Abstract:
RESUMO: O excesso de peso é um problema de saúde que pode ser prevenido com adoção de hábitos saudáveis de vida. É na adolescência que vários hábitos e comportamentos são estabelecidos, incorporados e possivelmente, perpetuados na idade adulta. Sendo, dessa maneira, imprescindível incentivar o adolescente a se tornar um sujeito ativo do seu cuidado, através de estratégias que visem à promoção da saúde, a prevenção de agravos e o autocuidado. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivos desenvolver e validar uma cartilha educativa para prevenção do excesso de peso em adolescentes. Trata-se de uma pesquisa metodológica, com enfoque no desenvolvimento, avaliação e aperfeiçoamento de uma tecnologia educativa, realizada no período de maio de 2017 a fevereiro de 2018. Após diagnóstico situacional e levantamento bibliográfico, a cartilha educativa intitulada de “Psiu, quais as consequências do excesso de peso? Saiba como se prevenir!” foi elaborada a partir de orientação para o cuidado em saúde, contando com o auxílio de um designer gráfico, para elaboração das ilustrações e diagramação das páginas. Após o processo de criação, o material foi validado por 15 juízes, a saber: 9 juízes de conteúdo e 6 juízes de design e marketing, os quais avaliaram o conteúdo e aparência da tecnologia educativa. Para validação com o público-alvo, 36 adolescentes foram consultados, observando sua aparência e adequabilidade ao público e ao objetivo proposto. Foram utilizados três questionários distintos, um para cada grupo de avaliadores. Após o levantamento das sugestões feitas pelos juízes e adolescentes, as alterações foram realizadas e concluída a versão final da cartilha. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFPI com parecer nº 853.499. Foram obedecidos os preceitos éticos dispostos na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. A maioria dos juízes de conteúdo era do sexo feminino; com formação em enfermagem; atuação na docência; titulação doutorado; a idade variou de 26 a 43 anos, com prevalência da faixa etária menor que 35 anos. Quanto à análise, a cartilha foi validada com Índice de Validade de Conteúdo de 0,87 pelos juízes de conteúdo. As principais sugestões tecidas por eles versavam acerca da substituição ou troca de termos e adequação de textos para tornar a tecnologia com maior rigor científico e eficácia. A maioria dos juízes de design e marketing era do sexo masculino, com menos de 35 anos, atuantes na área de Design, da cidade de Picos-PI, e avaliaram a cartilha com Índice de Validade de Conteúdo de 0,96. Em relação ao público-alvo, participaram adolescentes de 14 a 18 anos, predominaram meninos, da cor parda, com renda maior de um salário mínimo. O nível de concordância nas respostas positivas dadas pelos adolescentes foi de 82% e as principais sugestões estiveram associadas às cores e ilustrações da cartilha. Diante dos resultados, é possível afirmar que a cartilha mostrou-se válida e confiável para utilização como tecnologia educativa em intervenções com adolescentes que visem torná-los agentes de mudança e protagonistas do cuidado com seu corpo. ABSTRACT: Being overweight is a health problem that can be prevented by adopting healthy habits of life. It is in adolescence that various habits and behaviors are established, embodied and possibly perpetuated in adulthood. In this way, it is essential to encourage the adolescent to become an active subject of his care, through strategies aimed at health promotion, prevention of injuries and self-care. In this sense, this work had as objectives to develop and validate an educational booklet for prevention of overweight in adolescents. This is a methodological research, focusing on the development, evaluation and improvement of an educational technology, carried out from May 2017 to February 2018. After a situational diagnosis and a bibliographical survey, the educational booklet entitled "Psiu, which consequences of overweight? Know how to prevent! "Was elaborated from guidance for health care, counting on the assistance of a graphic designer, for elaboration of the illustrations and layout of the pages. After the creation process, the material was validated by 15 judges, namely: 9 content judges and 6 judges of design and marketing, who evaluated the content and appearance of the educational technology. For validation with the target public, 36 adolescents were consulted, observing their appearance and suitability to the public and the proposed objective. Three different questionnaires were used, one for each group of evaluators. After the survey of the suggestions made by the judges and adolescents, the changes were made and the final version of the booklet was completed. The research project was approved by the Ethics Committee in Research of the UFPI with opinion nº 853.499. The ethical precepts set forth in Resolution 466/2012 of the National Health Council were obeyed. Most content judges were female; with training in nursing; teaching performance; doctorate degree; the age ranged from 26 to 43 years, with a prevalence of less than 35 years. Regarding the analysis, the booklet was validated with Content Validity Index of 0.87 by content judges. The main suggestions made by them revolved around the substitution or exchange of terms and adequacy of texts to make the technology more scientifically and effectively rigorous during the health education activity. The majority of the design and marketing judges were male, under 35 years old, working in the area of Design, in the city of Picos-PI, evaluated the booklet with Content Validity Index of 0.96. In relation to the target audience, adolescents between 14 and 18 years of age participated, boys of the brown color predominated, with income greater than one minimum wage. The level of agreement of the positive responses given by adolescents was 82% and the main suggestions were associated with the colors and illustrations of the booklet. Given the results, it is possible to affirm that the booklet was valid and reliable for use as educational technology in interventions with adolescents that aim to make them agents of change and protagonists of the care with their body.