Abstract:
RESUMO: Girls at war and other stories, livro de contos do autor nigeriano Chinua Achebe, contém histórias provenientes de revistas literárias e coletâneas que foram escritas entre 1953 e 1973. As histórias abordam temáticas relacionadas ao processo de
(des)colonização, desintegração dos costumes tribais e as mudanças culturais na
Nigéria. Na obra, percebe-se, também, a presença marcante do hibridismo. O
objetivo geral deste trabalho é investigar o tema do hibridismo no livro Girls at war
and other stories. Os objetivos específicos são: analisar o hibridismo e o cenário em
que ele se insere – a pós-colonialidade, demonstrar e discutir o hibridismo linguístico
e o hibridismo religioso presente nos contos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa
de cunho bibliográfica na área da crítica literária, que transita pelo campo dos
estudos culturais. Como suporte teórico à referida análise, utilizamos pressupostos
sobre os estudos culturais, pós-colonialismo e hibridismo, de autores como Bhabha
(2007), Cancline (1997), Said (1995), Hall (2002, 2003), Fanon (1973), Young
(1995), Loomba (1998), Appiah (1997) dentre outros. Desenvolvemos, entre outros
conceitos, a mímica de Bhabha que descreve o relacionamento ambivalente entre
colonizador e colonizado, onde este imita, de forma deformada, os hábitos,
instituições e valores do colonizador. Esse simulacro é uma forma de zombar da
cultura do colonizador e funciona como arma de revide à autoridade colonial. De
acordo com Cancline (1997), ideias e práticas híbridas são formas de reconhecer a
alteridade e trabalhar sobre as tensões causadas pelas diferenças. Desta forma, o
processo de hibridização cria uma relação de interdependência entre os sujeitos, em
que novos significados são (re)construídos. ABSTRACT: Girls at War and Other Stories, is a short story book by nigerian author Chinua Achebe, it contains stories from literary magazines and collections that were written between 1953 and 1973. The stories cover issues related to the process of (de)colonization, disintegration of tribal customs and cultural changes in Nigeria. In the book, we can also see the striking presence of hybridity. The aim of this study is to investigate the hybridity in Girls at war and other stories. The specific objectives are: to demonstrate and analyze the linguistic and religious hybridity in achebian short stories. This work is a qualitative and bibliographical research in the area of literary criticism, which transits through the field of cultural studies. To develop the
analysis, we use assumptions of cultural studies, post colonialism and hybridity from
authors like Bhabha (2007), Cancline (1997), Said (1995), Hall (2002, 2003), Fanon
(1973), Young (1995), Loomba (1998), Appiah (1997). Among others concepts, we
use the mimicry of Bhabha, which is described by the author as the ambivalent
relationship between colonizer and colonized in which the last one imitates, in an
ironic way, the habits, institutions and values of the colonizer. This simulation is a
way to mock the colonizer's culture and serves as a reprisal weapon against colonial
authority. According to Cancline (1997), hybrid ideas and practices are ways of
recognizing otherness and working on the tensions caused by differences. In this
way, the hybridization process creates a relationship of interdependence between the
subjects in which new meanings are (re)constructed.