Abstract:
RESUMO: Essa dissertação versará sobre o exercício ético-político do «princípio responsabilidade» enquanto poder que delibera a manutenção da vida autenticamente humana, segundo Hans Jonas. Dessa maneira, serão analisadas as propostas políticas como prescrições práticas da ética da responsabilidade e as reflexões acerca dos modelos de Estado disponíveis historicamente e apreciados pelo pensador em questão, que por sua vez, pretende fundamentar uma ética capaz de governar os riscos, ameaças e insubordinações da tecnociência do mundo moderno aos pressupostos da vida como um todo. Este governo será orientado por novos valores como a “previsão” e o “temor altruísta” que deve substituir a “esperança altruísta” presente nas utopias progressistas. Desse modo, refletiremos neste trabalho sobre os sistemas políticos democrático e marxista, a fim de perscrutar os limites e possibilidades da democracia como regime político compatível à ética do futuro. ABSTRACT: This dissertation will deal with the ethical political practice of the «imperative of responsability» as a power that decides about life maintenance authentically human, according to Hans Jonas. This way, political proposals will be analysed as the ethical responsability practical prescriptions and the observations on the models of State available historically and appreciated by the philosopher in question, that has the intention to justify an ethic able to control the risks, threats and rebellion of techno science from modern world to life assumptions as a whole. This government will be guided by new values like “prediction” and “altruistic fear” that must substitute the “altruistic hope” present on progressive utopia. In such way, we must consider in this work the marxist system and the democratic political system, in order to explore the limits and possibilities of democracy as a political regime compatible with future ethic.