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A APROPRIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO PELOS TELEJORNAIS PIAUIENSES

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dc.contributor.author SÁ, Cristal
dc.date.accessioned 2018-07-06T14:01:11Z
dc.date.available 2018-07-06T14:01:11Z
dc.date.issued 2018-07-06
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1320
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado. Coorientadora: Prof.ª Dr.ª Juliana Fernandes Teixeira. Examinador interno: Prof.ª Dr.ª Nilsângela Cardoso Lima. Examinador externo: Prof. Dr. Murilo César Oliveira Ramos (UnB). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Os espaços de participação do público nos telejornais têm sido ampliados de diferentes maneiras. A participação é incentivada pelos apresentadores, que oferecem números de WhatsApp e endereços de redes sociais para contato direto e imediato, um cenário oportunizado em tempos de comunicação em rede. Compreender como se dá a apropriação dessa participação pelos telejornais piauienses foi o desafio lançado por esta pesquisa, que tem como base a Economia Política do Jornalismo. O estudo teve como observáveis os telejornais: Piauí TV 1ª edição (TV Clube, afiliada da Rede Globo); Jornal do Piauí (TV Cidade Verde, afiliada do SBT); Agora (TV Meio Norte – sem afiliação); e Bancada Piauí (TV Antena 10, afiliada da Rede Record). Recorreu-se à pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo, pesquisa de campo e pesquisa exploratória para chegar aos resultados, dentre os quais podem ser destacados: a participação do público é subaproveitada, ficando comprovada a sua utilização como estratégia mercadológica para atrair audiência e patrocinadores. Por meio do estudo, também foi possível identificar guetos de participação nos telejornais analisados e constatar que propiciam a inserção de mensagens relacionadas principalmente a trivialidades e reclamações sobre serviços públicos. ABSTRACT: The spaces of public‟s participation in the news programs have been enlarged in different ways. Participation is encouraged by the presenters, who offer WhatsApp numbers and social networking addresses for direct and immediate contact, scenario that has propitiated in times of network communication. Understanding the appropriation of this participation by the Piauí‟s television channels was the challenge launched by this research, which is based on the Political Economy of Journalism. Have been observed the news programs: Piauí TV 1ª edição (TV Clube, Rede Globo‟s affiliate); Jornal do Piauí (TV Cidade Verde, SBT‟s affiliate); Agora (TV Meio Norte – non-affiliated network); e Bancada Piauí (TV Antena 10, Rede Record‟s affiliate). Have been used bibliographic research, content analysis, field research and exploratory research to reach the results, among which we can highlight: the participation of the public is underappreciated, being proved its use as a marketing strategy to attract the audience and sponsors. Through the study, it was also possible to identify ghettos of participation in the analyzed news programs and verify that they facilitate the insertion of messages mainly about trivia and complaints about public services. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Participation pt_BR
dc.subject Interaction pt_BR
dc.subject Network communication pt_BR
dc.subject Telejornalism pt_BR
dc.subject Political economy of journalism pt_BR
dc.subject Participação pt_BR
dc.subject Interação pt_BR
dc.subject Comunicação em rede pt_BR
dc.subject Telejornalismo pt_BR
dc.subject Economia política do jornalismo pt_BR
dc.title A APROPRIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO PELOS TELEJORNAIS PIAUIENSES pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Mestrado em Comunicação do Centro de Ciências da Educação.

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