Abstract:
RESUMO: Este trabalho tem como objetivo principal analisar a influência do Origami como ferramenta de ensino na construção e aplicação de algumas definições geométricas. Primeiro foi feito um levantamento bibliográfico sobre o ensino de Geometria, focado na teoria de Van Hiese do Pensamento Geométrico, abordando os níveis de aprendizado da Geometria sob a visão deste autor. Traz ainda uma reflexão sobre o uso de material concreto no ensino de geometria, destacando a importância deste tipo de metodologia e o papel do professor no desenvolvimento dessas atividades, como forma de medir à aprendizagem. Levando-se em consideração o uso de material manipulável para o ensino de geometria apresentou-se o uso de dobraduras e como sua utilização pode auxiliar na compreensão e solução de problemas de geometria. Destacou-se a visão dos PCN’s em relação a essa prática metodológica e abordamos a aplicação do Origami nas construções geométricas fazendo relação entre as dobras executadas e a formação de conceitos com relevância nas construções voltadas para o Ensino Fundamental Terceiro e Quarto Ciclo, tais como, Ponto Médio de um Segmento, Mediatriz, Bissetriz de um Ângulo, entre outras. ABSTRACT: This work has as the main objective to analyze the influence of using of the Origami as a teaching tool in the construction and application of some geometric settings. First it was did a bibliographic research about the Geometry teaching focused on the Van Hiese Theory of Geometric Thought approuching the learning levels of geometry in the view of this author. It has made a reflection about the use of concrete material in the teaching of geometry, highlighting the importance of this type of methodology and the teacher's role in the development of these activities, in order to mediate learning. Taking into account the use of manipulate materials for the teaching of geometry I was emphasized the use of folding and how its use can assist in understanding and solving geometry problem. Its was highlighted the vision of the NCP's in relation to this methodological practice and it was addressed the aplication of Origami in geometric constructions making relation between the executed folds and the formation of the concepts with relevance in construction aimed for the Elementary School Third and Fourth Cycle, such as, Midpoint of a Segment, Bisector, Bisector of an Angle, among others.