Repositório Institucional da UFPI

A RECONFIGURAÇÃO TECNO-ESTÉTICA DO JORNAL NACIONAL COMO FORMA DE REPOSICIONAMENTO NO MERCADO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SOARES, Denise Freitas de Deus
dc.date.accessioned 2018-07-17T16:59:16Z
dc.date.available 2018-07-17T16:59:16Z
dc.date.issued 2018-07-17
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1390
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado. Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Juliana Fernandes Teixeira Examinador interno: Prof.ª Dr.ª Nilsâgela Cardoso Lima. Examinador externo: Prof. Dr. Murilo César Oliveira Ramos (UnB). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: No telejornalismo contemporâneo, as transformações no formato do padrão tecno-estético são uma constante e compreender de que maneira essas mudanças têm ocorrido torna-se fundamental. O objetivo desta dissertação foi analisar como as transformações no Jornal Nacional foram implementadas de modo a manter e/ou recuperar a hegemonia tecno-estética da Rede Globo, sobretudo, a fim de atender a estratégias mercadológicas que visam à manutenção e/ou ampliação da audiência e de anunciantes do telejornal em tempos de busca por inovações. Com base em observações no período compreendido, entre 20 a 25 de abril de 2015 (antigo formato), e, 27 de abril a dois de maio de 2015 (formato recente), como também em revistas publicitárias, como Meio & Mensagem e Mídia Dados, foram propostos alguns pontos de partida para a presente dissertação. A hipótese central era que, ao mudar o formato do principal telejornal da emissora, o Jornal Nacional, a Rede Globo rompeu com a formalidade aparente e com as antigas regras de produção, mas ainda apresenta ao público um telejornalismo com traços de formalidade ao continuar seguindo um padrão tecno-estético, embora esse padrão tenha sido reconfigurado como estratégia de reposicionamento no mercado. Hipótese essa que se confirma ao fim dessa pesquisa. Para tentar apreender essa reconfiguração no telejornal, recorreu-se à Economia Política do Jornalismo como perspectiva teórica e ao estudo de caso como estratégia metodológica. RESUMEN: En el periodismo televisivo contemporáneo las transformaciones en el formato tecno-estético son una constante y comprender de qué manera esos cambios han ocurrido se vuelve fundamental. El objetivo de esta investigación es analizar cómo las transformaciones en el Jornal Nacional se implementaron de modo a mantener y / o recuperar la hegemonía tecno-estética de la red Globo, sobre todo a fin de atender a estrategias mercadológicas que apuntan al mantenimiento y / o ampliación de la audiencia y de anunciantes del telediario en tiempos de búsqueda por innovaciones. Fundamentados en observaciones en el período comprendido entre el 20 al 25 de abril de 2015 (antiguo formato) y el 27 de abril a dos de mayo de 2015 (formato reciente), así como en revistas publicitarias, como Medio & Mensaje y Mídia Dados, se proponen algunos puntos de partida para la presente investigación. La hipótesis central es que al cambiar el formato del principal telediario de la emisora, el Jornal Nacional, la red Globo rompió con la formalidad aparente y las antiguas reglas de producción, pero aún presenta al público un telediario con trazos de formalidad al seguir un patrón tecno-estético, aunque este patrón ha sido reconfigurado como estrategia de reposicionamiento en el mercado. Hipótesis que se confirma al final de esta investigación. Para intentar aprehender esa reconfiguración en el telediario, se recurreu a la Economía Política del Periodismo como perspectiva teórica y al estudio de caso como estrategia metodológica. ABSTRACT: In contemporary telejournalism transformations in the techno-aesthetic format are a constant and understanding how these changes have taken place becomes fundamental. The objective of this research is to analyze how transformations in the National Journal were implemented in order to maintain and / or recover the Globo network's technological and aesthetic hegemony, especially in order to meet market strategies aimed at maintaining and / or expanding the audience of television advertisers in times of search for innovations. Based on observations in the period between April 20-25, 2015 (old format) and April 27 to May 2, 2015 (recent format), as well as in advertising magazines such as Meio & Mensagem and Mídia Dados, some proposals are proposed starting points for the present research. The central hypothesis is that by changing the format of the main television news broadcaster, Jornal Nacional, the Globo network broke with apparent formality and the old rules of production, but still presents the public with a television journalism with traces of formality by continuing to follow a pattern techno-aesthetic, although this pattern has been reconfigured as a repositioning strategy in the market. This hypothesis is confirmed at the end of this research. In order to try to apprehend this reconfiguration in the newscast, the Political Economy of Journalism is used as a theoretical perspective and the case study as a methodological strategy. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Periodismo televisivo pt_BR
dc.subject Formato pt_BR
dc.subject Economía política del periodismo pt_BR
dc.subject Jornal Nacional pt_BR
dc.subject Telejornalismo pt_BR
dc.subject Economia Política do Jornalismo pt_BR
dc.subject Telejournalism pt_BR
dc.subject Format pt_BR
dc.subject Political economy of journalism pt_BR
dc.title A RECONFIGURAÇÃO TECNO-ESTÉTICA DO JORNAL NACIONAL COMO FORMA DE REPOSICIONAMENTO NO MERCADO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Comunicação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Mestrado em Comunicação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account