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QUEM SÃO OS PROFESSORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA?: Um estudo sobre o perfil formativo dos professores que atuam na Educação Infantil no estado do Piauí no contexto pós LDB 9.394/96

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dc.contributor.author LIMA, Maria Carmem Bezerra
dc.date.accessioned 2016-05-25T18:01:27Z
dc.date.available 2016-05-25T18:01:27Z
dc.date.issued 2016-05-25
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/141
dc.description Orientador: Prof. Dr. Luis Carlos Sales. Examinador Externo: Dr. Wagner Bandeira Andriola (UFC). Examinadora Externa: Drª. Marlene Araújo de Carvalho (FSA). Examinadora Interna: Drª. Maria da Glória Soares Barbosa Lima. Examinadora Externa - Suplente: Drª Guiomar de Oliveira Passos (UFPI). Examinadora Interna - Suplente: Drª. Antônia Edna Brito. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este estudo teve como objetivo investigar o perfil formativo dos professores que atuam na Educação Infantil do estado do Piauí com vistas a verificar o seu atendimento às exigências de formação e às finalidades previstas na LDB 9.394/96 para essa etapa da Educação Básica. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, tendo como fonte os Microdados do Censo Escolar da Educação Básica do ano de 2013 no que tange, especificamente, à formação dos professores que atuam na Educação Infantil, os quais são disponibilizados no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP). Para a extração e sistematização dos dados, recorreu-se ao uso do software Statistical Package for the Social Siences (SPSS) do qual utilizou-se as seguintes funções: seleção de casos, agregar, frequência e referência cruzada que permitiram a construção de um banco de dados contendo as seguintes variáveis: escolaridade, situação do curso, agências formadoras, dependência administrativa, tipo de contratação, etapas de ensino, formação continuada. A visualização dos dados se materializou a partir da organização de tabelas mediante a utilização do programa Excel. O estudo abrangeu todo o Piauí, compreendendo o universo de 8.156 professores que atuavam na Educação Infantil em 2013, razão pela qual optou-se pela organização territorial do estado em Gerências Regionais de Educação (GREs), totalizando 18 gerências, cada uma com seus municípios, sendo um deles o município polo. Os procedimentos metodológicos evidenciam que, apesar dos avanços, o perfil de formação desses professores é multifacetado, em razão da significativa presença de outros cursos superiores atuando nas creches e pré-escolas do Piauí; da presença de professores com a formação em Nível Médio e Normal Magistério; professores com Ensino Fundamental completo e incompleto; a formação contínua é quase inexistente no universo de professores dessas instituições escolares; a política de formação atual, que tem o Parfor como maior representante, alcança minimamente os profissionais que carecem de formação em nível superior no curso de Pedagogia, principalmente como 2ª licenciatura; quase metade dos professores que necessitam de formação superior não é concursada; e a grande maioria dos professores que fizeram curso superior numa IES pública obtiveram sua graduação na UESPI. Os achados desta pesquisa foram analisados à luz dos pressupostos teóricos que o fundamentam, especialmente a partir das contribuições de Gatti (2004, 2009, 2011), Freitas (2007, 2012), Barreto (2009), Kramer (2006), Kishimoto (1999, 2002, 2005), Imbernón (2005) e Scheibe (2007). As conclusões deste estudo mostram que a Educação Infantil no estado do Piauí ainda é nivelada pela noção de mínimo e que o caráter multifacetado do professor, quantitativamente, nega que a docência na Educação Infantil é uma profissão que detém especificidades que precisam ser aprendidas e que a caracterizam e a diferenciam de outras profissões e até mesmo da própria docência em outros níveis de ensino, o que pode comprometer o alcance das finalidades previstas pela LDB 9.394/96. ABSTRACT: This study had as objective to investigate the profile of formation teachers working in child education of the State of Piauí with views to check your attendance to the requirements of training and to the purposes provided for by LDB 9394/96 for that stage of Basic Education. It is a study of quantitative nature, having as a source the Microdata of the School Census of Basic Education of the year 2013 in terms, specifically, for the training of teachers working in child education, which are made available at the portal of the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (NIESR). For the extraction and systematization of data, resorted to the use of the software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) from which it was used the following functions: selection of cases, aggregate, frequency and cross reference that permitted the construction of a database containing the following variables: schooling, situation of the course, forming agencies, administrative dependence, type of recruitment, steps of teaching, continued training. The data visualization materialized from the organization of tables through the use of the Excel program. The study covered the entire Piauí, understanding the universe of 8.156 teachers who worked in Childhood Education in 2013, which is why, has had for the territorial organization of the State in Regional Education Management (SREM), totaling 18 managements, each one with their municipalities, one of them being the municipality polo. The methodological procedures show that, despite the