dc.description.abstract |
RESUMO: O objeto de estudo da presente proposta de pesquisa compreende as abordagens do Patrimônio Cultural em livros didáticos de Geografia do ensino fundamental. A investigação foi estruturada com o objetivo geral de analisar como o patrimônio cultural é abordado em livros didáticos de Geografia do 3º ciclo do Ensino
Fundamental. Por objetivos específicos, identificar como o patrimônio cultural é
abordado nas Diretrizes Curriculares Nacionais e do Estado do Piauí para o ensino
de Geografia do 3º ciclo do Ensino Fundamental; caracterizar como o patrimônio
cultural é abordado em livros didáticos de Geografia utilizados no 3º ciclo do Ensino
Fundamental de escolas públicas estaduais em Teresina/PI; verificar em que medida
os discursos imagéticos inscritos nos livros didáticos de Geografia do 3º ciclo do
Ensino Fundamental estabelecem uma apreensão do patrimônio cultural enquanto
fenômeno espacial produtor de diferenças sociais. Às contribuições teóricas e
metodológicas que sustentam essa pesquisa são as seguintes: no campo da
Geografia os trabalhos de Corrêa (1995, 2000, 2003, 2005, 2007), Nigro (1999, 2003
e 2010), Paes-lucchiari (2003, 2009 e 2010), Ribeiro (1988 e 2005), Claval (2001),
no Patrimônio Cultural a produção de Meneses (2003, 2006 e 2012), Arantes (1987
e 2006), Chuva (2012), Jeudy (1990; 2005), na Educação Patrimonial, Scifone
(2012), Grunberg (2000, 2007), Viana (2009), Liberalesso (2013); na questão do livro
didático Azevedo (2013), Tonini (2014), Kaercher (2017); para a temática da imagem
no livro didático recorremos a Tonini (2003; 2013; 2014), Oliveira Jr (2009), Calado
(1994), Souza (2014); para o uso de imagens no ensino e sua análise, Joly (1996),
Sardelich (2006), Vicente (2000), Gomes e Ribeiro (2013). A pesquisa é qualitativa,
congregando as abordagens metodológicas da análise de imagens proposta por Joly
(1996) e Rose (2001), bem como a análise de discurso na linha francesa abordada
por Orlandi (2001). Para a operacionalização deste trabalho, optamos por uma
pesquisa de abordagem bibliográfica e documental. A pesquisa documental apoiouse
na leitura de documentos oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais
(PCN‟s), as Diretrizes Curriculares do Estado do Piauí para o ensino de Geografia e
na análise de duas coleções de livros didáticos de Geografia do ensino fundamental
do 6º e 7º ano, adotados pelas escolas públicas da rede estadual de ensino
subordinadas à 21ª Gerência Regional de Educação (GRE), recomendadas e bem
avaliadas pelo PNLD, triênio 2017-2019, do ensino fundamental, séries finais. A
pesquisa concluiu que ainda predomina no livro didático de geografia uma visão
historicista ou tradicional do patrimônio cultural circunscrita à lógica da
monumentalidade, o que reforça o discurso em torno de regimes de verdade que
enaltecem a memória da classe dominante em detrimento do patrimônio
sociocultural das minorias. Recomenda que, nos processos de escolha do livro
didático, os professores tenham uma atenção com o papel da linguagem visual
enquanto produtora de sentidos, primando por uma visão integradora do patrimônio
cultural, pois as imagens no livro didático podem ser instrumentos produtores de
diferenças sociais. ABSTRACT: The object of study of the present proposal of research comprises the approaches of the Cultural heritage in didactic books of Geography of primary education. The research was structured with the general objective of analyzing how the cultural heritage is approached in Geography textbooks of the 3rd cycle of Elementary School. As specific objectives, to identify how the cultural heritage is approached in the National Curricular Guidelines and the State of Piauí for the teaching of Geography of the 3rd cycle of Primary Education; characterize how the cultural heritage is approached in Geography textbooks used in the 3rd cycle of Elementary School of state public schools in Teresina/ PI; to verify to what extent the imaginary discourses inscribed in the textbooks of Geography of the 3rd cycle of Elementary Education establish an apprehension of the cultural heritage as spatial phenomenon producing of social differences. The theoretical and methodological contributions that support this research are the following: in the field of Geography the works of Corrêa (1995, 2000, 2003, 2005, 2007), Nigro (1999, 2003 and 2010), Paes-lucchiari (2003, 2009 and 2010), Arantes (1987 and 2006), Chuva (2012), Jeudy (1990; 2005), Ribeiro (1988; 2005), Claval (2001), Cultural Heritage, Meneses (2003; 2006; 2012) and Patrimonial Education, Scifone (2012), Grunberg (2000, 2007), Viana (2009), Liberalesso (2013); in the question of the textbook Azevedo (2013), Tonini (2014), Kaercher (2017); for the theme of the image in the textbook, we have recourse to Tonini (2003, 2013, 2014), Oliveira Jr (2009), Calado (1994), Souza (2014); for the use of images in teaching and their analysis, Joly (1996), Sardelich (2006), Vicente (2000), Gomes and Ribeiro (2013). The research is qualitative, bringing together the methodological approaches of the image analysis proposed by Joly (1996) and Rose (2001), as well as the French discourse analysis addressed by Orlandi (2001). For the operationalization of this work, we opted for a bibliographical and documentary approach research. The documentary research was based on the reading of official documents such as the National Curriculum Parameters (NCPs), the Piauí State Curriculum Guidelines for Geography teaching and the analysis of two collections of textbooks on Elementary School Geography of the 6th and 7th grades year, adopted by the public schools of the state education system subordinated to the 21st Regional Education Management (GRE), recommended and well evaluated by PNLD, triennium 2017-2019, elementary education, final grades. The research concluded that a historicist or traditional view of cultural heritage dominated by the logic of monumentality still prevails in the geography textbook, reinforcing the discourse around truth regimes that extol the memory of the ruling class to the detriment of the socio-cultural heritage of minorities. It recommends that, in the process of choosing the textbook, teachers should pay attention to the role of visual language as a producer of meanings, emphasizing an integrative view of cultural heritage, since the images in the textbook can be instruments that produce social differences. |
pt_BR |