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ABORDAGENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL

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dc.contributor.author COSTA SOBRINHO, Werton Francisco Rios da
dc.date.accessioned 2019-02-25T17:52:20Z
dc.date.available 2019-02-25T17:52:20Z
dc.date.issued 2019-02-25
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1609
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Andrea Lourdes Monteiro Scabello. Examinador interno: Prof. Dr. Francisco das Chagas Rodrigues. Examinador interno: Prof. Dr. Raimundo Lenilde de Araújo. Examinadora externa: Prof.ª Dr.ª Liége de Sousa Moura (UESPI). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O objeto de estudo da presente proposta de pesquisa compreende as abordagens do Patrimônio Cultural em livros didáticos de Geografia do ensino fundamental. A investigação foi estruturada com o objetivo geral de analisar como o patrimônio cultural é abordado em livros didáticos de Geografia do 3º ciclo do Ensino Fundamental. Por objetivos específicos, identificar como o patrimônio cultural é abordado nas Diretrizes Curriculares Nacionais e do Estado do Piauí para o ensino de Geografia do 3º ciclo do Ensino Fundamental; caracterizar como o patrimônio cultural é abordado em livros didáticos de Geografia utilizados no 3º ciclo do Ensino Fundamental de escolas públicas estaduais em Teresina/PI; verificar em que medida os discursos imagéticos inscritos nos livros didáticos de Geografia do 3º ciclo do Ensino Fundamental estabelecem uma apreensão do patrimônio cultural enquanto fenômeno espacial produtor de diferenças sociais. Às contribuições teóricas e metodológicas que sustentam essa pesquisa são as seguintes: no campo da Geografia os trabalhos de Corrêa (1995, 2000, 2003, 2005, 2007), Nigro (1999, 2003 e 2010), Paes-lucchiari (2003, 2009 e 2010), Ribeiro (1988 e 2005), Claval (2001), no Patrimônio Cultural a produção de Meneses (2003, 2006 e 2012), Arantes (1987 e 2006), Chuva (2012), Jeudy (1990; 2005), na Educação Patrimonial, Scifone (2012), Grunberg (2000, 2007), Viana (2009), Liberalesso (2013); na questão do livro didático Azevedo (2013), Tonini (2014), Kaercher (2017); para a temática da imagem no livro didático recorremos a Tonini (2003; 2013; 2014), Oliveira Jr (2009), Calado (1994), Souza (2014); para o uso de imagens no ensino e sua análise, Joly (1996), Sardelich (2006), Vicente (2000), Gomes e Ribeiro (2013). A pesquisa é qualitativa, congregando as abordagens metodológicas da análise de imagens proposta por Joly (1996) e Rose (2001), bem como a análise de discurso na linha francesa abordada por Orlandi (2001). Para a operacionalização deste trabalho, optamos por uma pesquisa de abordagem bibliográfica e documental. A pesquisa documental apoiouse na leitura de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN‟s), as Diretrizes Curriculares do Estado do Piauí para o ensino de Geografia e na análise de duas coleções de livros didáticos de Geografia do ensino fundamental do 6º e 7º ano, adotados pelas escolas públicas da rede estadual de ensino subordinadas à 21ª Gerência Regional de Educação (GRE), recomendadas e bem avaliadas pelo PNLD, triênio 2017-2019, do ensino fundamental, séries finais. A pesquisa concluiu que ainda predomina no livro didático de geografia uma visão historicista ou tradicional do patrimônio cultural circunscrita à lógica da monumentalidade, o que reforça o discurso em torno de regimes de verdade que enaltecem a memória da classe dominante em detrimento do patrimônio sociocultural das minorias. Recomenda que, nos processos de escolha do livro didático, os professores tenham uma atenção com o papel da linguagem visual enquanto produtora de sentidos, primando por uma visão integradora do patrimônio cultural, pois as imagens no livro didático podem ser instrumentos produtores de diferenças sociais. ABSTRACT: The object of study of the present proposal of research comprises the approaches of the Cultural heritage in didactic books of Geography of primary education. The research was structured with the general objective of analyzing how the cultural heritage is approached in Geography textbooks of the 3rd cycle of Elementary School. As specific objectives, to identify how the cultural heritage is approached in the National Curricular Guidelines and the State of Piauí for the teaching of Geography of the 3rd cycle of Primary Education; characterize how the cultural heritage is approached in Geography textbooks used in the 3rd cycle of Elementary School of state public schools in Teresina/ PI; to verify to what extent the imaginary discourses inscribed in the textbooks of Geography of the 3rd cycle of Elementary Education establish an apprehension of the cultural heritage as spatial phenomenon producing of social differences. The theoretical and methodological contributions that support this research are the following: in the field of Geography the works of Corrêa (1995, 2000, 2003, 2005, 2007), Nigro (1999, 2003 and 2010), Paes-lucchiari (2003, 2009 and 2010), Arantes (1987 and 2006), Chuva (2012), Jeudy (1990; 2005), Ribeiro (1988; 2005), Claval (2001), Cultural Heritage, Meneses (2003; 2006; 2012) and Patrimonial Education, Scifone (2012), Grunberg (2000, 2007), Viana (2009), Liberalesso (2013); in the question of the textbook Azevedo (2013), Tonini (2014), Kaercher (2017); for the theme of the image in the textbook, we have recourse to Tonini (2003, 2013, 2014), Oliveira Jr (2009), Calado (1994), Souza (2014); for the use of images in teaching and their analysis, Joly (1996), Sardelich (2006), Vicente (2000), Gomes and Ribeiro (2013). The research is qualitative, bringing together the methodological approaches of the image analysis proposed by Joly (1996) and Rose (2001), as well as the French discourse analysis addressed by Orlandi (2001). For the operationalization of this work, we opted for a bibliographical and documentary approach research. The documentary research was based on the reading of official documents such as the National Curriculum Parameters (NCPs), the Piauí State Curriculum Guidelines for Geography teaching and the analysis of two collections of textbooks on Elementary School Geography of the 6th and 7th grades year, adopted by the public schools of the state education system subordinated to the 21st Regional Education Management (GRE), recommended and well evaluated by PNLD, triennium 2017-2019, elementary education, final grades. The research concluded that a historicist or traditional view of cultural heritage dominated by the logic of monumentality still prevails in the geography textbook, reinforcing the discourse around truth regimes that extol the memory of the ruling class to the detriment of the socio-cultural heritage of minorities. It recommends that, in the process of choosing the textbook, teachers should pay attention to the role of visual language as a producer of meanings, emphasizing an integrative view of cultural heritage, since the images in the textbook can be instruments that produce social differences. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Patrimônio cultural pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Análise de imagens pt_BR
dc.subject Cultural heritage pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Teaching geography pt_BR
dc.subject Image analysis pt_BR
dc.title ABORDAGENS DO PATRIMÔNIO CULTURAL EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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