advances, the profile of training of those teachers is multifaceted, by reason of the significant presence of other higher education courses acting in daycare centers and pre-schools of Piauí; the presence of teachers with training in average level and Normal Magisterium; teachers with complete and incomplete elementary education; continuing training is almost nonexistent in the universe of teachers of these school institutions; the current training policy, which has the largest Parfor as representative, reaches minimally professionals who require training in upper level in the Pedagogy Course, mainly as a second degree; almost half of the professors who need higher training is non-tenured; and the great majority of teachers who made upper course in a public IES obtained his graduation in UESPI. The findings of this research were analyzed in the light of the theoretical assumptions that are based, especially from the contributions of Gatti (2004, 2009, 2011), Freitas (2007, 2012), Barreto (2009), Kramer (2006), Kishimoto (1999, 2002, 2005), Imbernón (2005) and Scheibe (2007). The findings of this study show that the child education in the State of Piauí still is capped by the notion of minimum and that the multifaceted character of professor, quantitatively, denies that the teaching in the education of children is a profession that holds specificities that need to be learned and that characterize and differentiate it from other professions and even of their own teaching at other levels of education, which can compromise the scope of the purposes provided for by LDB 9.394/96. RESUMEN: Este estudio tuvo como objetivo investigar el perfil de los formadores que trabajan en la educación de niños del estado de Piauí, con vistas a verificar su asistencia a las necesidades de capacitación y para los fines previstos en la LDB 9.394/96 para esta etapa de la Educación Básica. Se trata de un estudio de naturaleza cuantitativa, teniendo como fuente los microdatos del censo escolar de educación básica para el año 2013 en lo que se refiere, específicamente, a la formación de los docentes que trabajan en la educación de niños, que están disponibles en el portal del Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Anísio Teixeira (INEI). Para la extracción y la sistematización de los datos, se ha recurrido a la utilización del software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) a partir de la cual se utilizaron las siguientes funciones: selección de casos, agregados, frecuencia y referencias cruzadas que permitieron la construcción de una basis de datos que contiene las siguientes variables: escolaridad, situación del curso, agencias perfiladoras, dependencia administrativa, tipo de contratación, los pasos de la enseñanza, la formación continuada. La visualización de los datos se materializó desde la organización de las tablas mediante la utilización del programa Excel. El estudio abarcó la totalidad de Piauí, comprendiendo el universo de 8.156 maestros que trabajaban en la educación preescolar en 2013, razón por la cual, se ha optado por la organización territorial del Estado en la Gestión Regional de Educación (GRE), totalizando 18 gerencias, cada una con sus municipios, siendo uno de ellos el municipio polo. Los procedimientos metodológicos muestran que, a pesar de los avances, el perfil de la formación de los profesores es multifacético, en razón de la significativa presencia de otros cursos de educación superior actuando en guarderías y centros de educación infantil de Piauí; la presencia de maestros con formación en nivel medio y Magisterio Normal; profesores con educación primaria completa e incompleta; la formación continuada es casi inexistente en el universo de los maestros de estas instituciones escolares; la actual política de capacitación, que tiene el Parfor como mayor representante, alcanza mínimamente profesionales que requieren una formación en el nivel superior del curso de pedagogía, principalmente como un segundo grado; casi la mitad de los profesores que necesitan mayor formación no es titular; y la gran mayoría de los docentes que hicieron parte del curso superior en una IES pública obtuvo su graduación en la UESPI. Los resultados de esta investigación fueron analizados a la luz de los supuestos teóricos que se basan, especialmente a partir de las aportaciones de Gatti (2004, 2009, 2011), Freitas (2007, 2012), Barreto (2009), Kramer (2006), Kishimoto (1999, 2002, 2005), Imbernón (2005) y Scheibe (2007). Los hallazgos de este estudio muestran que la educación infantil en el estado de Piauí todavía está plano por la noción de mínimo y que el carácter multifacético del profesor, cuantitativamente, niega que la enseñanza en la educación de los niños es una profesión que posee características específicas que deben ser aprendidas y que la caracterizan y la diferencian de otras profesiones e incluso de su propia enseñanza en otros niveles de la educación, que puede comprometer el alcance de los efectos previstos por la LDB 9.394/96 pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Política educacional - Brasil pt_BR
dc.subject Educational policy
dc.subject Initial training
dc.subject Continuous training
dc.subject Child Education
dc.subject Formación inicial
dc.subject Formación continuada
dc.subject Educación de niños
dc.title QUEM SÃO OS PROFESSORES DA PRIMEIRA INFÂNCIA?: Um estudo sobre o perfil formativo dos professores que atuam na Educação Infantil no estado do Piauí no contexto pós LDB 9.394/96 pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

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