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RESUMO: Este trabalho se pretende compreender as estratégias e negociações entre tribos indígenas, jesuítas e governo português a partir do documento Relação da Missão da Serra de Ibiapaba escrito por Padre Antônio Vieira em 1660, quando este era o jesuíta superior da missão do Maranhão e Grão-Pará. Tendo sua vida política e religiosa envolvida nos mais variados e importantes temas do Brasil e da Europa Ibérica do século XVII, como a escravidão, relação com os índios, restauração da coroa portuguesa, invasões holandesas no mundo colonial ibérico, questões sefarditas e inquisição, o que contribuiu para Vieira ter uma robusta produção escrita em sermões, cartas com informações relevantes para a historiografia ibiapabana na qual o vigário a revela como espaço geopolítico de conflitos coloniais dado o registro da presença de franceses, holandeses, portugueses que disputavam a região, enquanto os indígenas são descritos de forma estigmatizada e em especial alguns índios da Ibiapaba que tinham valores herdados do protestantismo holandês. A escrita jesuítica de Vieira pautada pela exaltação do trabalho missionário e seus mecanismos de inserção dos índios no mundo católico como através do batismo, confissão, casamento monogâmico, práticas de orações e crenças nos rituais católicos que ora são aceitos de forma teatral pelos índios, ora são totalmente rejeitados devido a ação do demônio que segundo Vieira é o responsável pelo modo de vida dos mesmos e suas ações. Neste contexto o relato evidencia os posicionamentos políticos dos nativos em relação a compactuar, resistir ou enfrentar agentes coloniais que queriam impor disciplinamentos dos corpos e novas territorialidades para os nativos da Ibiapaba que se fizeram índios aldeados com o desenvolvimento da missão da Ibiapaba. Assim o relato de Vieira é uma síntese da visão eurocêntrica em relação aos nativos ibiapabanos, mas deixando evidenciar que o povo indígena se apropriava de ferramentas e códigos de comportamentos europeus com a leitura e escrita, o ser católico e vassalo do rei por conveniência em busca de melhores condições de vida na realidade colonial de ocupação do norte do Ceará, na qual eles não estavam totalmente estáticos e vitimados e muito menos em processo constante de dizimação. ABSTRACT: The objective of this work is to understand the strategies and negotiations between indigenous tribes, Jesuits and the Portuguese Government as described on the document “Relação da Missão da Serra de Ibiapaba” written by Father Antônio Vieira in 1660 when he was the superior Jesuit in the mission Maranhão and Grão-Pará. He was involved in the most varied and important issues in Brazil and in Iberian Europe back then (Slavery, Relations with Indians, restoration of the Portuguese Kingdom, Dutch invasions into the Iberian colonies, Sephardi issues and Inquisition). He wrote about all those subject matters on the sermons and letters (which has important information to Ibiapaba historiography). Vieira presented the geopolitical battles in Ibiapaba among French, Dutch and Portuguese settlers that disputed the control of the land and also showed the native Indians in a very stigmatized way (specially some Ibiapaba Indians with Protestant inclinations inherited from the Dutch).The Jesuit ideology in Vieira’s prose – praising the missionary work and the rituals which were assimilating the Indians to the catholic world: baptism, confessions, monogamous marriage, prayer practices and creed (but sometimes these rites were accepted by the indians only as a kind of theater and in others occasions they were rejected because of the devil’s action that, according to Vieira, is the responsible for the way of life and actions of the Indians.In this context the narrative exposes the political posture of the Indians: to form an alliance, resist or fight against the settlers who wanted to discipline the bodies and impose new territorialities to the Ibiapaba natives who became members of the hamlets that appeared from the development of the Ibiapaba mission. The narrative by Father Antônio Vieira is a synthesis of the Eurocentric view on native Indians from Ibiapaba, but he also demonstrated that the Indians used European tools and codes of behavior, for instance: reading, writing, Catholicism and subservience to the king to improve the conditions of life in the colonial reality in the north of Ceará in which they were not completely stopped and victimized or in process of constant destruction. |
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