Abstract:
RESUMO: Este trabalho trata da necessidade do desenvolvimento e uso de recursos educacionais para o ensino de Física no Ensino Médio para alunos com deficiência auditiva. Esses alunos têm a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e isso gera dificuldade na compreensão dos conteúdos, apesar do auxílio do intérprete. Como esses alunos devem ser recebidos em escolas de ensino regular os métodos de ensino utilizados precisam atender a todos. Poucos recursos didáticos existentes atualmente consideram esse tipo de deficiência e, na Física, a compreensão é dificultada por não existirem símbolos em Libras para muitos termos. O presente trabalho objetiva a produção de um recurso educacional na forma de jogo didático para estudo da Termologia, fundamentado na compreensão
da situação atual do ensino para alunos com deficiência auditiva e dos processos de ensino-aprendizagem por meio dos quais esses alunos assimilam melhor os conteúdos. Através de questionários realizados com professores e intérpretes que trabalham na Unidade Escolar Matias Olímpio, foram apontados obstáculos para o ensino inclusivo como: alunos com pouco domínio em Libras, ausência de intérpretes em diversas situações em sala de aula e até mesmo ausência de recursos voltados para alunos surdos. Foi apontada também a importância do uso de recursos específicos para alunos surdos, que priorizem elementos visuais, fazendo uso de imagens na forma de cartazes, slides, vídeos legendados, entre outros. Consequentemente, para esses profissionais, os processos de ensino-aprendizagem adequados para os alunos surdos são aqueles que utilizem recursos didáticos inclusivos. O jogo elaborado baseia-se também nas teorias de David Ausubel e Lev Vygotsky, de modo a contribuir positivamente para o Ensino de Física para deficientes auditivos. Produzido e posteriormente aplicado em turmas do segundo ano do Ensino Médio, verificou-se sua aceitação por parte dos alunos que demonstraram gostar da utilização do recurso pelo seu caráter didático e, principalmente, por seu caráter lúdico, sendo, portanto, um recurso que pode facilitar o ensino de Física para alunos com deficiência auditiva em turmas inclusivas. ABSTRACT: This paper addresses the need to develop and use educational resources to teach Physics in High School to hearing impaired students. These students have the Brazilian Sign Language (Libras) as their first language and that makes it difficult for them to understand the contents, despite the help of the interpreter. As these students must be received in regular schools the teaching methods employed must attend to all. Few existing teaching resources currently consider this type of disability and, in Physics, the understanding is hampered because there are no symbols for many terms in the Brazilian Sign Language. This work aims at the production of an educational resource in the form of a didactic game to study Thermology, based on the understanding of the current situation of education for students with hearing impairment and the teaching-learning processes through which these students better assimilate the contents. Through questionnaires made for teachers and interpreters who work at Matias Olímpio School, obstacles to inclusive education were pointed out, such as: students with little mastery of the Brazilian Sign Language, lack of interpreters in various situations in the classroom and even lack of resources for deaf students. It was also pointed out the importance of using specific resources for deaf students, which prioritize visual elements, making use of images in the form of posters, slides, subtitled videos, among others. Consequently, for these professionals, the appropriate teaching-learning processes for deaf students are those that use inclusive didactic resources. The game designed is also based on the theories of David Ausubel and Lev Vygotsky, in order to contribute positively to teaching deaf students Physics. The game was produced and then applied to classes of the second year of High School and there was acceptance by the students who demonstrated to like this resource for its didactic character and, especially for its playful character, and therefore, it is a resource which can facilitate the teaching of physics to hearing impaired students in inclusive classes.