Abstract:
RESUMO: Em razão dos desafios que se apresentaram no cotidiano da prática da professora formadora,
nesta pesquisa objetivamos analisar a relação entre a formação contínua e os sentidos
atribuídos ao brincar na atividade de ensinar na Educação Infantil. De maneira específica, nos
propomos a identificar os sentidos atribuídos ao brincar na atividade de ensinar na Educação
Infantil; caracterizar a atividade de ensinar, relacionando-a com o sentido do brincar
internalizado pela professora da Educação Infantil; compreender a repercussão da formação
contínua nos sentidos atribuídos ao brincar pela professora que atua na Educação Infantil.
Consideramos que a continuidade da formação é essencial para a expansão dos sentidos
surgidos no decorrer da atuação da professora da Educação Infantil, de maneira que a visão
acerca do processo do brincar vai se constituindo durante o exercício de ensinar e mediante o
contexto da formação. Assim, a realização desta pesquisa contou com a participação de três
professoras que atuam na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Teresina, e uma
graduanda de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, tendo como opção teóricometodológica
o Materialismo Histórico-Dialético, fundamentado em Marx (1983; 2001); a
abordagem Sócio-Histórico-Cultural, pautada em Vigotski (2007); a Teoria da Atividade na
perspectiva de Leontiev (1998) e Engeströn (2002), e pautados em Magalhães (2007) e
Ibiapina (2007) utilizamos a Pesquisa Crítica de Colaboração. A produção dos dados foi
viabilizada por meio do encontro colaborativo, das sessões reflexivas e das observações
colaborativas. Para empreender a análise tomamos por base Bakhtin (2000), tendo como foco
a análise do discurso e considerando as seguintes significações: interação verbal (objeto
teórico), tema e significação (dispositivos teóricos), para analisarmos os episódios que
selecionamos como representativos do que nos propusemos a investigar. Com base nisso,
constatamos que os sentidos das partícipes em articulação com a formação vivenciada por elas
apresentam relação diversa com as categorias traçadas para desenvolver este estudo, ou seja,
por um lado indicam a necessidade de expansão no que concerne aos sentidos atribuídos ao
brincar como instrumento de desenvolvimento da criança, por outro lado, apontaram situações
em que foi evidenciada aproximação com os pré-requisitos do ensino e do brincar enquanto
atividade social. ABSTRACT: Due to the challenges that presented themselves in the daily practice of teachers, this study
aimed to analyze the relationship between continuous education and playing activities related
to teaching in kindergarten. In a more specific approach, we proposed to identify the sense
attributed to playing in the activity of teaching in kindergarten; characterizing the activity of
teaching, linking it with the sense of playing internalized by the kindergarten teacher and
understanding the impact of education assigned to playing. We believe that continuous
training is essential for the expansion of the senses developed during teaching in kindergarten,
so that the vision of the importance of the process of playing associated with education will be
highlighted in the long run. Thus, this research was elaborated with the participation of three
teachers who work in Nursery Schools in the Municipality of Teresina, and a graduate
student in Pedagogy at the Federal University of Piauí, with theoretical and methodological
options based on the Historical and Dialectical Materialism of Marx (1983, 2001), the Socio-
Historical and Cultural approaches based on Vygotsky (2007), theoretical activity perspective
of Leontiev (1998) and Engeströn (2002), and finally, guided by Magalhães (2007) and
Ibiapina ( 2007) we used the Critical Research of Collaboration. The Data production was
made possible through collaborative meetings, reflective sessions and collaborative
observations. To undertake the analysis we used Bakhtin (2000) approach, focusing on speech
analysis and considering the following meanings: verbal interaction (theoretical object),
theme and meaning (theoretical devices), to analyze the episodes selected as representative of
what we set out to investigate. On this basis, we found a slight difference between the
participants in conjunction with the training they have experienced and the categories
outlined to develop this study, on one hand we observed an indications of the need for
expansion in relation to the meanings attributed to playing as an instrument of child
development, and on the other hand, situations in which it was revealed a rapprochement
with the prerequisites of teaching and playing as a social activity were pointed out.