Abstract:
RESUMO: As tecnologias móveis têm crescido nas últimas décadas em todo o mundo e
mudado o estilo de vida da sociedade. Diversos fabricantes estão voltando suas atenções
para este tipo de equipamento, entendendo que os mesmos serão parte essencial da vida
moderna. Inúmeras tecnologias têm sido estudadas com o propósito de implantação das
mesmas no desenvolvimento da agricultura mundial através da utilização de sensores,
computação gráfica e softwares que auxiliam cálculos matemáticos. No contexto
educacional, as tecnologias móveis são equipamentos que possuem em sua arquitetura a
capacidade de serem utilizados durante a locomoção do usuário e podem ser exploradas
como ferramenta de apoio ao ensino. Dentro destas categorias se enquadram alguns
dispositivos, como smartphones, tablets, smartwatches (relógios inteligentes), dentre
outros. O ensino na área de solos é essencial para o processo de exploração controlada e
conservação dos mesmos para as gerações futuras. As plataformas móveis podem ajudar
os educadores neste processo, uma vez que as mesmas oferecem uma série de recursos
interativos para o usuário. Considerando-se a necessidade do apoio ao processo de ensinoaprendizagem na área de solos, desenvolvemos um aplicativo na linguagem de
programação JAVA, executado no sistema operacional Android (empresa GOOGLE) no
modelo de questionário de múltipla escolha e disponibilizado de forma gratuita. Tal
aplicativo foi apresentado e avaliado por discentes do curso de Bacharelado em
Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora
Cinobelina Elvas (UFPI-CPCE). Após a utilização do aplicativo, verificamos a
aceitabilidade e eficiência do mesmo, mostrando que dispositivos móveis podem ser
utilizados como ferramentas no apoio do processo de ensino-aprendizagem. ABSTRACT: Mobile technologies have grown in the last decades all over the world and have
changed the society’s lifestyle. Several manufacturers are turning their attention to this
type of equipment, understanding that they will be an essential part of modern life.
Several technologies have been studied with the purpose of implementing them in the
development of world agriculture through the use of sensors, computer graphics and
softwares that support mathematical calculations. In the educational context, the mobile
technologies are equipments which have in their architecture the capacity of being used
during the locomotion of the user and can be explored as a tool to support the teaching
process. Within these categories, some devices, such as smartphones, tablets,
smartwatches, among others, are included. The teaching in the soil area is essential for
the process of controlled exploration and conservation of these for future generations.
Mobile platforms can help educators in this process because they offer a range of
interactive features for the user. Considering the need to support the teaching-learning
process in the soil area, we developed an application in the JAVA programming language,
executed in the Android operating system (company GOOGLE) in the model of multiple
choice questionnaire and made available free of charge. This application was presented
and evaluated by students of the Bachelor's degree in Agronomic Engineering of the
Universidade Federal do Piauí, Campus Professor Cinobelina Elvas (UFPI-CPCE). After
using the application, we verified the acceptability and efficiency of the application,
showing that mobile devices can be used as tools to support the teaching-learning process.