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RESUMO: Esta pesquisa teve por objetivo discutir as políticas públicas para o ensino primário rural no Estado do Piauí no período de 1964 a 1983, buscando responder à seguinte questão: Quais as políticas públicas para o ensino primário rural no estado do Piauí no período de 1964-1983? Para isso, explicitou-se a relação existente entre o ensino primário rural e o projeto de desenvolvimento tanto no Brasil quanto no Piauí, caracterizar os programas educacionais para o ensino primário rural no Piauí e compreender a relação dessas políticas na cultura escolar. Situada na área de História da Educação, esta investigação se insere na corrente da História Política. Considerou-se o recorte temporal inicial a data da publicação do Plano Nacional de Educação em 1964, que garantia a escolaridade mínima de quatro anos para os alunos da zona rural. No recorte final considerou-se a criação do Departamento de Educação Rural (DERU) em 1983. Em relação à metodologia, optou-se pela pesquisa documental e História Oral Temática. A pesquisa enfatizou os programas Polonordeste-Educação, Promunicípio, Pronasec e Edurural. Corroborando a discussão, destacou-se a contribuição de autores como Barros (2004), Brito (1985; 1996), Chartier (1991; 2010), Escolano (2017), Gonçalves (2015), Remond (2003), Santana (2011), Saviani (2008), Zanten (2011). Como resultados apontou-se que, no período de 1964 a 1989, a criação de políticas educativas para o ensino primário rural piauiense estava associada ao projeto de desenvolvimento do país e de descentralização das responsabilidades do Estado, incentivando a municipalização. ABSTRACT: This research aimed to discuss public policies for rural primary education in the State of Piauí from 1964 to 1983, seeking to answer the following question: What public policies for rural primary education in the state of Piauí in the period 1964-1983 ? In order to do so, the relationship between rural primary education and the development project in both Brazil and Piauí was explored, to characterize the educational programs for rural primary education in Piauí and to understand the relation of these policies to school culture. Located in the area of History of Education, this research is part of the chain of Political History. The initial time cut was considered the date of publication of the National Plan of Education in 1964, which guaranteed the minimum schooling of four years for the students of the rural zone. In the final cut, the creation of the Department of Rural Education (DERU) was considered in 1983. Regarding the methodology, we opted for documentary research and Oral History Thematic. The research emphasized the Polonordeste-Educação, Promunicipalio, Pronasec and Edurural programs. The authors emphasize the contribution of authors such as Barroso (2004), Brito (1985, 1996), Chartier (1991, 2010), Escolano (2017), Gonçalves (2015), Remond , Saviani (2008), Zanten (2011). As a result, it was pointed out that, from 1964 to 1989, the creation of educational policies for rural primary education in Piauí was associated with the country's development project and the decentralization of state responsibilities, encouraging municipalization.