inclusion of deaf people published in which is considered the largest newspaper in the State of Piauí, Jornal Meio Norte, with 08 of those being published in 2015 and 07 in 2016. We have taken advantage of some authors' concepts developed under this perspective, such as Pêcheux (1995/2014/2015), Orlandi (2012/2015/2017) and Authier-Revuz (1998), in addition to Lage (2003) and Mariani (1996/1999) to think about the issues concerning journalistic discourse. Guided by the search for a 'false objectivity and impartiality', the journalistic discourse seeks to bring to the foreground different voices to validate it. In the analysis, the discoursive formation, subject-positions, reported discourse, the discursive functioning of negation, word-discourse, silence and resistance were analyzed considering the interference of memory, which is fundamental to discourse and it is present in its construction, in the intra-discourse, reorganizing the sense affiliations. We realized that Jornal Meio Norte's discourse consists of two discursive formations and, consequently, produces different meanings about educational inclusion and the deaf, a pattern based on the deafness as an abnormality, a limitation where the biggest barrier the deaf must surpass is the inner one, the discredit that he attributes to himself, and another one, which does not attribute to deafness the cause of its educational barriers, but understands that the existence of it only becomes a determining factor for school failure when no conditions are created for these deaf subjects to be included, when due to external factors, unrelated to them, they do not have access to knowledge in classroom. In this way, it was possible to understand how the discourse produced by the newspaper Meio Norte, representing a place of authority, a pole of response to social demands, participates in the constitution of the social imaginary about the educational inclusion of deaf people in Piauí society.