Abstract:
RESUMO: De acordo com a literatura, o uso de softwares de computadores fundamentado na Análise do Comportamento Aplicado (do inglês: Applied Behavior Analysis - ABA) favorece o ensino de habilidades importantes para desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Diante disso, o software mTEA é proposto no âmbito desta dissertação de Mestrado. O mTEA é uma ferramenta que auxilia o profissional educador na elaboração de atividades de ensino personalizadas, de acordo com as necessidades de cada estudante com TEA. O mTEA viabiliza a elaboração, a aplicação e a análise dos resultados das atividades de ensino. No início deste trabalho de mestrado, foi realizado um mapeamento sistemático da literatura que apontou a deficiência de ferramentas com tais características. O mTEA foi avaliado ao usar o software no ensino de crianças com TEA. Essa avaliação foi realizada com 5 crianças e 2 profissionais de equipe multidisciplinar. De acordo com os profissionais que participaram do experimento, o mTEA facilita a aplicação das atividades. Além disso, possibilita elaborar atividades de acordo com desempenho da criança e os relatórios otimizam a análise dos dados de cada criança com TEA. ABSTRACT: According to the literature, the use of computer software based on the Applied Behavior Analysis (ABA), favors the teaching of important skills for the development of children with Autism Spectrum Disorder (ASD). Therefore, the softwaremTEA is proposed in the scope of this Thesis. The mTEA is a tool that assists the professional in the elaboration of personalized teaching activities, according to the needs of each student with ASD. The mTEA makes the preparation, application and analysis of the results of teaching activities feasible. At the beginning of this master’s thesis, a systematic literature review
was performed that pointed to the deficiency of tools with such characteristics. The mTEA was evaluated when using software in teaching children with ASD. This evaluation was performed with 5 children and 2 professionals from a multidisciplinary team. In agreement with the professionals who participated in the experiment, the mTEA facilitates the implementation of the activities. In addition, it allows to elaborate activities according to child’s performance and the reports optimize the analysis of the data of each child with ASD.